Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Sociedade Bíblica do Brasil inicia treinamento de visitador carcerário no RS

Sociedade Bíblica do Brasil inicia treinamento de visitador carcerário no RS

30/03/2012 11h35 - última modificação 30/03/2012 11h32

Iniciativa faz parte do projeto "A Bíblia no Cárcere". Voluntários para atuarem na assistência religiosa no setor penitenciário são alvos desta primeira capacitação, que acontece nos dias 14 e 15 de abril, em São Leopoldo. As inscrições são gratuitas.

A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) iniciará a capacitação de voluntários para o projeto “A Bíblia no Cárcere” no estado do Rio Grande do Sul. O curso ocorrerá nos dias 14 e 15 de abril, no Seminário Concórdia, em São Leopoldo (RS). A ação, que faz parte do programa “A Bíblia e a Paz”, começa a ser implantada na região em parceria com a Superintendência de Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul (Susepe). Nessa etapa do projeto, a SBB terá o apoio da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

No treinamento, os voluntários serão apresentados ao projeto. Também serão orientados sobre as normas e condutas dentro da unidade prisional, o papel e a postura do visitador e como realizar a abordagem do detento.

Outro ponto importante a ser tratado no curso é a literatura bíblica utilizada no projeto: o livro “Venha e Veja”, que contém o texto integral do Evangelho de João na Nova Tradução na Linguagem de Hoje. Esse livreto possui questões, ao final de cada capítulo, que estimulam a autorreflexão, auxiliando o interno a compreender a mensagem de Jesus Cristo.

A expectativa é que o projeto “A Bíblia no Cárcere” no estado do Rio Grande do Sul venha a atender, nos próximos três anos cerca de 100% da população carcerária do estado, ou 34 mil detentos, em mais 90 presídios. Para tanto, a SBB conta com o apoio de entidades civis, religiosas e governamentais, além da colaboração de voluntários ligados ao setor, alvo desta primeira capacitação.

As inscrições para a capacitação são gratuitas e podem ser feitas na Unidade Regional da SBB de Porto Alegre, pelo telefone (51) 3272-9000.

Confira a programação completa:

Dia 14 de abril

Das 8h00 às 12h00
    Projeto A Bíblia no Cárcere, a parceria com a Susepe e o curso de visitador – Waldemar Garcia, gerente da Unidade Regional de Porto Alegre da SBB.
   A Bíblia e o preso – Erní Seibert, secretário de Comunicação e Ação Social da SBB.

Das 13h00 às 17h30
   Normas e condutas dentro de uma unidade prisional – Equipe Susepe.
    O papel e a postura do visitador – Renê Assumpção Jr.
    A Bíblia na Nova Tradução na Linguagem de Hoje – Vilson Scholz, consultor de Tradução da SBB.
    A prática na abordagem ao preso I – Lacir Ramos, pastor da igreja interna da Penitenciária de Jacuí (RS).

Dia 15 de abril

Das 8h00 às 12h00
    A utilização do material bíblico dentro do presídio – Eude Martins, assessor de Projetos Especiais da SBB
   A prática na abordagem ao preso II – Lacir Ramos e Eude Martins.

Local: Seminário Concórdia
Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 4388 – Bairro São João Batista – São Leopoldo (RS)
Inscrição e informações: (51) 3272-9000 – Unidade Regional da SBB de Porto Alegre ou pelo 0800-727-8888.


Saiba mais:
A SBB e o programa A Bíblia e a Paz

A Sociedade Bíblica do Brasil é uma entidade sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, assistencial, educativa e cultural. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia, um bem de valor inestimável, que deve ser disponibilizado a todas as pessoas. Além disso, por seu caráter social, desenvolve programas com o objetivo de promover o desenvolvimento espiritual, ético e social da população brasileira.

Fundada em 1948, construiu sua trajetória com base na missão de "promover a difusão da Bíblia e sua mensagem como instrumento de transformação espiritual, de fortalecimento dos valores éticos e morais e de incentivo ao desenvolvimento humano, nos aspectos espiritual, educacional, cultural e social, em âmbito nacional”.

Com o objetivo de combater as causas da violência, o programa A Bíblia e a Paz é fundamentado na promoção de uma cultura de paz por meio da divulgação da mensagem e dos valores bíblicos. O público-alvo é formado por detentos, dependentes químicos e seus familiares, além de comunidades em situação de risco social. Dele, fazem parte os projetos A Bíblia no Cárcere, que visa contribuir para a ressocialização do detento e combater o analfabetismo; e A Bíblia na Recuperação da Dependência, que possibilitou à SBB enfatizar o trabalho com as comunidades terapêuticas e organizações voltadas ao tratamento e prevenção ao uso de drogas, promovendo encontros para troca de experiência e distribuindo literatura específica. Uma dessas obras é a Bíblia de Estudo Despertar, que tem como base o programa dos Doze Passos, adotado pelos Alcoólicos Anônimos, conduzindo o leitor a ensinamentos das Escrituras Sagradas que contribuem para o processo de recuperação.
Fonte: Oficina da Palavra

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: