Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Semana de Estudos Teológicos começa na segunda (24)

Semana de Estudos Teológicos começa na segunda (24)

18/10/2016 18h14

A profecia nas origens e suas recepções será o tema da SET 2016

 

 

A abertura da Semana de estudos Teológicos 2016 acontece na segunda, dia 24, às 19h30, seguida de conferência. O tema deste ano é A profecia nas origens e suas percepções e a SET 2016 oferecerá, além das conferências minicursos (veja abaixo) na tarde do dia 25.


O Tema

A profecia é, desde sempre, um tema caro ao campo dos estudos bíblicos. Trata-se de um tópico denso, no qual está contida uma carga de múltiplos significados que nem sempre é levada em consideração no discurso religioso das comunidades cristãs contemporâneas.

Ao propor a profecia nas origens e suas recepções como tema da Semana de Estudos Teológicos – SET de 2016, os professores e professoras da Área de Bíblia da Faculdade de Teologia, juntamente com os seus convidados, têm em mente abordar as raízes históricas e sociológicas do movimento profético nas tradições judaicas, reconhecendo a relevância da memória profética, da linguagem simbólica presente nos textos e das suas recepções, inclusive na tradição cristã primitiva, como instrumento de função não apenas religiosa, mas também política e social.


Programa

SEGUNDA-FEIRA | 24 DE OUTUBRO

19:30 Devocional

20:00 Conferência: O profeta e a literatura profética

Prof. Dr. José Ademar Kaefer [UMESP]

20:50 Intervalo

21:10 Reação: Prof. Dr. Tércio Machado Siqueira [UMESP]

21:40 Discussão

 

TERÇA-FEIRA | 25 DE OUTUBRO

7:30 Devocional

8:00 Conferência: Origens e função do profetismo no Antigo Israel

Prof. Me. João Batista Ribeiro Santos [UMESP]

8:50 Intervalo

9:10 Reação: Me. Silas Klein [UMESP]

9:40 Discussão

14:30 Minicursos

19:30 Devocional

20:00 Conferência: As confissões de Jeremias como reação à instabilidade socioeconômica em Judá no início do reinado de Jeoaquim

Prof. Dr. Samuel Salgado [Instituto Âncora de Ensino]

20:50 Intervalo

21:10 Reação: Profa. Dra. Suely Xavier dos Santos [UMESP]

21:40 Discussão

 

QUARTA-FEIRA | 26 DE OUTUBRO

7:30 Devocional

8:00 Conferência: A memória profética de Moisés nos Evangelhos

Prof. Dr. Paulo Roberto Garcia [UMESP]

8:50 Intervalo

9:10 Reação: Prof. Dr. Marcelo Carneiro [FATIPI]

9:40 Discussão

14:30 Comunicações científicas

19:30 Devocional

20:00 Mesa: A recepção dos profetas no Novo Testamento

Prof. Dr. Paulo Augusto S. Nogueira [UMESP]

Prof. Dr. Jonas Machado [Fac. Teológica Batista de São Paulo]

21:00 Intervalo

21:20 Discussão

 

Minicursos

Os minicursos serão oferecidos aos participantes da SET-2016 na tarde do dia 25 de outubro. As inscrições poderão ser feitas até o dia 30 de setembro pelo e-mail set.fateo@gmail.com, informando o nome completo do participante e a escolha de 02 minicursos por ordem de preferência. Caso a primeira opção seja cancelada ou o número de vagas atingido, o inscrito será realocado na segunda opção. Além da inscrição prévia, para receber o certificado de participação será necessário assinar a lista de presença.

Minicurso 01 |  Os profetas no Antigo Testamento Interlinear Hebraico-Português: uma experiência de tradução

Ministrante: Prof. Dr. Edson de Faria Francisco

Horário: 14h30

Resumo: O minicurso será dedicado a apresentar e discutir alguns aspectos do processo de tradução do bloco denominado Profetas Posteriores (bloco que engloba de Isaías a Malaquias) da Bíblia Hebraica para o terceiro volume da obra Antigo Testamento Interlinear Hebraico-Português (ATI). O minicurso abordará principalmente situações de problemática textual, gramatical e lexical presentes no referido bloco de textos bíblicos. Além disso, serão apresentados trechos já traduzidos do mencionado volume do ATI.

Minicurso 02 | A leitura dos profetas na literatura gnóstica cristã

Ministrantes: Prof. Me. Antonio Carlos Soares dos Santos e Prof. Me. Ozeias Rocha Junior

Horário: 14h30

Resumo: A profecia bíblica surge como um contraponto ao Estado monárquico e seus viabilizadores. Os profetas inauguram uma nova interpretação da relação entre o Estado e a religião. Ao abordarmos a leitura dos profetas por meio da literatura gnóstica cristã, propomos um enfoque entre movimentos que apontavam espiritualidades diferenciadas, mas que tinham entre suas histórias: o cristianismo que releu os profetas e o gnosticismo que releu o cristianismo.

Minicurso 03 | A Origem do Antigo Israel: Simbioses Étnicas

Ministrante: Prof. Me. João Batista Ribeiro Santos

Horário: 14h30

Resumo: Este minicurso tem como objetivo apresentar aspectos fundantes da socioetnia e da cultura do antigo Yiśrā’ēl. Destacaremos as interações ocorridas no campo religioso, testemunhadas pelas conexões materiais locais. A nossa hipótese é que a religião é o elemento aglutinador das grandezas sociais canaanitas nos diferentes eventos civilizatórios do Levante, tendo cumprido função simbiótica na construção identitária israelita.

 

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: