Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Secretário Geral do Conselho Mundial de Igrejas visita a FaTeo

Secretário Geral do Conselho Mundial de Igrejas visita a FaTeo

14/06/2011 11h55 - última modificação 14/06/2011 12h18

Nesta sexta-feira, 17 de junho, das 17 às 20h, a FaTeo receberá a visita do Secretário-Geral do Conselho Mundial de Igrejas,  Rev. Dr. Olav Fykse Tveit. Será a primeira vez que um secretário-geral do CMI estará em nossa faculdade.  Ele estará acompanhado de uma delegação do CMI composta pela Presidente do organismo pela América Latina Ofélia Ortega, pelo secretário do CMI para a América Latina Carlos Ham e pelo leigo ortodoxo da Argentina Elias Abramides.

Além de conhecer as dependências e ouvir sobre a história da FaTeo e da Universidade, que se relaciona à história da Educação Superior no ABC, a delegação visitante participará de dois momentos de diálogo: um primeiro em que a FaTeo e a direção da Universidade trarão o tema da “Presença pública e ecumênica da Universidade Metodista e da Faculdade de Teologia na Grande São Paulo”, com  exposições breves que demarcarão a compreensão de educação própria do Metodismo que só tem sentido quando reflete um compromisso com a vida em todas as dimensões.  No segundo momento será a vez da delegação do CMI expor os experiências e desafios do CMI e do movimento ecumênico na atualidade. 

 

Conheça melhor o Secretário Geral do Conselho Mundial de Igrejas

 O Rev. Dr Olav Fykse Tveit foi eleito secretário-geral do Conselho Mundial de Igrejas em Agosto de 2009, e tomou posse em Janeiro de 2010. No período de sua eleição, Tveit ocupava o cargo de secretário-geral do Conselho de Ecumenismo e Relações Internacionais da Igreja da Noruega (2002 – 2009). Antes de assumir o cargo de secretário-geral, o Rev. Tveit serviu o Conselho Mundial de Igrejas como membro da Plenária da Comissão de Fé e Ordem e como co-presidente da coordenadoria do Fórum Ecumênico Israel-Palestina.

Em seu país de origem, o Rev. Tveit serviu como membro da Junta Diretiva e do Comitê-Executivo do Conselho Cristão da Noruega, como moderador do grupo de contato da Igreja da Noruega com o Conselho Islâmico da Noruega e o mesmo grupo de contato com a Congregação Judaica. Ele também foi membro do Conselho Interreligioso da Noruega e da Junta Diretiva da Norwegian Church Aid (Ajuda da Igreja da Noruega).

Outras funções de Olav Tveit: secretário da Comissão de Doutrina da Igreja da Noruega, de 1999 a 2000 e de Relações Igreja-Estado, de 2001 a 2002. Tveit é pastor ordenado da Igreja da Noruega, e entre 1988 e 1991 serviu como pregador da paróquia em Haram, diocese de Møre, e como capelão do exército durante seu serviço militar entre 1987 a 1988. Em 2002, Tveit recebeu o título de Doutor em Teologia pelo Seminário Teológico Norueguês/ Menighetsfakultetet em Oslo com tese  sobre “Responsabilidade Mútua como Atitude Ecumênica”.

Foto© Peter Williams/WCC

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: