Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Revista Caminhando, da FaTeo, sobe três pontos no ranking de qualidade da Capes

Revista Caminhando, da FaTeo, sobe três pontos no ranking de qualidade da Capes

05/04/2012 13h30 - última modificação 05/04/2012 15h17

A Caminhando, da FaTeo, juntamente com a revista Atualidade Teológica, da PUC/RJ, é a revista de graduação em teologia com melhor classificação pelo rankinq Qualis

A revista Caminhando, classificada para o triênio 2007-2009 com B5, ganhou para o triênio 2010-2012 o conceito B2. Trata-se da melhor qualificação cedida a uma revista do nível de graduação, compartilhada apenas com a revista Atualidade Teológica, da PUC do Rio.

A revista Caminhando, revista científica da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, acabou passando pela avaliação para o triênio 2010-2012 do sistema Qualis do Ministério de Educação e Cultura.  Numa escala entre A1-2, B1-5, a revista avançou de B5 para B2. Para ter uma ideia, B2 era até agora o conceito da Revista Estudos de Religião do Programa de Pós-Graduação em Ciências de Religião da Umesp, que também avançou (para B1). Trata-se da melhor colocação de uma revista de graduação de teologia do país.

A revista Caminhando foi criada na década 80 pela Área Geral da Igreja Metodista, sob cuidados da Faculdade de Teologia, para promover e compartilhar pesquisas na área da práxis da fé e da teologia. Depois de 2001 ela passou a ser a Revista da Faculdade de Teologia, sob responsabilidade de Luiz Carlos Ramos como editor. Desde 2004 assumiu Helmut Renders esta tarefa. A partir de 2005 a revista constava no Qualis antigo e entrou no Qualis novo em 2006-2009 com B5. Como comum neste tipo de revista, a qualidade dos artigos submetidos é garantido por um sistema de pareceres duplos anônimos.

Colabora para o resultado que a revista é confeccionada em conjunto com a equipe de diagramação e produção de capas da Editora da Umesp.

O professor Helmut Renders, editor da publicação, agradece a todos/as que contribuíram para a construção desse caminho, em especial, a equipe editorial (Maria Zélia, Cristiano, Fagner), a revisão (Hideíde), pareceristas internos e externos, editores/as de secção  e autores/as.

Clique aqui para ver a relação das revistas classificadas pelo novo Qualis.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A CAMINHANDO

Saiba mais:

Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. Tal processo foi concebido para atender as necessidades específicas do sistema de avaliação e é baseado nas informações fornecidas por meio do aplicativo Coleta de Dados. Como resultado, disponibiliza uma lista com a classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção.

A estratificação da qualidade dessa produção é realizada de forma indireta. Dessa forma, o Qualis afere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção, a partir da análise da qualidade dos veículos de divulgação, ou seja, periódicos científicos.

A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade - A1, o mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5; C - com peso zero.

Fonte: http://www.capes.gov.br/avaliacao/qualis

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: