Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Retrospectiva FaTeo 2015. Novembro. Semana de Estudos Teológicos, parcerias internacionais e Dia da Convivência

Retrospectiva FaTeo 2015. Novembro. Semana de Estudos Teológicos, parcerias internacionais e Dia da Convivência

01/02/2016 19h35

 

 

No dia 04, com pregação do Reverendo Adilson Mazeu, com o texto de  Marcos 12. 38-44, o culto contou com participação do Coro Canto da terra, com a música Kyrie Eleison, e ainda uma leitura dramatizada de 1Reis 17. 8-16, o trecho de Elias e a viúva de Sarepta.

 

 

 

A editora da Revista Voz Missionária, Revda. Amélia Tavares também participou do culto e falou um pouco da revista que há anos tem forte ligação, especialmente com a mulher metodista.

 

 

 

Como parte da exigência acadêmica para o módulo de Missão, que tem à frente o professor e pastor metodista Nicanor Lopes, os alunos e alunas do 4° ano tanto do curso matutino quanto do noturno promoveram uma conferência missionária, com o objetivo de promover o despertamento missionário nas pessoas a partir da igreja local para o cumprimento da missio Dei (Missão de Deus). 


Turma do 4° ano noturno na Igreja Metodista do Jardim Colorado

 

Lídia Stateri na oficina sobre maneiras de abordagem na missão

 

Pastor Nicanor, ministra no encerramento da conferência

 

Para a conferência foi proposto informar sobre a realidade missionária da igreja; estabelecer novos desafios missionários; formar grupos de apoio às atitudes missionárias e despertar a igreja para a necessidade de se envolver efetivamente com a evangelização.

 

A pastora acadêmica Tatiana Almeida ministrou na oficina sobre oração e intercessão

 

Momento de louvor e adoração com Jesiel Martins Rocha ao violão e Cristian Roger no teclado

 

O Reverendo Nicanor Lopes, fez a prédica no encerramento da conferência do curso noturno, que aconteceu na Igreja Metodista do Jardim Colorado. O pastor da I.M. Jabaquara, Manoel Carlos Gonçalves, secretário executivo da Câmara Regional de Expansão Missionária, proferiu palestra sobre como se dá a missão na 3ª Região (os dons e ministérios).

 

Momento surpresa, louvando a Deus pela vida do pastor-professor-pastor Nicanor Lopes, que aniversariou no dia da conferência

 

O tema da Semana de Estudos Teológicos - SET 2015 foi O Clamor por uma cidade saudável: perspectivas pastorais e interdisciplinares. Além de palestras e diálogos, a semana também contou com apresentações de TCCs dos alunos e alunas do curso presencial e o compartilhar do Grupo de Pesquisa de Teologia Prática e Aconselhamento, que falou de temas relevantes para uma cidade saudável a partir da ótica da Teologia Pastoral: alcoolismo na adolescência, a crise hídrica, pobreza e violência.


Apresentação de Grupo de Pesquisa, durante a SET 2015


 

 

O culto de abertura da SET contou com pregação do Revmo. Bispo Adriel Maia (bispo emérito da Igreja Metodista) e em seguida, palestra com a Dra. Brenda Carranza que abordou as mudanças das gerações com o avanço tecnológico e a necessidade de entender essas transformações, a partir do tema Cidade em movimento: subjetividades, relações e redes sociais? 

 

 

Na terça, pela manhã, o prof. Dr. Mathias Grenzer falou sobre Cidades e Deus. Uma reflexão bíblico-teológica, utilizando como base o Salmo 122. A reação ficou por conta da Profa. Dra. Suely Xavier e a coordenação da mesa, com o prof. Wesley Fajardo.


 

O professor Grenzer falou das subidas, dos momentos de oração e dos significados de estar às portas de Jerusalém. Na reação, a Profa. Dra. Suely Xavier, lembrou que o rei Davi transformou o Deus do Caminho em Deus da cidade, quando transferiu a arca para lá. E essa transformação da teologia, segundo a professora tem aspectos positivos e negativos.

 

 

Na sequência da semana, o professor Dr. Jorge Schutz e a Profa. Me. Danielle Lucy Bósio Frederico, falaram sobre o tema Religião e Direitos Humanos. Na palestra da noite, o assunto foi Pastoral Urbana e Reforma Política, com o Rev. Me. Jair Alves, reação do Prof. Dr. Rui Josgrilberg e coordenação do Prof. Dr. Nicanor Lopes.

 


Jovens Urbanos: redes, territórios e tensões contemporâneas, foi o tema da palestra proferida na quarta, pela manhã, pela Profa. Dra. Regina Novaes, que destacou as diferenças e semelhanças das gerações e ainda destacou a proximidade da juventude com a realidade da sociedade. Além do comportamento do jovem a partir da tecnologia e a necessidade de se entender essa diferença de outras gerações. O Prof. Me. Oswaldo de Oliveira Santos Jr, foi o moderador.

 

 

A última palestra, na noite de quarta, fez os participantes pensarem a respeito da presença pública da Igreja, com o Reverendo Me. Martim Barcala, pastor metodista que compartilhou sua experiência ministerial na cidade de Eldorado, no Vale do Ribeira.  Barcala contou com a participação do Prof. Dr. Nicanor Lopes, na reação ao assunto.

 

 

 

A FaTeo também fez o lançamento do anuário litúrgico 2016 durante a Semana de Estudos Teológicos

 

 

 

Durante o mês de Novembro, a Faculdade de Teologia – FaTeo esteve representada em diversas atividades nos  EUA, com o objetivo de firmar, dar continuidade e dialogar sobre novas parcerias. O Reitor da FaTeo, Prof. Dr. Paulo Roberto Garcia e o Presidente do Conselho Diretor da FaTeo, Rev. Paulo Dias Nogueira, cumpriram uma intensa agenda em Atlanta, Orlando e Boston.


 

Foram firmadas novas parcerias e ratificadas as que já estavam em vigor, na The Mission Society, Candler School of Theology, além  de acordo assinado entre a FaTeo e a Asbury Theological Seminary, que possibilitará às duas instituições  realizarem intercâmbios de docentes, alunos, pesquisas, recebimento de grupos e cursos especiais em tempo real entre áreas de comum interesse das instituições. Dentre as áreas,  terão grande atenção as áreas de discipulado e plantação de Igrejas.

 

 

 

No culto do dia 18, a Reverenda Suely Xavier trouxe a reflexão no texto do profeta Isaías 2.1-5, 22. Lembrando os tempos de violência e guerra, Suely mostrou no texto bíblico que Deus é Deus de paz, e requer de nós o desarmamento, não apenas das armas externas, palpáveis, mas principalmente das que carregamos no dia a dia.


 

 

Para desarmar-se, a reverenda Suely apontou três maneiras, no texto de Isaías. A 1ª é ter visão, de tempos de paz e esperança, mesmo em meio à guerra, ter a visão de Deus, ver aquilo que ninguém vê. A segunda maneira para desarmar-se, para a pastora, é transformar (vv. 3 e 4). Isaías ousou proclamar a transformação. A transformação de que fala o texto faz de armas de guerra, instrumentos (agrícolas) para gerar vida digna. A Terceira maneira de desarmar apontada foi o amor. “A proposta de transformação só é possível se houver amor. Quando andamos em caminhos iluminados pela Palavra faz-se caminho de Justiça. Aí a gente não promove guerra”.

 

 

 

Cerca de 180 alunos e alunas de teologia, da Umesp, do presencial e também EAD participaram pela primeira vez do Enade – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, no dia 22 de novembro.

 

Estudantes recepcionados antes da prova, no domingo

 

A prova é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. E 2015 foi o primeiro ano em que os cursos de teologia participam do Enade.

 

O professor Marcelo Furlin está oferecendo capacitação para a área de teologia da Fateo e da PUC

 

A faculdade preparou a retaguarda para que os/as estudantes pudessem estar preparados, com disponibilização de vídeos e aulas, além de um simulado.

 

Uma selfie da equipe de acolhimento, na saída da FaTeo. Alegria estampada no rosto

 

A coordenação do curso e alguns professores e professoras participaram de momento de acolhimento aos estudantes, no dia da prova, que foram recebidos com alegria, palavra de incentivo e um kit com água, barra de cereal e caneta. Enquanto isso, na secretaria da FaTeo, a funcionária Valdineia permaneceu em plantão para tirar dúvidas de última hora dos/as alunos/as.

 

 

Dia da convivência descontraiu até quem só pensava em provas e trabalhos
 

 

Veias humorísticas foram descobertas durante a programação

 

No dia 25 aconteceu o já tradicional Dia da Convivência, quando toda a comunidade se reúne no auditório para um momento de comunhão, diversão com cultura. Cada estudante pode se inscrever para participar com apresentações de música, dança e outras formas de arte.

 

 

Talento. Composições próprias também foram apresentadas

 

 

O Dia da convivência encerra as atividades de tutoria do ano e este ano foi encerrado com partilha de um almoço promovido pelo Centro Acadêmico John Wesley. O Dia da Convivência também foi o dia da divulgação da nova diretoria do CAJW, para o biênio 2016/2017.

 

da esquerda para a direita, a nova diretoria do CAJW, Pr. Adilson, a diretoria que sai e Pr. Jonadab intercedendo pelos estudantes

 

Alunos do noturno também participaram

 

Alegria e descontração marcaram a festa

 

No final do mês, o bispo João Carlos Lopes, da 6ª Região, esteve na FaTeo acolhendo os quartanistas, futuros pastores da região.

 

 

 

Fim de ano letivo também marca a reunião da congregação da FaTeo

 

 

Texto: Rose Rosa
Fotos: Ricardo Bissolato 

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: