Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Retrospectiva FaTeo 2015. Dezembro. Emoções e desafios. Formatura e credenciamentos pastorais

Retrospectiva FaTeo 2015. Dezembro. Emoções e desafios. Formatura e credenciamentos pastorais

02/02/2016 20h37

Emoção que não se mede, na colação de grau
 

Com esta nós encerramos a série de postagens da retrospectiva FaTeo 2015. Dezembro é sempre mês de muitas atividades, especialmente por conta da formatura. As emoções se misturam. Para muitos, o desafio de assumir uma igreja, auxiliar num trabalho já estruturado ou iniciar um projeto missionário. Por outro lado, a saudade que começa a bater por deixar pessoas que significaram tanto na caminhada nos quatro anos de academia.

 

A história da Cerimônia da Porta foi lida pelo Prof. Dr. Nicanor Lopes

 

Tempos novos. Novos tempos para todo mundo. Por aqui vamos manter você informado/a sobre a academia. Se você curte as nossas postagens, convide um amigo ou amiga para curtir também a nossa Fanpage e ficar por dentro de tudo o que acontece na Faculdade de Teologia da Igreja Metodista.

 

Sorteio de Moradias


 

O mês de dezembro começou com uma sensação de alívio para os casais de estudantes que moravam foram do campus e aguardavam uma vaga de moradia. No dia 1° foi realizada a cerimônia de sorteio, que este ano não deixou ninguém de fora. Todo mundo que estava pagando aluguel recebeu a promessa de vaga para o ano de 2016, com a saída das famílias de quartanistas.

 

 

Culto de encerramento


Reverendo Eber Borges fez a prédica no culto de encerramento do ano letivo

 

 

A prédica ministrada pelo Reverendo Eber Borges da Costa, no culto do dia 02, com base no texto de Lucas 3.1-14, lembrou a celebração do Advento e da Ceia do Senhor, e levou os presentes a refletirem sobre a vinda e morte do Senhor Jesus, a entender que a nossa religiosidade não nos justifica; nossa aparente santidade não basta. É preciso frutos de arrependimento.

 

No abraço à pianista Liséte Espíndola, o reitor externou o carinho ao quadro quadro acadêmico

 

O reitor da FaTeo, Prof. Dr. Paulo Roberto Garcia, lembrou que o culto de encerramento da faculdade tem ar de esperança escatológica, apontando o já e o ainda não. Já, porque a celebração do encerramento aconteceu, “na esperança de que vamos terminar o ano com as aprovações, nomeações, com tudo aquilo que esperamos, com as bênçãos de Deus pelo que há de vir”. E ainda não, porque nem todas as notas foram postadas, provas complementares ainda estão sendo feitas.  

 

 

 

Encerrando a fala, o Prof. Paulo fez um convite para o primeiro culto do próximo semestre, que acontece no dia 17 de fevereiro,quando, em virtude de aposentadoria, será feito momento de gratidão pela vida e dedicação do Prof. Dr. Rui Josgrilberg à Faculdade de Teologia. “Aceitamos dentro da lógica da Igreja, mas com dor no coração e ficamos felizes que você continua aqui, do outro lado da rua”, disse, lembrando que o professor continua dando aulas na pós-graduação.

 

 

Esperança para quem sofre


As ofertas do culto de encerramento do ano letivo, que teve a participação do Coral Canto da Terra com as músicas Adoremos ao Senhor e Rio Profundo, foram destinadas a ajuda aos atingidos pelo desastre ambiental em Minas Gerais, através da Igreja Metodista da região de Mariana, e também à família de aluno do 3° ano, que mora em Santo Antonio de Pádua, região noroeste do Rio de Janeiro, e que foi atingida por um forte temporal, causando muitos estragos. 

 

 Passagem pela porta e Culto de Envio


A Revda. e coordenadora do curso de Teologia, Dra. Blanches de Paula, fez a leitura bíblica na Cerimônia da Porta

 

Estudantes do matutino e noturno e também do CTP viveram momentos de muita emoção com a cerimônia da Porta e o culto de envio, na sexta (11), no salão Nobre da Umesp.

 

o reitor faz a saudação antes da passagem, juntamente com o Bispo José Carlos Peres

 

A cerimônia da porta, como em todos os anos, desde o final da década de 1950, abriu as celebrações de formatura da FaTeo. Estudantes perfilados no corredor do edifício Beta ouviram atentamente a leitura bíblica do Evangelho de João 10.1-9, feita pela Profa. Dra. Blanches de Paula; a história da Cerimônia da Porta, lida pelo vice-reitor, Prof. Dr. Nicanor Lopes e palavra de saudação e acolhimento do reitor, Prof. Dr. Paulo Roberto Garcia.

 

 

 

Antes de passarem pela porta, que foi aberta pelo reitor, juntamente com o Revmo. Bispo José Carlos Peres, formandos e formandas acompanharam o cântico Vida e Missão, entoado pelo maestro Jonas Paulo, acompanhado pela pianista Liséte Espíndola. Um trecho do cântico diz “Testemunho é vida, por Jesus, Senhor, Proclamemos Cristo: Paz, Justiça e Amor!”.

 

 

 

  

Durante o culto de envio, as três turmas tiveram participação com vídeos que contaram um pouco de suas trajetórias acadêmicas, louvor feito por alunos e alunas, com destaque para a canção A Ele a Glória, cantada por todos alunos e alunas e que tem na expressão “Dele por Ele e para Ele são todas as coisas”, a exemplo do texto de Romanos 11.36, o tema de formatura escolhido pelas turmas.

 

No salão, parentes, amigos, irmãos se alegraram com a vitória das turmas

 

Emoção e alegria na colação de grau


 

O sábado (13) fechou mais um ciclo para os 79 estudantes de teologia dos cursos matutino, noturno e CTP. A festa de colação de grau aconteceu no Cenforpe – Centro de Formação dos Profissionais da Educação “Ruth Cardoso”, no bairro Planalto, em São Bernardo.

 

O reitor da Universidade Metodista, Dr. Márcio de Moraes

 

Durante a cerimônia, a pastoral universitária, a reitoria da Universidade, o Conselho diretor e a reitoria da FaTeo, tiveram a oportunidade de deixar uma palavra para o grupo de estudantes e familiares. Aos formandos e formandas, o reitor da FaTeo, Prof. Paulo Roberto Garcia, encerrou a fala pedindo a bênção de Deus, “que Deus oriente, abençoe, fortaleça, guarde a vida de vocês para que vocês possam ser verdadeiramente  vocacionados Dele, por ele e para ele e sempre com ele em todos os caminhos de vocês.”  

 

O Prof. Dr. paulo Roberto Garcia entrega placa em homenagem ao Prof. Dr. Rui de Souza Josgrilberg, que se aposentou das atividades docentes na FaTeo em 2015

 

O Revmo. Bispo José Carlos Peres, presidente da 3ª Região, falou em nome do Colégio Episcopal, sobre caminhada, conquista e a preservação dela. O bispo enfatizou as expectativas forjadas no coração da igreja quanto aos futuros pastores e pastoras. “Uma expectativa de um investimento que foi feito. Aliás, dentro desse investimento que foi feito, um agradecimento aos pais e mães que criaram filhos e filhas pra Deus e nesse criar para Deus, alguns escolheram o caminho do santo ministério da Palavra. Nós louvamos a Deus pela escolha.”

 

 

 

Credenciamento de pastoras e pastores


Grupo de estudantes do matutino e noturno que em 2016 atuarão como pastores/as acadêmicos/as

 

 

O domingo, 13, foi especial para estudantes recomendados pela |Igreja Metodista, que terminaram em 2015 o terceiro ano na faculdade. Como é tradição, no quarto ano, estudantes são credenciados para o pastoreio, assumindo a função de pastores e pastoras acadêmicos.

 

Grupo de pastores designados missionários para 2016

 

Este ano a cerimônia aconteceu na Igreja Metodista de Arthur Alvim e também serviu para o credenciamento de Missionários Designados, recém-saídos da faculdade e também de quem já está servindo como MD nas igrejas da 3ª Região, além da separação para aspirantes ao presbiterato da Igreja.

 

pastores aspirantes ao prebiterato

 

Assessores episcopais recebem relatórios de recomendados/as


 

Os assessores episcopais, que fazem o acompanhamento dos alunos e alunas de Teologia, recomendados pela Igreja Metodista, fizeram sua 3ª e última reunião do ano, na reitoria da FaTeo no dia 14. A data coincide com o sequência das cerimônias de formatura, o que facilita a vinda dos assessores.  Eles receberam relatórios finais com informações acadêmica, administrativa, comunitária e eclesiástica dos/as estudantes, tanto do presencial quanto do CTP.

 

 

O reverendo Jonadab Domingues de Almeida, coordenador do Programa de Ações Eclesiásticas e Missionárias da FaTeo, e também assessor da 6ª Região Eclesiástica, disse que: “A partir dessa reunião, tendo em mãos os relatórios da igreja local que recebe os/as seminaristas, do/a próprio/a estudante que se autoavalia e dos relatórios acadêmico e administrativo, os assessores preparam os seus relatórios finais que serão encaminhados aos bispos e bispa e à Coream de cada Região para determinar a continuidade ou não nos estudos teológicos”, disse, lembrando que os/as quartanistas, também são avaliados e os relatórios encaminhados às Comissões Ministeriais para ingresso no quadro pastoral da Igreja.

 

 

Texto: Rose Rosa
Fotos: Ricardo Bissolato

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: