Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Retrospectiva FaTeo 2015. Agosto. Aulas especiais, fotos para formatura e mudanças na direção de curso

Retrospectiva FaTeo 2015. Agosto. Aulas especiais, fotos para formatura e mudanças na direção de curso

22/01/2016 15h16

culto de abertura. CTP 3° e 4° anos

 

O mês de agosto começou com muita informação. Logo com a chegada da primeira turma para o tempo presencial do CTP (3° e 4 ° anos), a reitoria anunciou algumas mudanças, por conta do processo de reestruturação da Umesp (Universidade Metodista de São Paulo), que passou a se organizar por escolas, unindo faculdades.

 

Da esquerda para direita professores e professoras: Cláudio Kelly, Priscila Leite, Thays Cesar, Blanches de Paula e Paulo Garcia

 

Com isso, o Prof. Dr. Nicanor Lopes, passou a ser diretor na Escola de Comunicação, Educação e Humanidades da Umesp, permanecendo apenas como vice-reitor da FaTeo, em seu lugar, na coordenação do Programa de Formação e do curso presencial assumiu a Profa. Dra. Blanches de Paula.

 

Os quartanistas do CTP num momento de oração de gratidão a Deus

 

Continuando as mudanças, o Prof. Cláudio Kelly assumiu a coordenação do CTP, em lugar da Profa. Blanches de Paula. A Profa. Me. Priscila Leite assumiu a tutoria do CTP, em lugar da Profa. Me Thays Cesar.

 

Comunidade reunida para adorar a Deus no início das aulas do semestre

 

O culto de abertura do semestre para as turmas do presencial aconteceu dia 05, com pregação do Ver. Paulo Dias Nogueira, presidente do Conselho Diretor da FaTeo, que inspirado no texto de João 6. 35, 41-51, falou do desafio de nos mantermos longe das murmurações, distantes do tradicionalismo por ele mesmo e, por fim, também ultrapassar os limites do fundamentalismo que se fecha em si mesmo e não abre a mente para dialogar com o novo.

 

Reverendo Paulo Dias Nogueira, na primeira prédica do semestre, na FaTeo

 

Este também foi o culto alusivo à renovação do Pacto com Deus, quando os presentes assinaram o livro, simbolizando a renovação.

 

Assinatura do livro e distribuição da Ceia do Senhor

 

As mudanças na direção e coordenações também foram anunciadas aos estudantes do presencial, tanto do matutino, quanto do noturno.

 

Momento de envio do aluno Felipe, 3° ano, para intercâmbio de um semestre nos Estados Unidos

 

Vindo dos Estados Unidos para um curso de coaching em São Paulo, o metodista J. Val Hastings, juntamente com o casal de pastores e coaches brasileiros, Juliana e Marcos Camargo, da Igreja Deus Primeiro, apresentou aos alunos e alunas do 3° ano, o programa de coaching e as possibilidades do uso do coaching na preparação de líderes.

 

Da esquerda para a direita, Pra. Juliana, Pr. Marcos e o metodista J.Val Hastings

 

Exemplo prático de trabalho do coach

 

No dia 12, abrindo o semestre, a aula Magna de Teologia abordou a Origem do Antigo Israel: Simbioses Étnicas. O professor e doutorando João Batista abordou o contexto histórico e os destaques que indicam o caminho de que Israel foi formado por várias tribos, ao que ele chamou de multietnicidade do povo chamado Israel, anterior às tradições mosaicas do êxodo.

 

Prof. João Batista e Profa. Blanches, no momento das perguntas vindas do auditório

 

O assunto mexeu com a plateia. A primeira turma a perguntar foram os professores

 

Auditório atento às questões apresentadas sobre o tema

 

No dia 13, a Profa. Me Danielle Lucy Bosio Frederico e o Prof. Dr. Jorge Schutz apresentaram palestra sobre Religião e Direitos Humanos, durante a IV FLIC – Feira Literária Internacional Cristã, em São Paulo.

 

Religião e Direitos Humanos

 

A professora Danielle fez a abordagem bíblica mostrando o contexto bíblico-histórico e a construção da identidade do Povo de Israel com suas leis e o destaque para o entendimento de que a lei era o ensino que fortalecia o interior. “Esse ensino fortalece para o exercício da justiça de Deus”.

 

A editeo marcou presença na feira com publicações recentes

 

O professor Jorge destacou alguns pontos dos Direitos Humanos e pontuou acontecimentos atuais como a intolerância religiosa, o sectarismo que acaba não sendo apenas algo distante, onde cristãos estão sendo mortos, mas muito perto de nós. Como exemplo ele citou a resposta de alunos de diversas confessionalidades, que depois de uma aula expressaram a rejeição do ministério feminino pura e simplesmente por conta do gênero. 

 

Parceria com a Editora Angular, publicações da Igreja Metodista como A Voz Missionária e No Cenáculo

 

Ainda durante a feira, a edição do Antigo Testamento Interlinear Hebraico-Português, volume 2, publicada pela SBB, e de autoria do Prof. Dr. Edson de Faria Francisco, professor da casa, recebeu o prêmio Areté 2015, como Obra de Referência.

 

O professor Edson já está preparando novo volume da obra

 

 

Na preparação para  a formatura, as turmas do 4° ano dos cursos presencial matutino e noturno e também do CTP, foram fotografados para a ilustração dos convites.

 

Estudantes do Curso Teológico Pastoral

 

Estudantes do curso presencial, matutino

 

Estudantes do curso presencial, noturno

 

No retorno das semanas missionárias e projetos como o SOL-África, SOL-Andino e curso para capacitação de Mulheres em Moçambique. Os/as participantes tiveram momentos de testemunhos, durante o culto do dia 19. Neste dia também foram expostos vários painéis na Rua John Wesley, no Ômega, mostrando um pouco mais de como foi a missão no período de férias.

 

Profa. Blanches fala de curso de Aconselhamento pastoral, ministrado no Equador

 

Teve testemunho das semanas para jesus da 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, da Remne e até uma viagem no Barco Missionário, da REMA, em Manaus.

 

Expressando gratidão a Deus pela oportunidade de cumprir a missão

 

Durante o culto, a Profa. Dra. Margarida, passou às mãos do reitor, Prof. Dr. Paulo Garcia, a Flâmula doada pela Confederacion de Mujeres Metodistas de America Latina y el Caribe, que foi destinada ao Centro de Memória Metodista, no Edifício Alfa.

 

Da esquerda para a direita: Gláucia Dias, do Centro de Memória Metodista, Profa. Margarida Ribeiro e Prof. Paulo Garcia

 

As turmas de 1° e 2° anos do CTP tiveram seu segundo encontro presencial do ano, no campus Rudge Ramos. A abertura foi celebrada com culto ao senhor, na capela da Umesp.

 

 

Gratidão a Deus por mais um período de aulas

 

Um encontro acadêmico com os professores Gregg A. Okesson e Dr. Steve Ybarrola, do Asbury Theological Seminary, dos EUA, repassou para estudantes de teologia importantes informações sobre o tema: “Missiologia da Diáspora: O movimento global das pessoas e suas teologias.”

 

 

Como em todos os anos, a Umesp promoveu o Dia da Universidade Aberta, quando docentes e estudantes voluntários recebem os visitantes e explicam sobre o funcionamento dos cursos, a história das faculdades. Em 2015, a Teologia recebeu mais de 100 pessoas interessadas em saber mais da faculdade e do curso, no Dia da Universidade Aberta.

 

 

No cenáculo da FaTeo

 

Um pouco de história do Cristianismo para os visitantes

 

Dando sequência ao projeto de discipulado - pastoreio de pastores, foi realizado mais um encontro com a equipe que já está liderando células com estudantes e familiares de estudantes de Teologia. 

 

 

Encerrando o mês de agosto, a FaTeo, em conjunto com a 3ª Região Eclesiástica celebrou um culto de gratidão a Deus, pela vida do reverendo e professor na instituição Luciano José de Lima, falecido no mês de maio em decorrência de um câncer.  Comunidade acadêmica, amigos e familiares estiveram presentes.

 

Amigos, professores, família estiveram na FaTeo, agradecendo a Deus pela vida do Prof. Luciano

 

 

Texto: Rose Rosa
Fotos: Ricardo Bissolato
Fotos do Dia da universidade Aberta: Mateus Neves

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: