Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Rede Metodista de Educação forma lideranças para o Haiti

Rede Metodista de Educação forma lideranças para o Haiti

27/01/2010 14h06 - última modificação 27/01/2010 14h07

Um futuro para o Haiti

A Igreja Metodista no Brasil, tal como outras Igrejas ao redor do mundo, por meio da Rede Metodista de Educação, tem contribuído com a formação de lideranças para o Haiti.

Os Centros Universitários Metodistas Izabela Hendrix (Belo Horizonte, MG e Vila Velha, ES) e IPA (Porto Alegre, RS) mantêm um programa de apoio a estudantes em nível de graduação, oriundos de países em reconstrução, dentre os quais está o Haiti e, neste caso, mediante convênio com a Haiti Global Vision Ministries, organização que congrega igrejas protestantes, inclusive a Metodista.

Atualmente são 22 haitianos/as no Izabela Hendrix e 12 no IPA. Metade do grupo é formado por mulheres, numa visão de inclusão de gênero.

Por meio deste programa eles e elas recebem o custeio dos seus estudos – o grupo atual de estudantes abrange os cursos de Administração, Agronomia, Arquitetura, Engenharias, Nutrição, Biomedicina e Fisioterapia. Uma vez terminados os estudos no Brasil, os egressos têm o compromisso de voltar ao seu país, aonde poderão ser lideranças importantes que irão multiplicar o que aqui aprenderam, a fim de contribuir na reorganização e reconstrução, no combate à fome, desnutrição, doenças, más condições de moradia, etc., além de aplicar os conhecimentos de gestão na abertura e gerenciamento de novos projetos de interesse social.

Os/as estudantes também participam de projetos de extensão ou iniciação cientifica, a fim de testar e colocar em prática conhecimentos adquiridos na universidade. Eles/as são estimulados/as ainda a envolverem-se com as igrejas metodistas nas cidades em que estão.

Os/as estudantes que se encontram em Porto Alegre estão hospedados em moradia universitária coletiva. Os/as de Minas contam com apoio de algumas famílias que os/as hospedam, as quais, além de ajudar, são enriquecidas pelo contato com uma cultura e língua diferentes, no caso o francês.

Cada cidadão e cidadã do Brasil, podemos ajudar o Haiti de maneira mais contínua, contribuindo com as necessidades desses/as estudantes, pois eles voltarão como especialistas em áreas muito necessárias à reconstrução daquele país.

Como você pode ajudar?
  • Algumas igrejas promovem campanhas de arrecadação de roupas, material escolar ou de higiene pessoal.
  • Muitas pessoas abrem suas casas para recebê-los/as por algum período. No entanto, ainda há alguns estudantes que ainda não encontraram moradia. Você mora ou conhece alguém que mora nas cidades mencionadas e tem o interesse de participar?
  • Há ainda os que podem dar alguma contribuição financeira mensal, para que eles/as possam cobrir seus custos de hospedagem e necessidades pessoais.
Para saber mais como você pode ajudar, entre em contato com as Assessorias de Relações Internacionais nas instituições:

IPA – (Liziane Normann Ew) liziane.normann@metodistadosul.edu.br (51)3316-1236

Izabela Hendrix – (Ana Clara Oliveira) ana.santos@metodistademinas.edu.br (31) 3482 5924

Coordenação Geral de RI da Rede (Rev. Luís de Souza Cardoso) luis.cardoso@metodista.br (11)5078-6411

Área de Relações Internacionais – Rede Metodista de Educação

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: