Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Programa de Bolsas de Iniciação Científica tem inscrição até o dia 31 de março

Programa de Bolsas de Iniciação Científica tem inscrição até o dia 31 de março

24/03/2016 19h14

 

O prazo para apresentação dos projetos para participação do Programa de Bolsas de Iniciação Científica CNPQ/PIBIC/PIBITI/UMESP vão até a próxima quinta-feira (31). Podem participar estudantes que estejam cursando até o penúltimo ano da graduação. É preciso apresentar uma série de documentos (veja lista) e um projeto de pesquisa que possua vínculo com o projeto de pesquisa do docente orientador, que deve ter titulação de doutor.

 

Para ter direito à bolsa, o/a estudante não pode ter vínculo empregatício, apenas estágio é permitido. Para quem apresentar agora o projeto, as bolsas valem para o período de agosto de 2016 a julho de 2017. O resultado do processo seletivo para o Programa de Iniciação Científica será divulgado no dia 30 de junho.

 

Guilherme Matheus Damasceno, aluno do 3° ano matutino teve seu projeto aprovado pelo CNPq, com nota 9,5, em julho do ano passado. Sob orientação do Prof. Dr. Claudio de Oliveira Ribeiro, ele está desenvolvendo a pesquisa intitulada: “Apologia à ignorância? Uma perspectiva pentecostal contra o analfabetismo epistêmico no campo da educação teológica”.

 

Para ele, a possibilidade de procurar um professor alinhado com sua linha de pesquisa facilitou muito no projeto. “Meu projeto era um esboço do que se tornou e foi aperfeiçoado pelos métodos de pesquisa repassados por meu orientador.” O principal ponto positivo de se fazer o PIBIC para o Gulilherme é o aprofundamento acadêmico. Ele vai aproveitar o projeto e transformar no seu Trabalho de Conclusão de Curso. Quanto à bolsa, após alguns meses de aprovação, ele abriu mão para aceitar uma oportunidade de emprego. Hoje o seu projeto já tem dois capítulos e a introdução prontos.

 

Emerson Eduardo da Silva, do 3° ano noturno, já começou como voluntário por conta de incompatibilidade documental com a bolsa. Orientado pelo Prof. Dr. Lauri Emilio Wirth, Emerson está bem adiantado com a pesquisa intitulada: “Princípios cristãos para o comércio justo: uma discussão inspirada em Martinho Lutero.”

 

Emerson já tem quatro capítulos escritos de sua pesquisa

 

Com quatro capítulos prontos, Emerson disse que a orientação do professor foi fundamental para alinhar tema e título. Para ele essa experiência de iniciação científica tem muitos pontos positivos. “Vejo como aprendizado a busca autônoma e liberdade que o aluno tem em produzir e publicar seus próprios resultados, e a experiência como pesquisador, que nos traz um novo olhar crítico em relação ao saber.”

 

Sobre o Trabalho de Conclusão de Curso, Emerson diz que durante a pesquisa encontrou outro assunto que chamou sua atenção para o TCC, mas que essa pesquisa servirá como base para o trabalho.

 

Acesse o edital: PIBIC

 

Texto: Rose Rosa
Foto: arquivo pessoal

 

 

 

 

 

 

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: