Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Professores e estudantes preparam as liturgias de cultos da FaTeo

Professores e estudantes preparam as liturgias de cultos da FaTeo

28/03/2016 18h55 - última modificação 28/03/2016 18h58

 

O centro de Liturgia, Arte e Homilética da FaTeo – Celah prepara as liturgias para os cultos da faculdade com a participação de estudantes de teologia. As reuniões de liturgia fazem parte da grade de atividade de hora complementar da faculdade e acontecem às quartas-feiras em dois horários: às 15h e às 18h.

 

No primeiro horário são trabalhados os textos e montadas as  participações com leituras e canções, assim como a colaboração do Coral para o culto matutino da semana seguinte. No segundo horário, às 18h, estudantes e professores pensam o culto noturno.

 

 

São lidos os textos indicados no Anuário Litúrgico e em seguida discutido em que momento da liturgia se encaixa tal texto. Garantidos os textos, passa-se às opções de louvores e a participação do coral, com palavra do maestro da FaTeo.

 

Participante nas reuniões de liturgia, Rebeca de Souza e Silva é aluna do 1° ano e destaca a beleza de viver as diferenças. “Estou gostando muito de participar do grupo de liturgia. É muito legal a gente participar da programação do culto. O culto é bem diferente do que acontece na minha igreja, mas tem sido muito interessante. É bom quando a gente tem novos horizontes assim. É bom quando a gente vive toda a diferença.”

 

Mateus Neves Ribeiro, aluno do 3° ano, participa das reuniões de liturgia desde 2014. “A liturgia tem me acrescentado muita coisa desde o meu primeiro ano quando eu comecei a participar das reuniões. Ela tem me ensinado a como organizar o culto e como me comportar, porque a gente não fala só de organização, mas como o culto ocorre e como as pessoas recebem aquilo que a gente faz aqui na reunião. Ela (a reunião) tem expandido meu olhar não apenas no culto que eu tinha na minha igreja, de onde eu vim, mas também um culto diferente como fazem aqui. Tem feito diferença na minha vida ministerial e na igreja, onde eu estou designado.”

 

Denis Roger Alves de Siqueira, do 1° ano, destaca o impacto produzido pelas reuniões. “Estou gostando muito das reuniões de liturgia. É bem diferente da minha igreja local, mas a oportunidade de os alunos fazerem parte da liturgia é bem interessante e impactante”.

 

Douglas de Oliveira Cruz destaca o aprendizado como algo que pode ser passado adiante, dentro do desenvolvimento de seu ministério. “Tenho gostado bastante e aprendido muito a respeito dos cultos da igreja, de como a igreja organiza. Em relação a minha igreja local é bem diferente. Lá é mais corrido, às vezes passa batido alguns itens. Então tem sido interessante pra mim vivenciar isso aqui e quem sabe mais para frente passar isso adiante.”

 

O aluno Gabriel de Souza Laurindo, também do 1° ano falou do aprendizado com clareza em relação aos momentos litúrgicos. “Tenho aprendido muitas coisas. O diferente em relação a minha igreja local é que aqui é passado de forma mais metódica. Na minha igreja a gente discorria mais, não cravava tanto os momentos, mas tem sido muito edificante e a gente tem aprendido com mais clareza.”

 

Serviço:

O CELAH é composto por: Reverendo Jonadab Domingues de Almeida (coordenador), Jonas Paulo (regente), Liséte Espíndola (pianista), Reverendo Adilson Mazeu Ferreira (Programa Vida Comunitária), Augusto Baptista (estagiário), além do apoio da secretaria de eventos e secretaria de cursos e, é claro, estudantes do curso de Teologia dos períodos matutino e noturno. Os cultos na FaTeo acontecem às quartas-feiras em dois horários: 9h20 para atender ao público do matutino e às 19h30 para contemplar os estudantes do noturno. Na última quarta do mês, como neste dia 30/03 não tem culto porque são feitas reuniões de tutoria dos docentes com todos os alunos e alunas. O CELAH disponibiliza as liturgias no site da FaTeo, no link de materiais de apoio.

 

 

Texto e Fotos: Rose Rosa

 

 

 

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: