Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Professores da Metodista lançam o livro "O rosto ecumênico de Deus. Reflexões sobre ecumenismo e paz"

Professores da Metodista lançam o livro "O rosto ecumênico de Deus. Reflexões sobre ecumenismo e paz"

03/10/2013 11h30 - última modificação 03/10/2013 11h45


"Um livro pensado para as novas gerações, para quem está construindo o presente que vai ser a base do nosso futuro": assim o autor e a autora do livro "O rosto ecumênico de Deus. Reflexões sobre ecumenismo e paz", Claudio de Oliveira Ribeiro e Magali do Nascimento Cunha, sintetizaram o sentido da obra em relação à urgência da paz no mundo, no evento de lançamento realizado na noite deste 2 de outubro de 2013, em auditório da Universidade Metodista de São Paulo (São Bernardo do Campo, SP). O autor e autora são casados há 27 anos, professores na Faculdade de Teologia da Igreja Metodista e também nos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Religião (ele) e de Comunicação Social (ela) e realizaram o sonho de, em meio a tantas produções individuais, editarem um texto juntos sobre uma temática que fosse comum aos estudos e práticas dos dois.

As mais de 80 pessoas que participaram do evento de lançamento, coordenado pela Profa. Dra. Margarida Ribeiro, entre professores/as, estudantes e pessoas do universo cristão interessadas no livro, ouviram uma reflexão/resenha apresentada pelo Prof. Dr. Paulo Ayres Mattos, bispo da Igreja Metodista. O professor deixou claro, de início, a sua compreensão de que o texto é resultado dos anos de vivência e estudo do autor e da autora, que foram formados na Igreja Metodista para uma prática em torno do ecumenismo e da paz.

A atuação no cotidiano das igrejas locais, por onde serviram, e em organizações ecumênicas e a densidade da formação acadêmica tornaram possível a Claudio e Magali produzirem a reflexão que é "bastante ousada", segundo Mattos. A ousadia se deve ao amplo leque de temas que trazem uma revisão de abordagens clássicas sobre o ecumenismo, como as perspectivas bíblica e histórica, e também questões que pautam e são desafios para os grupos religiosos hoje, como o pluralismo religioso e a demanda por uma espiritualidade comprometida com a paz com justiça.

O livro, publicado pela Fonte Editorial e prefaciado pelo renomado teólogo metodista Julio de Santa Ana, tem oito capítulos que situam o princípio bíblico e o desafio de se pensar no plural; aspectos históricos do movimento ecumênico no mundo, na América Latina e no Brasil; notas históricas e teológicas sobre religião e paz; a questão cristológica e o pluralismo religioso; a dimensão da missão em relação ao compromisso ecumênico; pentecostalismo e movimento ecumênico; a teologia cristã diante das culturas afroindígenas; a demanda por uma espiritualidade ecumênica.


O rosto ecumênico de Deus. Reflexões sobre ecumenismo e paz
Claudio Ribeiro e Magali Cunha, Fonte Editorial

http://www.fonteeditorial.com.br/

Evento de lançamento no Rio de Janeiro: 7 de outubro, segunda-feira, 19h30
Igreja Cristã de Ipanema
Rua Joana Angélica, 203
Ipanema
Tel. (11) 2287-8144

Fotos: Paulo Salles



Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: