Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Professores da Metodista lançam o livro "O rosto ecumênico de Deus" no Rio de Janeiro

Professores da Metodista lançam o livro "O rosto ecumênico de Deus" no Rio de Janeiro

10/10/2013 11h50 - última modificação 10/10/2013 11h49


"Este é um livro que nasce da prática; a começar pela dedicatória: 'Para Guilherme, nosso filho, que, quando criança, foi batizado pelo pastor  Levi Bastos e pelo padre Marcos Santana, e que, quando adulto, esperamos que mantenha horizontes ecumênicos ensolarados'. Um livro que marca os 50 anos de vida de duas pessoas que a partilham juntas, um momento importante da jornada em que produzem uma obra que é uma preocupação com as futuras gerações". Estas primeiras palavras da teóloga professora da PUC-Rio Maria Clara Bingemer (foto) marcaram a noite de lançamento do livro "O rosto ecumênico de Deus. Reflexões sobre ecumenismo e paz", de Claudio Ribeiro e Magali Cunha no Rio de Janeiro, em 7 de outubro.

A segunda-feira de chuvas no Rio, com trânsito ainda mais difícil por conta do protesto dos/as professores/as em greve, não foi empecilho para que mais de 60 pessoas se reunissem em uma comunidade de intensa vocação ecumênica, a Igreja Cristã de Ipanema, para ouvir a reflexão-resenha da profa. Maria Clara Bingemer e interagir com a autora e o autor. O pastor da igreja Edson Fernando de Almeida foi o anfitrião e coordenador do momento que contou com a participação de membros da Igreja local e de igrejas do Rio,  professores e estudantes da PUC-Rio e do Centro Universitário Bennett, militantes do movimento ecumênico e de movimentos pro-unidade cristã e  amigos/as que partilham da história de vida e compromisso do casal de autores, casados há 27 anos, professores na Faculdade de Teologia da Igreja Metodista e também nos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Religião (ele) e de Comunicação Social (ela) da Universidade Metodista de São Paulo. Os dois realizaram o sonho de, em meio a tantas produções individuais, editarem um texto juntos sobre uma temática que fosse comum aos seus estudos e práticas.

A teóloga Maria Clara Bingemer ressaltou que o livro tem por base a memória do movimento ecumênico, que reflete as lutas humanas, que faz parte das práticas humanas, algo que precisa ser re-memorado e co-memorado para alimentar o tempo presente e o futuro. Bingemer destacou o capítulo sobre a espiritualidade ecumênica, como o elemento que é o grande desafio contemporâneo. Espiritualidade é uma forma de viver, disse a teóloga, portanto, como o ser humano é espiritual, a forma de viver revela a concepção de espiritualidade que este humano defende. Para a autora e o autor, enfatiza, a espiritualidade ecumênica não tem por base a busca por resultados mensuráveis e a espetacularização, elementos que marcam muitas propostas de espiritualidade hoje, mas, sim, a dimensão da graça, do diálogo e da promoção da paz. E isto só ocorre, de acordo com o livro, quando a espiritualidade permite não a experiência de Babel em que só tem vez uma voz, uma fala única, negando a diferença, mas, sim, a de Pentecostes, de uma linguagem que se abre para ouvir e entender o outro, por mais diferente experiência de fé ele/ela tenha. Por isso, sinalizou Maria Clara Bingemer, a autora e o autor refletem a partir de suas próprias experiências de aprender a ouvir e valorizar o outro, nas igrejas locais por onde passaram e no movimento ecumênico com toda a sua diversidade.

O livro, publicado pela Fonte Editorial e prefaciado pelo renomado teólogo metodista Julio de Santa Ana, tem oito capítulos que situam o princípio bíblico e o desafio de se pensar no plural; aspectos históricos do movimento ecumênico no mundo, na América Latina e no Brasil; notas históricas e teológicas sobre religião e paz; a questão cristológica e o pluralismo religioso; a dimensão da missão em relação ao compromisso ecumênico; pentecostalismo e movimento ecumênico; a teologia cristã diante das culturas afro-indígenas; a demanda por uma espiritualidade ecumênica.


O rosto ecumênico de Deus. Reflexões sobre ecumenismo e paz
Claudio Ribeiro e Magali Cunha, Fonte Editorial
http://www.fonteeditorial.com.br/



Fotos: Beatriz Marquez e Roberto Pimenta



Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: