Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Professores da FaTeo participam do Encontro Nacional de Escola Dominical da Igreja Metodista

Professores da FaTeo participam do Encontro Nacional de Escola Dominical da Igreja Metodista

03/06/2013 11h55 - última modificação 03/06/2013 12h50

Entre os dias 30 de maio e 1º de junho, a Igreja Metodista promoveu o Encontro Nacional de Escola Dominical. O evento reuniu 296 metodistas de várias cidades e estados brasileiros na Universidade Metodista de Piracicaba, São Paulo.

A temática de "preparar a massa para fazer o alimento" foi a tônica do início ao fim do encontro, inspirando os diversos minicursos, oficinas e painéis oferecidos pelo Departamento Nacional de Escola Dominical.

Casos como o do Pablo Matsuoto que veio de longe mostram o interesse pela Escola Dominical.  "Eu queria me inteirar mais sobre a Escola Dominical da Igreja Metodista. Saí de Aracuju/SE e aluguei um carro em Cumbica, mas está valendo muito o esforço", disse. Matsuoto foi um dos participantes do minicurso de Gestão da Escola Dominical.

As expectativas de Matsuoto foram superadas. "Ter um contato com os redatores das revistas foi muito bom! Pude ver vidas compromissadas com Deus atrás das palavras. Volto para Aracaju na expectativa e esperança que Deus irá fazer a obra naquele lugar por meio de minha vida", concluiu.
Professores e estudantes da FaTeo participaram do evento, ministrando e assistindo às palestras.

 

Na foto à esquerda, a professora Suely Xavier, ministrando curso sobre Bíblia.


O pastor Jonadab Domingues de Almeida, coordenador do Programa Vida Comunitária da FaTeo e Secretário do 19º Concílio Geral  participou de um painel sobre o Plano Nacional Missionário da Igreja Metodista, destacando as decisões do Concílio Geral na construção do documento. As ênfases missionárias também foram lembradas. "Cada ênfase precisa ser estimulada na vida de cada metodista como um zelo evangelizador", afirmou.


Uma panorâmica de todo o documento foi passada pelo pastor. "Onde nós queremos chegar?" Indagou o pastor Jonadab (na foto à direita) ao citar uma das perguntas mencionadas no documento. Uma das frases convocatórias do plano diz respeito a uma arrancada missionária levando em consideração o laicato, a unidade e conexionalidade da Igreja.

"O povo metodista é chamado, a partir de um zelo evangelizador, para uma arrancada missionária, tendo um ministério pastoral ainda mais focado na Palavra de Deus, nos Sacramentos, no compromisso com a unidade e na dmimensão conexional da Igreja e um chamado ao laicato a fim de que cada metodista seja um instrumento de Deus, no exercício dos dons, ministérios e frutos santificadores. Desta forma, almeja-se um revigoramento do discipulado na perspectiva da obra reconciliadora de Jesus Cristo, gerando uma vida de santidade e serviço à comunidade" (PNM, 2011, p. 7).


Um crescimento saudável e pautado na palavra de Deus. Esse é o desejo do Colégio Episcopal. "A igreja está buscando um crescimento de qualidade. Só que se a igreja não aprofundar em algumas áreas ela pode ficar pelo caminho", disse o bispo Adonias Pereira do Lago.

Para o bispo a Escola dominical é um dos caminhos saudáveis para alcançar esse crescimento almejado pela Igreja. "O encontro alimenta e recicla nossos membros. Cabe a liderança pastoral zelar pelo material de Escola Dominical para que ele chegue às mãos da liderança local para que esse crescimento saudável aconteça", afirmou.

Para o Secretário Executivo do Colégio Episcopal, bispo Stanley da Silva Moraes o encontro é um momento de renovação enquanto comunidade educativa. "O povo que está aqui reunido valoriza a educação na vida da Igreja. Todos os nossos estudos, dentre eles oficinas, minicursos e painéis nos mostram o quanto a educação é parte integrante da vida cristã indissociável do todo da Igreja. A gente vê o pessoal animado com algo novo acendendo na vida da Igreja", disse animado o bispo.

O bispo Luiz Vergílio acredita que a Escola Dominical tem retomado seus melhores propósitos. "É visível uma crescente revitalização com um renovo de lideranças antigas com as novas. Esse é um novo momento e significativo para a Igreja. O encontro superou as expectativas. Há um novo despertar nesse espaço essencial na vida da Igreja", afirmou.


fonte: Rev. José Geraldo Magalhães - Assessoria de Comunicação da Igreja Metodista

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: