Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Professores da FaTeo colaboram com reportagens da revista Cristianismo Hoje

Professores da FaTeo colaboram com reportagens da revista Cristianismo Hoje

28/04/2011 15h40 - última modificação 28/04/2011 15h41

A  revista Cristianismo Hoje  número 22 (edição de abril/maio de 2011) traz duas reportagens com a participação de professores da FaTeo.  Na matéria intitulada “Como crerão?”, que aborda a ação missionária da Igreja brasileira, o repórter Rafael Dantas entrevista o professor Paulo Ayres, bispo emérito da Igreja Metodista.  

No quadro em destaque, trazendo o título “Nossa missão é implantar o Reino de Deus” (veja abaixo), o Prof. Paulo Ayres, que é especialista em missiologia,  faz uma análise do atual panorama evangélico em relação à missão integral.

Cristianismo Hoje 2011 Paulo Ayres

Ele afirma que o crescimento numérico do povo evangélico brasileiro não tem sido acompanhado de um maior compromisso  missionário em todos os campos da vida brasileira que reclamam o testemunho cristão.  “As igrejas evangélicas, em sua maioria, têm uma visão reducionista sobre o que é missão, entendendo-a mais em termos de evangelismo visando à conversão individual. Outras dimensões missionárias, como o serviço cristão aos necessitados, o ensino  na doutrina dos apóstolos, o testemunho público do Evangelho, a ética e a moral cristãs (a práxis do Evangelho), ou até mesmo culto, ainda que consideradas como importantes por algumas igrejas, acabam, na prática missionária, sendo somente – quando muito – andaimes secundários para a  conversão individual”. Para o professor, para mudar  esse cenário é necessária “uma nova reforma” que tenha como seu centro a compreensão e a prática da missão como obra de Deus na implantação de seu Reino entre nós, deixando de lado “a obra humana forjada nas regras do mercado e da exacerbada competição institucional entre as igrejas”.

Cristianismo Hoje_2011_Blanches

Também foi entrevistada a professora Blanches de Paula na reportagem “O Deus do sofrimento”, de Ana Miranda que, diante das recentes catástrofes naturais no Brasil e no Japão, reflete sobre a ação do amor cristão e da fé no apoio às pessoas que sofrem. A professora Blanches, professora de Aconselhamento Pastoral e especialista no acompanhamento terapêutico de pessoas em situações de luto, falou sobre resiliência, a capacidade humana de superação dos problemas. “O tema da resiliência é cabível no lidar com o sofrimento, pois além de ser uma atitude esperançosa, oferece oportunidade para aprender”, disse a professora. “Esse aprendizado é diferente de entregar-se à dor e desacreditar que seja possível uma mudança na caminhada da vida. A vida vai além do sofrimento – essa é uma afirmação resiliente”.

Se você quiser saber mais sobre o tema Aconselhamento Pastoral, a professora Blanches estará proferindo palestra no dia 10 de maio, no auditório Iota (campus Rudge Ramos), das 20h30 às 22h30, como parte do Ciclo de Palestras do Programa de Pós Graduação Lato Sensu.

A revista Cristianismo Hoje com as reportagens citadas já está nas bancas.

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: