Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Professores/as da FaTeo participarão do 1º Encontro Teológico para Países Lusófonos, em Portugal

Professores/as da FaTeo participarão do 1º Encontro Teológico para Países Lusófonos, em Portugal

10/11/2010 18h11 - última modificação 10/11/2010 18h34

Entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, será realizado na cidade de Aveiro, Portugal, o 1º Encontro Teológico para Países Lusófonos, sob o tema “Justiça, Solidariedade e Encontro”. É uma atividade pioneira no metodismo, a fim de aproximar os países, ampliar o diálogo e contribuir para a produção de conhecimento teológico em língua portuguesa aos países lusófonos envolvidos. Outra motivação da realização deste encontro é o Projeto SOL-África (Solidariedade com a África), que já atua na capacitação teológica e envio de literatura em português para instituições metodistas de ensino teológico em Angola e Moçambique.

O encontro contará com a presença de líderes da Igreja Evangélica Metodista Portuguesa (hospedeira do encontro), entre eles o Bispo José Sifredo Oliveira Linhares Teixeira; pastores/as professores/as da Igreja Metodista Unida em Angola (Conferência Oeste), entre eles o Bispo Gaspar Domingos de Almeida; Igreja Metodista Unida de Angola (Conf. Leste) e Igreja Metodista Unida em Moçambique. Participam também representantes da Africa University (Zimbábue); Rev. Morais Quissico, representando a General Board of Global Ministries (Junta Geral de Ministérios Globais), dos Estados Unidos; e Rev. Saul Espino e Revda Anita Wood, pela General Board of Higher Education and Ministries (Junta Geral de Educação Superior e Ministérios), EUA. Representando a Faculdade de Teologia da Igreja Metodista no Brasil estarão os professores Rui de Souza Josgrilberg, Paulo Roberto Garcia, Blanches de Paula, Nicanor Lopes e José Carlos de Souza. Alguns participantes das três primeiras etapas do Projeto SOL-África ajudarão a compor suas respectivas delegações. Os trabalhos apresentados no 1º Encontro Teológico farão parte de um caderno que será publicado e disponibilizado aos países envolvidos.

Na sequência do encontro, entre os dias 02 e 03 de dezembro ocorrerá, no mesmo local, a Reunião de Avaliação do Projeto SOL-África. Após quatro etapas realizadas ao longo de dois anos de execução, o projeto será avaliado pelos representantes de todos os países envolvidos, e serão definidos os novos caminhos no qual o SOL-África deve trilhar. Juntamente com a delegação brasileira e as organizações da Igreja Metodista Unida dos Estados Unidos, estarão o Bispo Gaspar Domingos e o Rev. Almeida Lemba, representando a Igreja Metodista Unida em Angola (Conferência Oeste); Revda. Olga Ranchaze, da Igreja Metodista Unida em Moçambique e o Bispo José Sifredo Oliveira Linhares Teixeira, da Igreja Evangélica Metodista em Portugal.

Demétrio Henrique Soares

Assistente do Programa de Relações Institucionais


Para saber mais leia:

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: