Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Professora representa FaTeo na V Assembleia da Igreja Metodista Unida do Equador

Professora representa FaTeo na V Assembleia da Igreja Metodista Unida do Equador

23/11/2015 19h26

 

da Esquerda para a direita, Revda. Dra. Margarida ribeiro, Revda Lizzete Montalvo, presidente do CIEMAL e os bispos Samuel Aguillar, do Peru e Silvio Cevallos, do Equador

 

A Profa. Dra. Margarida Ribeiro esteve em Quito, no Equador, onde participou da V Assembleia da IEMUE, que aconteceu de 30 de outubro a 01 de novembro, representando a Faculdade Teologia e a Igreja Metodista no Brasil. “Como representante da Igreja no Brasil, saudei os/as participantes e, no relatório, destaquei os trabalhos realizados em parceria com a igreja do Equador”, disse, lembrando, o fortalecimento do projeto de formação e intercâmbio de saberes entre Brasil e Equador. A professora também destacou a elaboração e publicação de materiais para a Escola Dominical e a realização de encontros para formação de equipes de educação cristã. As igrejas de Brasil e Equador assumiram o compromisso de dar continuidade a estes desafios.

 

Assembleia em Quito - Equador

 

Pela Faculdade de Teologia, a professora Margarida apresentou relatórios sobre o desempenho da FaTeo e o projeto SOL Andino (Solidariedade com a América Latina), que desde julho 2012 a julho de 2015, realizou cinco etapas de capacitação em diversas áreas, especialmente Aconselhamento Pastoral, Liturgia e Teologia Wesleyana. “Este projeto tem recebido o apoio da Igreja Metodista da Grã-Bretanha e visa à capacitação de lideranças clérigas e leigas”.  

 

Mesa da V Assembleia do Equador

 

Nestes três anos, o Projeto SOL Andino alcançou 183 pessoas clérigas e leigas do Equador e Chile, que participaram de capacitações certificadas. Para que o conhecimento fosse aprofundado a FaTeo também doou livros de conteúdos desenvolvidos nas diferentes áreas. O compromisso no processo de capacitação de lideranças, foi reafirmado pelos países.

 

Superintendes distritas eleitos na Assembleia, Reverendo Freddy Gonzalez e a Revda. Carmem Castañeda Alabán, primeira mulhern eleita como SD no Equador

 

Durante a Assembleia, a professora Margarida foi convidada a partilhar sobre a Reforma Protestante, o que aconteceu no dia 31 de outubro (sábado) no período da manhã. “Realizei um estudo sobre ‘As mulheres e a reforma protestante’, oportunidade de trazer à memória a nossa história ‘Ecclesia reformata et semper reformanda est’ Igreja reformada sempre se reformando, e quiçá se reformando com justiça, paz e dignidade e prosseguindo com sabedoria e fé em direção ao Reino de Deus.”

 

Bispo Silvio Cevallos, reeleito nesta Assembleia

 

A Assembleia Geral confirmou a reeleição do Bispo Silvio Cevallos, e também a eleição da liderança para superintendência distrital da IEMUE, do Rev. Freddy Gonzalez e da Revda. Carmem Castañeda Alabán, primeira mulher eleita como superintendente distrital na Igreja Evangélica Metodista Unida do Equador.

 

Dentre os convidados, estiveram presentes na Assembleia, o Bispo Samuel Aguilar da Igreja Metodista do Peru, a Profa. Dra. Dora Canales - Diretora do Seminário Wesleyana de Lima, o Rev. Juan Gatinoni – Secretário para América Latina e Caribe Ministérios Globais UMC, a Revda. Lizzete Gabriel Montalvo - Presidente do Conselho de Igrejas Evangélicas Metodistas da América Latina e Caribe – CIEMAL, além da Profa. Dra. Margarida Ribeiro, pelo Brasil. “O melhor de tudo é que, como João Wesley, podemos dizer  ‘Que Deus está conosco’.”

 

Ainda no Equador, a Profa. Dra. Margarida Ribeiro participou de mais um encontro de mulheres. Este ano o tema foi: “Mulheres na Bíblia, gênero e cotidiano”, e o encontro aconteceu na Igreja Metodista Emanuel, com estudos bíblicos, dinâmicas e grupos de trabalho. O encontro reuniu 32 mulheres, da liderança da Igreja Metodista Unida do Equador - IEMUE.

 

 

Texto: Rose Rosa
Fotos: Arquivo pessoal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: