Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Professora da Fateo será uma das escritoras de livro sobre Howard Thurman

Professora da Fateo será uma das escritoras de livro sobre Howard Thurman

04/10/2016 21h45 - última modificação 05/10/2016 19h10

 

A professora Blanches de Paula, será uma das escritoras juntamente com pastores e pastoras, professores e professoras que escreverão um livro sobre Howard Thurman, pastor e professor que lutou pelos direitos civis nos Estados Unidos e tem vários livros que enfatizam uma espiritualidade social que envolve a práxis cristã, pastoral e do cuidador ou cuidadora. “Eu escreverei um texto de intersecção entre os capítulos colocando um tom latino-americano.” Thurman tinha uma reflexão muito relevante sobre o diálogo entre culturas para a promoção da paz, no ambiente de esperança.

 

Com o pastor Sam White que esteve na FaTeo, ano passado

 

O doutor Gregory Alisson II é o organizador deste livro. Dentre os escritores estão Parker Palmer, Barbara Brown Taylor e Luther Smith, muito conhecidos no contexto estadunidense.

 

Encontro com a comunidade de brasileiros e estudantes de português

 

Blanches, que além de professora na FaTeo é coordenadora do Curso Presencial e do Programa de Formação de Curso da FaTeo está em Atlanta até o final de dezembro, na Candler School of Theology – Emory University, onde cursa seu pós doc. Além deste, outro texto do pós-doc será um artigo feito em parceria com o Dr. Gregory sobre Howard Thuman a partir do olhar brasileiro.

 

 

No encontro com estudantes latino-americanos

 

Pós-doc

Enquanto seguem as aulas no pós-doutorado, com a professora trabalhando como co-teaching, com o Dr. Gregory, Blanches tem tido oportunidade para ampliar os horizontes do cuidado pastoral com o olhar brasileiro e latino-americano. “Tem sido uma grande oportunidade de revisitar minha história, nossa história como brasileiros e brasileiras e nossa identidade latino-americana.”

 

Com o autor Daniel Black

 

Em uma das aulas do pós-doc, houve a participação de Daniel Black, autor de um dos livros sobre a história dos negros nos EUA. “Noutra aula foi lembrado o dia da paz e refletimos sobre a relação entre o Cuidado Pastoral e a promoção da paz. Nesta aula, alguns funcionários e funcionárias da Emory também estiveram presentes.”

 

Culto na Powers Ferry UMC

 

Para além das aulas, a professora tem feito visitas a igrejas e na semana passada a uma sinagoga de Atlanta.  “Lá, dialogamos com o Rabi David Spinrad sobre o cuidado pastoral diante das tensões culturais e religiosas.”

 

Com o Rabi David Spinrad

 

Igrejas brasileiras e multiculturais

Blanches também visitou a Powers Ferry UMC, uma Igreja Metodista Brasileira em Atlanta, pastoreada por Edney Joaquim, oriundo da 6ª RE. Blanches também visitou a igreja do pastor Sam White que esteve na FaTeo em 2015, junto com o Dr. Gregory. “É uma Igreja Batista bem acolhedora, me fez lembrar alguns filmes em que aparecem igrejas de negros/as nos EUA.”

 

Com o pastor Edney Joaquim, na Powers Ferry UMC, e Bárbara Hufner Kemper, que já foi missionária no Brasil (Fateo)

 

Conhecida como uma igreja multicultural, a Clarkston UMC também foi alvo da visita da pastora Blanches. Além da presença de pessoas de diversas culturas e países de dentro e fora dos EUA, na igreja Clarkston, a pastora participou de um momento com pessoas de vários países e línguas. “No final do culto me convidaram para cantar o refrão do “Quão grande és Tu”, em português! Aliás, pessoas de diversas línguas e culturas cantaram o mesmo refrão, no seu próprio idioma, foi bem tocante.”

 

Com a Pra. Karen Lyons, da Clarkston UMC

 

Brasileiros na Emory

Blanches também tem participado de encontros com brasileiros na Emory. “O encontro tem o objetivo de compartilhar notícias e celebrar esperança em meio aos desafios que o Brasil tem enfrentado. Também participei de um encontro com a Comunidade Latino-americana de estudantes que partilharam os desafios dos/as latinos/as na realidade estadunidense e a criação de espaços para o cuidado pastoral especialmente em temas caros para essa comunidade, tais como: discriminação, documentação e saúde.”

 

Clarkston United Methodist Church

 

 

Igreja batista, do pastor Sam White, que esteve na FaTeo ano passado

 

Texto: Rose Rosa
Fotos: Arquivo

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: