Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Professora da FaTeo participa de mesa redonda sobre Liberdade de crença e culto

Professora da FaTeo participa de mesa redonda sobre Liberdade de crença e culto

27/05/2013 13h25 - última modificação 27/05/2013 13h29

A professora Margarida Ribeiro representou a Faculdade de Teologia da Igreja Metodista em mesa redonda sobre “Liberdade de crença e de culto: perspectivas internacionais a partir de diferentes visões”, no dia 23 de maio.

O evento, promovido pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Metodista, PPGE, ocorreu no campus Vergueiro e contou com a presença de convidados internacionais que vieram ao Brasil a convite da OAB, a Ordem dos Advogados do Brasil. O evento teve 70 participantes, entre eles docentes e estudantes da FaTeo.

SAIBA MAIS:

Mesa-redonda discute liberdade de crença e de culto com palestrantes internacionais


O grupo de pesquisa Políticas Públicas de Educação: Direito à Educação, Direitos Humanos e Laicidade do Estado, do programa de Pós-Graduação em Educação da Metodista, PPGE, promoveu, no dia 23 de maio, a mesa redonda “Liberdade de crença e de culto: perspectivas internacionais a partir de diferentes visões”.

Entre os participantes, professores e pesquisadores que, além de acadêmicos respeitados internacionalmente, são ligados à Igreja Mórmon e à Igreja Adventista, com doutorado por Harvard e pela Sorbonne, como John Graz, do Departamento de Assuntos Públicos e Liberdade Religiosa da Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia e Gregory Clark, diretor jurídico da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, entre outros (confira abaixo). A professora Roseli Fischmann, coordenadora do PPGE, será a mediadora da mesa.

Sobre os participantes:

Dr. W. Cole Durham Jr.
Dr. Durham é formado em direito pela Universidade de Harvard. Atualmente é Presidente do Consórcio Internacional para Estudos de Direito e Religião (ICLARS), com sede em Milão, Itália, e Co-Editor Chefe do Periódico de Oxford em Direito e Religião. De 1989 até 1994 Dr. Durham serviu como secretário da Sociedade Americana de Direito Comparativo, e também é membro da Academia Internacional de Direito Comparativo - a principal organização acadêmica no nível global quando fala-se em Lei Comparativa.  Dr. Durham é professor e pesquisador da J. Reuben Clark Law School na Universidade Brigham Young (Utah, Estados Unidos) desde 1976, e tendo sido nomeado diretor do Centro Internacional de Estudos de Direito e Religião. Desde 1994, Dr. Durham tem constantemente sido professor visitante de direito na Universidade Central de Direito em Budapeste, onde ensina direito constitucional comparativo para estudantes de todo o leste europeu, bem como da Ásia e África.

Dr. Brian J. Grim
Dr. Brian J. Grim é um pesquisador sênior e diretor de dados transnacionais no Fórum do Centro de Pesquisas em Religião e Vida Pública, especializado em demografia religiosa internacional, medição de restrições globais de religião e regulação social transnacional de religião. Dr. Brian também é o principal pesquisador no projeto internacional de demografia religiosa do Instituto de Cultura, Religião e Assuntos Mundiais da Universidade de Boston.  Brian tem abrangente experiência internacional. Antes de juntar-se ao Fórum Pew, trabalhou por 20 anos como educador, pesquisador e coordenador de desenvolvimento na China, antiga União Soviética, Cazaquistão, Malta, e outros lugares na Europa e Oriente Médio. Seus interesses em pesquisa incluem medidas quantitativas relacionadas à regulamentação de religiões, liberdade religiosa e conflitos sócio-religiosos.

Dr. John Graz
John Graz é cidadão da Suíça e da França. Estudou teologia, história e sociologia da religião na França, obtendo o Mestrado da Universidade de Montpellier e o Doutorado da Universidade Sorbonne, em Paris. Tem se envolvido promovendo e defendendo a liberdade religiosa e participando em iniciativas ligadas a relações interconfessionais desde que era estudante universitário. Sua família uniu-se aos Aliados da Segunda Guerra Mundial, e seu avô morreu no campo de concentração de Dachau por ter ajudado os judeus e a Resistência Francesa.  O Dr. John Graz viajou por aproximadamente 100 países na promoção e defesa da liberdade religiosa para todos. Ele organizou três congressos mundiais sobre liberdade religiosa e lançou mais de 40 congressos internacionais e simpósios nos cinco continentes. O Dr. Graz originou os Festivais de Liberdade Religiosa — os maiores encontros de liberdade religiosa já organizados em todo o mundo, tendo recebido diversos prêmios pela iniciativa.

Em 1995, foi eleito diretor do Departamento de Assuntos Públicos e Liberdade Religiosa da Associação Geral Igreja Adventista do Sétimo Dia e tem servido como contato com as Nações Unidas. Em 1995, ele também se tornou Secretário Geral da IRLA, Associação Internacional de Liberdade Religiosa. Em 2002, foi eleito Secretário da Conferência dos Secretários das Comunhões Cristãs Mundiais, um grupo de líderes das igrejas a nível mundial que representa dois bilhões de cristãos.

Dr. Gregory Clark

Dr. Clark é formado em direito, com extensa experiência legal internacional. Está envolvido em direito internacional nos últimos 25 anos, trabalhando com grandes empresas, vivendo 19 desses anos no exterior como expatriado. Tem experiência na negociação de concessão de petróleo e gás entre Corporações Petroleiras Ocidentais e diferentes governos atuando na supervisão dos aspectos legais do desenvolvimento de projetos de Petróleo e gás localizados na América Latina e Países Árabes. Dr. Clark também tem longa experiência na supervisão dos assuntos legais d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no México, América Central, Caribe e América do Sul, e também de trabalhar com os governos desses países e regiões na promoção da liberdade religiosa. Dr. Clark, como autor e orador, é pioneiro no conceito de que é do maior interesse econômico da comunidade empresarial promover a liberdade religiosa como parte integral de suas iniciativas de Responsabilidade Social Corporativa (“RSC”).

Mesa Redonda
“Liberdade de crença e de culto: perspectivas internacionais a partir de diferentes visões”.

Data: 23 de maio de 2013, quinta-feira, das 14h às 16h.

Local:
Universidade Metodista de São Paulo – Campus Vergueiro - Auditório
Av. Senador Vergueiro, 1301- Jardim do Mar - São Bernardo do Campo – SP.

Apoio: FAHUD – Faculdade de Humanidades e Direito da Universidade Metodista de São Paulo; Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo; Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo

 

 



Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: