Professora da FaTeo ministra aulas na Candler School of Theology
23/08/2016 21h50 - última modificação 15/09/2016 18h11
A coordenadora do Curso presencial e do Programa de Formação da FaTeo Profa. Dra. Blanches de Paula, já está nos EUA, na Candler School of Theology para estudos de pós doutorado. Sua pesquisa será sobre Sofrimento e Esperança no Contexto Brasileiro, um aprofundamento do tema desenvolvido em seu doutorado. Desde que chegou lá, no início de agosto, ela vem trabalhando junto com o Prof. Dr. Gregory Ellison II, num curso intensivo sobre Cuidado Pastoral com a População Marginalizada.
- Com o Dr. Gregory, na igreja de Martin Luther King
Como parte do curso, a professora Blanches assistiu a ultima sessão de um julgamento, de um rapaz que, portando uma arma, roubou três pessoas. O rapaz foi condenado a 30 anos de prisão. Ainda como parte do curso intensivo, alunos e alunas, junto com os professores viram um pouco mais do contraste entre pessoas extremamente ricas e pessoas pobres, visitando uma super igreja, perto de Atlanta, que chega a parecer, em seu interior como um grande condomínio. As visitas a outras igrejas fazem parte das aulas, como a Igreja batista Ebenezer, a antiga Igreja de Martin Luther King, além de conhecer os bairros e conversar com moradores sem teto.
Dentro das aulas do Dr. Gregory, mais uma participação de brasileiro, desta vez por Skype. O artista plástico Sidney Amaral, que está fazendo a capa do novo livro do Dr. Gregory, Diálogos Destemidos (Fearless Dialogues), traduzido pela Dra. Blanches, deu sua contribuição ao diálogo com os alunos e alunas do curso intensivo.
- Na Igreja Presbiteriana Coreana, como parte das aulas
Blanches participou ainda de reuniões de preparação de aulas e, inclusive de reunião para qualificação de doutorado, com o tema Aconselhamento Pastoral com pessoas Asiáticas nos EUA.
No campus da Candler University, a partir desta semana, ela dá aula junto com o Dr. Gregory no curso Care of Souls, Care of World, com presença de textos de Paulo Freire, Leonardo Boff, Viktor Frankl e Dorothee Zolle, entre outros.
Texto: Rose Rosa
Fotos: Arquivo pessoal