Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Professor metodista vai coordenar comitê local do Fórum Mundial de Teologia

Professor metodista vai coordenar comitê local do Fórum Mundial de Teologia

17/03/2008 11h28 - última modificação 17/03/2008 11h29

Da Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação


O professor e sociólogo da religião Saulo Baptista, da Igreja Metodista em Belém/PA, vai coordenar o Comitê local do III Fórum Mundial de Teologia e Libertação, agendado para a semana que antecede a realização do Fórum Social Mundial, que será hospedado, em janeiro de 2009, pela capital do Pará, Belém.

O Comitê local do Fórum de Teologia foi instalado, oficialmente, no sábado, em Belém. O tema do III Fórum é “Água – Terra – Teologia para outro mundo possível”, e terá eixos temáticos que vão do tema religiões, ecumenismo e diálogo inter-religioso a textos sagrados e teologia, passando pela ecologia, arte comunicação e teologia.

O Fórum de Teologia tem-se firmado como um espaço de diálogo, ecumênico e plural. A primeira edição do Fórum aconteceu em Porto Alegre, em janeiro de 2005, sob o tema “Uma teologia para outro mundo possível”, e o segundo foi realizado em Nairobi, em janeiro de 2007, com o tema “Uma espiritualidade para outro mundo possível”.

Em fins de maio de 2007, o Conselho Internacional do Fórum Social Mundial noticiou a decisão do local para a realização do VIII Fórum Social Mundial: Belém, capital do Estado do Pará, na região amazônica brasileira. A partir dessa decisão, o FMTL também ganhou um endereço para planejar sua terceira edição, deixando-se contagiar com o apelo do tema ecológico – os desafios, diversidade e possibilidades elaboradas pela complexidade cultural e religiosa da Amazônia.

Assim, o III FMTL será um encontro por uma teologia da sustentabilidade da vida no planeta. Deverá elaborar uma reflexão e um discurso teológico a partir de um sentido muito concreto e orgânico da vida, pois a própria análise de realidade social e política no contexto amazônico promovem uma relação direta com a terra, a água e a biodiversidade, bem como desnuda limites e alternativas da relação do ser humano com seu ambiente imediato.

O Comitê Local do FMTL é formado para assegurar as demandas de organização logística no local em que é realizado o Fórum. Através de um trabalho compartilhado com a Secretaria Permanente, o Comitê Local para o III FMTL A cidade de Belém do Pará, por sua vez, oferece amplas condições para a realização do evento.

As diferentes organizações que compõem o Comitê Local atuam e produzem teologia na região, além de valorizarem as questões contextuais, sociais e religiosas. São elas: o Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs (CAIC) ; a Associação Amazônica de Ciências humanas e Religião (ACER); o Instituto de Pastoral Regional (IPAR); o Centro de Estudos Bíblicos – Regional Norte (CEBI); o Conselho Indigenista Missionário (CIMI); a Conferência de Religiosos do Brasil (CRB), a Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: