Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Professor da FaTeo conclui Programa de Estudos de Pós-doutorado

Professor da FaTeo conclui Programa de Estudos de Pós-doutorado

20/03/2009 19h02 - última modificação 25/03/2009 13h22

imagens/Elias_Geoval.jpg

Prof. Elias Boaventura (à esquerda) e prof. Geoval


De maio de 2007 a outubro de 2008, o professor da FaTeo e bispo metodista Geoval Jacinto da Silva realizou o programa de Estudos de Pós-doutorado na Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP, sob a orientação do Professor Doutor Elias Boaventura e realizou pesquisa sobre a temática “Raízes Históricas do Protestantismo Brasileiro. Influências do Movimento Pietista na Educação Teológica, 1930 - 1970. Implicações dessa influência na formação pastoral”. A pesquisa foi constituída de três partes:


1ª. Visão da história da educação, implantação das igrejas de missão, educação confessional e origem da educação teológica no protestantismo brasileiro;


2ª. Origem do movimento pietista, seu desenvolvimento nos Estados Unidos da América; herança da educação teológica e sua influência na formação pastoral das igrejas de missão: Metodista, Presbiteriana e Batista;


3ª. Estudos da influência do movimento pietista na Educação Teológica nas Faculdades de teologia das igrejas Metodista, Presbiteriana e Batista, à luz de quatro eixos metodológicos: formação pastoral; experiência religiosa; prática litúrgica; abordagem do uso da Bíblia. Os estudos foram desenvolvidos principalmente a partir de pesquisas bibliográficas, complementadas por pesquisas de campo.


A comissão de avaliação constituída pelos professores: Prof. Dr. José Maria de Paiva e Prof. Dr. Bruno Pucci emitiu o seguinte parecer sobre a pesquisa. “que o texto produzido por Geoval, pela relevância da temática e da pesquisa, pela densidade crítico-teórica e pela contribuição à História da Educação Brasileira, deva ser publicado em forma de livro e concedido a Geoval Jacinto da Silva o Diploma de Estudos de Pós-Doutorado junto ao PPGE/UNIMEP.”

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: