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Professor da FaTeo participa de Congresso Wesleyano no México. Palestra está na Internet

26/06/2012 12h45 - última modificação 26/06/2012 12h42

 

O professor Rui Josgrilberg expôs a interpretação brasileira do “Quadrilátero Wesleyano”, que deve ser adotada pelos seminários mexicanos

O  professor Rui de Souza Josgrilberg esteve no México nos dias 18 e 19 de maio participando do II Congresso Wesleyano Conferencial, que teve como sede o belo templo “El Mesias”, de Balderas, cidade do México (foto).

Sua palestra sob tema “O metodismo e a tomada de consciência coletiva” está, agora, disponível no Youtube, em seis partes.

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O professor Rui expôs aos metodistas mexicanos a interpretação brasileira do “Quadrilátero Wesleyano”, método que sintetiza o pensamento de John Wesley.   Como  caminho de aprendizado da Palavra de Deus, o teólogo anglicano associou a  leitura da Bíblia, o raciocínio, a tradição e a experiência. Unidos, esses quatro elementos – Bíblia, Raciocínio, Tradição e Experiência – foram chamados pelos teólogos de Quadrilátero Wesleyano.

Hoje já se fala em mais um elemento integrando a metodologia wesleyana: a criação. Estudos feitos pelos professores Duncan Alexander Reily, Rui de Souza Josgrilberg e José Carlos de Souza, da FaTeo, destacaram a importância da criação como expressão da sabedoria divina. “A premissa é que Wesley estava convencido de que o centro vivo da fé cristã encontra-se revelado na Bíblia, é iluminado pela tradição, é despertado pela experiência na vida, é fortalecido pela razão, e pode ser observado na criação. Portanto, seriam cinco e não quatro elementos a moldar o quadro metodológico da teologia wesleyana.

Segundo o professor Josgrilberg, este quinto elemento foi acolhido com muito interesse pelos teólogos wesleyanos, que devem adotá-lo em seus estudos teológicos futuros. “Há uma proposta de levar para a Assembleia (o concílio da Igreja mexicana) a substituição  do quadrilátero americano pela versão brasileira, com a inclusão da criação como fonte de reflexão teológica”, informa.

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