Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Professor da FaTeo participa de Congresso em Jerusalém

Professor da FaTeo participa de Congresso em Jerusalém

21/08/2009 12h37 - última modificação 21/08/2009 12h37

imagens/EdsonIsrael.jpg

O Prof. Edson de Faria Francisco participou do 22º Congresso do International Organization for Masoretic Studies (IOMS), na Universidade Hebraica de Jerusalém, no Monte Scopus, no dia 2 de agosto de 2009. Este congresso foi realizado conjuntamente com o 15º World Congress of Jewish Studies, realizado de 2 a 6 de agosto de 2009 na mesma universidade.

O tema apresentado teve como título “Achievements of the Lexicon Masoreticum: General Structure and Selected Examples”. A apresentação tem relação com o atual projeto de pesquisa de pós-doutorado do Prof. Edson intitulado Lexicum Masoreticum: Léxico de Terminologia Massorética Tiberiense.

No congresso, o Prof. Edson teve a oportunidade de encontrar e rever vários estudiosos da área de estudos massoréticos, tais como Aron Dotan, David Marcus, Jordan S. Penkower, Yosef Ofer, Geoffrey Khan, Lea Himmelfarb, José Martínez Delgado, entre outros, recebendo bom acolhimento de seus colegas internacionais.

A reação do público e dos estudiosos foi muito positiva ao tema apresentado. O Prof. Aron Dotan, presidente do International Organization for Masoretic Studies, convidou pessoalmente o Prof. Edson para o próximo congresso do grupo a ser realizado em Helsinque, na Finlândia, em agosto de 2010.

Além do congresso, o Prof. Edson teve a oportunidade de visitar a biblioteca da École Biblique de Jérusalem, doando um exemplar de seu livro Manual da Bíblia Hebraica, 3a. edição. Um outro exemplar foi doado para a biblioteca da Universidade Hebraica de Jerusalém.

Além disso, o Prof. Edson fez várias visitas a lugares sagrados em Jerusalém, em Israel, como o Muro Ocidental, mais conhecido como Muro das Lamentações(foto), a Igreja do Santo Sepulcro, o Monte das Oliveiras, o Jardim do Getsêmani, a Via Dolorosa, o Vale do Cedrom (o Vale de Josafá), as ruínas da piscina de Betesda, o Cenáculo, a Tumba do Jardim, o Gólgota e a Caverna de Zedequias, entre outros locais, tendo percorrido em várias ocasiões os quatro quarteirões da Jerusalém histórica, os bairros judeu, muçulmano, cristão e armênio. Além de Jerusalém, o Prof. Edson fez uma visita à Igreja da Natividade, em Belém, na Palestina.

A viagem proporcionou ao Prof. Edson a oportunidade de conhecer tanto Israel pela primeira vez quanto estreitar ainda mais seus contatos com estudiosos internacionais da área de estudos massoréticos, participando como palestrante de mais um congresso internacional.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: