Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Pregação, educação e Responsabilidade Social devem estar juntas na missão contemporânea

Pregação, educação e Responsabilidade Social devem estar juntas na missão contemporânea

03/06/2016 18h27

Tema foi abordado pelo vice-reitor da FaTeo, Prof. Dr. Nicanor Lopes, nesta quinta 01, em Montpellier, na França.


Da esquerda para a direita, Dr. Marc Splinder, que coordenou a mesa e o Dr. Nicanor Lopes


Nesta quinta-feira (01), pela manhã, em Montpellier - Sul da França, o prof. Nicanor Lopes apresentou palestra sobre os Paradigmas da Missiologia Wesleyana: A indissociabilidade da Pregação [evangelização], Educação e Responsabilidade Social na missão contemporânea.

 

Para o professor Nicanor, “A temática se justifica face a pluralidade religiosa brasileira nas diversas ações das igrejas evangélicas brasileiras. Se por um lado temos a dimensão religiosa midiática com intensões claras em projetos políticos privatizantes da religião, por outro lado o movimento das "igrejas nas casas", chamado de células que tem por trás a dimensão do marketing multidimensonal criam uma hegemonia missionária privatizante desvalorizando a dimensão comunitária da fé cristã.”

 

Em sua palestra, que traz pontos de sua tese de doutorado, o professor Nicanor fala de regate das razões ou raízes da missiologia wesleyana. Algo que é necessário para garantir a identidade metodista estabelecida no século XVIII no movimento dos irmãos Wesley, “com grande expansão na implantação do Metodismo Estado Unidense e também no metodismo brasileiro.”

 

Para ele, as ações isoladas da pregação, educação e responsabilidade social atendem as demandas da vida ministerial interna da igreja. No entanto, “quando as ações desta tríade se fundem na ação ministerial da igreja se cria um núcleo gerador missionário, que pode ser identificada como missão de Deus.”

 

O coordenador da Mesa foi Marc Splinder, doutor e professor emérito de universidades de Leiden e Utrecht (Holanda), onde ensinou e conduziu projetos de pesquisa interdisciplinares sobre instituições e teologias cristãs da África e Madagáscar, Índia, Indonésia, América Latina e no Pacífico, nas suas relações com os movimentos ecumênicos e missionários transnacionais contemporâneas. Marc Spindler é missiologista e ecumênico.


Texto: Rose Rosa
Foto: Arquivo pessoal/Nicanor Lopes

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: