Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Pós-graduação em Aconselhamento Pastoral tem primeiro encontro presencial de 2015

Pós-graduação em Aconselhamento Pastoral tem primeiro encontro presencial de 2015

04/11/2015 18h25 - última modificação 04/11/2015 18h23

No encerramento da semana presencial

 

Um grupo de 36 alunos esteve na FaTeo, na primeira semana de encontro presencial do curso de pós-graduação lato sensu semipresencial em Aconselhamento Pastoral. Os encontros, para o ano que vem acontecerão de 09 a 13 de maio e de 24 a 28 de outubro, sempre no Campus Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo.

 

Na abertura da semana, aula magna com a Profa. Dra. Blanches de Paula, que também coordena o curso

 

Além do encontro presencial, semestral, por ser um curso na modalidade semipresencial, alunos e alunas desenvolvem atividades em ambiente virtual, acompanhados por professor auxiliar, on-line. O curso também opera em fluxo contínuo, o que possibilita a entrada de novos estudantes ao grupo, a cada semestre.

 

Neste primeiro encontro, o grupo, eclético, composto por pastores, pastoras e profissionais de outras áreas do conhecimento, mas que de alguma forma atuam nos diversos setores da Igreja, vieram de várias partes do Brasil e até de fora do país. É o caso da pastora metodista Angela Cristina Nascimento, que há dois anos pastoreia a Igreja Metodista da cidade de Traiguén, no sul do Chile, atuando na capelania da Escola Metodista de Rulo, uma comunidade mapuche (indígena), em Nueva Imperial. “Decidi fazer o curso pela qualidade de ensino, visando ferramentas para o meu trabalho em comunidades mapuches, por causa da interculturalidade.”

 

Pastora Angela Nascimento, que veio do Chile para fazer o curso

 

A pastora Angela lembrou que o Chile é um país que vive a tensão de riscos de catástrofe (terremoto, tsunami) e conta que veio fazer o curso para “capacitar-me para o trabalho de aconselhamento pastoral para uma  ação em meio a estas circunstâncias e também para capacitar pessoas para apoio”. Para ela, a grade curricular também acabou sendo grande incentivo para viajar 3.000 Km apenas para participar do curso.

 

As aulas aconteceram no 3° andar do Anexo do Edifício Ômega

 

Morando bem mais perto, na Zona Leste de São Paulo, a psicóloga Daniela Soares, membro da Igreja Assembleia de Deus – Ministério Resgate, também está cursando a pós. Ela trabalha, na igreja, com adolescentes e como conselheira familiar de um  ministério de famílias, que foca nos relacionamentos de casais e de pais e filhos. Daniela se sentiu motivada a participar do curso para fazer uma ligação entre a teologia e a psicologia. “Em meio aos conflitos, seja o casal ou os adolescentes, quando eles me procuravam, eu conseguia fazer um ótimo trabalho na área em que me formei, mas faltava essa relação com a base bíblica”.

 

Daniela já está colocando em prática o que aprendeu no curso

 

No último dia da semana de encontro, Daniela já contava sobre aplicação daquilo que aprendeu no curso. “Essa semana fiz uma dinâmica com os adolescentes, e já consegui passar um pouco do que aprendi aqui. Percebi que meu olhar mudou”, disse, lembrando-se da aula que teve sobre estigma e preconceito, com o professor Oswaldo. “Eu já consegui trabalhar dentro da Bíblia em relação a pessoas que sofreram ou sofrem preconceito, trabalhei a questão do bullyng e da exclusão”, disse. “Colocando em prática, com os adolescentes, eu percebi que foram muito ricos esses dias aqui. Eu adquiri conhecimentos que não tinha, na área bíblica mesmo e em outras áreas abordadas pelos professores”.

 

Matriz Curricular

A matriz curricular do curso contempla: Modelos de aconselhamento pastoral; fundamentos bíblico-teológicos para o aconselhamento pastoral; ética, desejo e cultura de consumo; aconselhamento pastoral de grupos; subjetividade e urbanidade; aconselhamento pastoral e comunicação interpessoal; aconselhamento familiar e conflitos; saúde mental e comunidade; aconselhamento educativo e intervenções em crises e orientação de trabalho de conclusão de curso.

 

Com carga horária de 400 h/aula, o curso tem duração de 18 meses. Para cursar é preciso ter graduação em qualquer área. Dúvidas e informações sobre inscrições podem ser tiradas pelo e-mail:  latosensuead@metodista.br, ou pelo telefone: 0800 889 2222, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e de sábado, das 9h às 14h. (saiba mais)

 

 

 

Texto: Rose Rosa
Fotos: Ricardo Bissolato

 

 

 

 

 

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: