Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Pode a fé tornar-se idolatria? Esse é o tema de livro lançado por professor da FaTeo

Pode a fé tornar-se idolatria? Esse é o tema de livro lançado por professor da FaTeo

09/09/2010 18h06 - última modificação 09/09/2010 18h14

Pode a fé tornar-se idolatria? A atualidade para a América Latina da relação entre Reino de Deus e história em Paul Tillich.

Ao se olhar o contexto social e religioso brasileiro, muitas questões sobressaem. Entre elas, as tendências, atitudes e projetos identificados, direta ou expressamente com o Reino de Deus. Trata-se da idolatria, em novas e variadas versões. Neste livro do professor Claudio Ribeiro, a preocupação maior são as consequências das associações, diretas ou indiretas, de setores da Teologia Latino Americana para o socialismo, e da chamada "Teologia da Prosperidade" com o neoliberalismo econômico.

A teologia, não obstante necessitar das mediações filosóficas e científicas para interpretar e interagir com a realidade, tem uma reserva crítica e uma autonomia - seletiva, por suposto - em relação a todo e qualquer pensamento humano, até mesmo as questões que dizem respeito à compreensão da realidade da história. Essa especificidade do fazer teológico, enfatizada na produção do teólogo Paul Tillich (1886-1965) possibilita uma profícua contribuição para que a fé cristã não se torne uma idolatria, ao identificar o Reino de Deus com projetos intra-históricos.

Lançado pela Editora Maud, integrando a coleção "Temas Teológicos Contemporâneos", o livro do professor Claudio Ribeiro pode ser adquirido pela Livraria da Editeo.


Informações e vendas:

Rua do Sacramento, 230, Rudge Ramos
09640-000 São Bernardo do Campo SP
Tel (11) 4366-5012/4366-5787 Fax (11) 4366-5988
Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: