Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / PMs de Cristo: organização que completa 20 anos de existência tem ex-aluno da FaTeo no Conselho Deliberativo

PMs de Cristo: organização que completa 20 anos de existência tem ex-aluno da FaTeo no Conselho Deliberativo

11/07/2012 13h20 - última modificação 11/07/2012 13h20

“Levando a palavra de vida e esperança ao policial militar” é o lema da Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo – os PMs de Cristo, também conhecidos como “Policiais de Cristo”. A organização que completou 20 anos no último dia 25 de junho tem entre os seus conselheiros um ex-aluno da FaTeo: o tenente coronel e pastor metodista Evandro Teixeira Alves.

Formado em Teologia no ano de 2009 na FaTeo, atualmente ele está licenciado do pastoreio na Igreja Metodista para cursar um doutorado em “Ciências Policiais, Segurança e Ordem Pública” no Centro de Altos Estudos de Segurança da Polícia Militar do Estado de São Paulo - CAES. Foi nessa instituição escolar da PM que o pastor Evandro também fez o seu mestrado, que abordou tema que ele já havia trabalhado no Trabalho de Conclusão de Curso da FaTeo, sob orientação da professora Magali Cunha: o envolvimento da Igreja ajudando a Polícia a combater a violência.  “Nesse TCC dei uma ênfase muito mais teológica ao conteúdo; na tese de mestrado, que está sendo transformada em livro sobre o mesmo tema, dou um enfoque mais comunitário, com envolvimento da comunidade cristã e comunidade local”, conta o pastor.

Inspiração em Neemias

A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo - PMs de Cristo, para alguns, “Policiais de Cristo”, nasceu na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), em São Paulo. Ali, na década de 80, cadetes sentindo a necessidade de compartilhar suas dificuldades e experiências pessoais com Deus e com amigos, começaram a se reunir semanalmente, para cultuá-Lo e meditar em Sua Palavra.

Essa iniciativa foi se tornando mais consistente a cada dia, até que, em 1992, inspirados na história bíblica de Neemias (homem que mobilizou as famílias de Israel para a reconstrução dos muros de Jerusalém), cerca de 40 policiais militares, oriundos de várias denominações, se uniram para, oficialmente, fundar a “Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo”. A Associação foi criada com o objetivo de prestar assistência espiritual, psicológica e social aos policiais, levando a Palavra de vida e esperança do Evangelho de Jesus Cristo e trabalhando na restauração de vidas e reconstrução de famílias.

Por meio de núcleos que congregam voluntários, militares e civis, os Policiais de Cristo promovem em diversas unidades policiais, reuniões semanais denominadas “Momento com Deus”, com reflexões bíblicas e orações, visando o fortalecimento da fé e a melhoria do ambiente de trabalho e da qualidade de vida.

Com o projeto Ronda de Valorização da Vida (Ronda Missionária), capelães voluntários realizam visitas às unidades policiais prestando apoio e socorro aos policiais necessitados e com problemas pessoais, inclusive aos policiais internos no Hospital da Polícia Militar e no Presídio Romão Gomes. Quando necessário, encaminham o caso a profissionais de psicologia e a outros órgãos parceiros.

A entidade promove Cultos de Ação de Graças por ocasião de aniversários de unidades policiais, formaturas de cursos e outros eventos especiais. Realiza, também, palestras de qualidade de vida e prevenção ao uso de drogas. Pioneira e de caráter singular, os “PMs de Cristo” conquistaram o respeito e o reconhecimento do Comando da Polícia Militar, bem como das mais expressivas lideranças religiosas e seculares, pelos significativos serviços prestados à sociedade.

Em 2003, foi homenageada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em sessão solene, e recebeu a Medalha Mérito Comunitário da Polícia Militar.

O trabalho da entidade sempre se deu com base na constante valorização do policial como figura humana e no reforço de valores éticos, estimulando os policiais a exercerem a profissão com dignidade e respeito às leis e pessoas.

Mais informações:

PMS DE CRISTO

http://www.pmsdecristo.org.br/

Rua Pedro Vicente, 148-A - Ponte Pequena - São Paulo / SP - CEP: 01109-010

Telefones: 2991-9071 - 2991-9059 - 2203-7777 - e-mail: faleconosco@pmsdecristo.org.br

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: