Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Passagem pela porta histórica marca início das cerimônias de formatura de teologia, na sexta (09)

Passagem pela porta histórica marca início das cerimônias de formatura de teologia, na sexta (09)

12/12/2016 20h33

 

As cerimônias de formatura da turma 2013-2016 iniciaram na sexta-feira (9), com a tradicional Cerimônia de Passagem da Porta Histórica. Com estudantes perfilados, dois a dois, o vice-reitor Prof. Dr. Nicanor Lopes leu o texto de João 10.1-9, que inicia dizendo que é preciso entrar pela porta no aprisco das ovelhas e finaliza com Jesus afirmando que Ele é a porta e quem entra por Ele é salvo.

 

 

Em sua saudação, o reitor da FaTeo, Prof. Dr. Paulo Roberto Garcia lembrou da importância da tradição, e da expectativa de estudantes que pensaram e sonharam com esse momento de passagem por quatro anos, já que, na semana de integração, todos são levados a conhecer a porta e a história que ela carrega. “A abertura desta porta parece algo simples. Eu lembro que no passado, duas estudantes falaram pra mim, ora, isso é só uma porta... até a hora que elas passaram e começaram a chorar”, disse, lembrando que este momento simboliza o encerramento de uma etapa e início de outra.

 

 

“Passar por esta porta significa o compromisso com o pastorado, o compromisso com o reino.” O simbolismo da porta é tão grande que, a única vez na história da Faculdade de Teologia em que a porta foi aberta fora do momento de formatura foi durante um concílio geral. Por conta da chuva, houve exigência do pessoal da infraestrutura de que a porta fosse aberta, mas ela só permaneceu por um dia, porque, de acordo com o reitor, a pressão dos pastores e pastoras, ex-estudantes, foi tão grande em cima do Colégio Episcopal, que a porta foi fechada. Para o reitor, ao passar pela porta os/as estudantes anunciam a disponibilidade para a missão.

 

 

Depois da palavra do reitor foi entoado o cântico Vida e Missão (1ª e 3ª estrofes), em seguida, o bispo Luiz Vergílio da Rosa orou e o bispo Paulo de Oliveira Lockmann, acompanhado dos demais bispos presentes: Roberto Alves, Luiz Vergílio, João Carlos, Adriel Maia e Stanley Moraes, fez a abertura da porta e deu início ao processional com bispos, professores e estudantes pelas escadarias do Salão Nobre, do Edifício Beta.

 

 

Texto: Rose Rosa
Fotos: Arquivos de estudantes

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: