Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / O Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.... Dias de festa: culto de envio, posse de novos Reitor e Vice e formatura 2010.

O Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.... Dias de festa: culto de envio, posse de novos Reitor e Vice e formatura 2010.

13/12/2010 20h02 - última modificação 13/12/2010 20h03

*Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares. Josué 1.9*

Com muitos cânticos e palavras de gratidão, foi celebrado o chamado “Culto de Envio” dos formandos 2010 da Faculdade de Teologia na sexta, dia 10 de dezembro. O Culto de Envio é um momento de profundo significado simbólico, no qual a comunidade da FaTeo e das igrejas representadas oram pelos novos teólogos/as que serão enviados/as à missão. Neste ano, a celebração teve dupla relevância para a comunidade FaTeo: foram também empossados os novos Reitor e Vice.

|

.. image:: imagens/posse2010.jpg
:align: Center

*Bispos da Igreja Metodista, em momento de oração pela vida e ministério do professor Paulo Garcia e professor Nicanor Lopes, novos reitor e vice da FaTeo*

|

A cerimônia contou com a presença de representantes do Colégio Episcopal, lideranças da Igreja Metodista e de outras denominações, parentes e amigos/as dos formandos/as, fazendo o imenso Salão Nobre da Universidade Metodista, recém-reformado, parecer pequeno. Emocionante desde o início, com belas participações do coral Canto da Terra, da Fateo, o culto teve um momento de edificação desafiador, com a pregação do bispo João Carlos Lopes, presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodista. Baseado no capítulo primeiro do livro de Timóteo, o bispo João Carlos conclamou os novos teólogos/as e os professores Paulo Garcia e Nicanor Lopes, em suas novas funções de reitor e vice-reitor, respectivamente, a assumirem a missão com a plena confiança de que estão “no lugar certo”, exercendo a vocação a que foram chamados/as. Ao professor Rui Josgrilberg, que se despedia após 22 anos de dedicação à Reitoria da FaTeo, o bispo João Carlos dirigiu uma palavra de gratidão: “Falo em nome de toda a liderança da Igreja Metodista. Louvamos a Deus pelo ministério aprovado”.

O ato de posse foi conduzido pelo Bispo João Carlos Lopes e pelo presidente do Conselho Diretor da FaTeo, Rev. Paulo Dias Nogueira. Após a leitura da Ata de Posse pelo secretário do Conselho Diretor, Rev. Robson Alexandre Pereira, os professores Paulo Garcia e Nicanor Lopes receberam uma Bíblia, os Cânones da Igreja Metodista e o Estatuto da Faculdade de Teologia. Então, em uníssono, leram o Ato de Compromisso:

ATO DE COMPROMISSO DE POSSE DO REITOR E DO VICE-REITOR DA FATEO

Nós, enviados em missão e em face das responsabilidades a nós confiadas, no espírito de serviço a Cristo, comprometemo-nos a fazer o melhor que estiver em nosso alcance a fim de que a Faculdade de Teologia da Igreja Metodista cumpra sua vocação missionária e contribua, por meio do ensino, da pesquisa e da prática de professores, professoras e estudantes nas congregações locais, para tornar cada vez mais visíveis os sinais do Reino de Deus em nosso mundo. Comprometemo-nos a cumprir e fazer cumprir, Deus nos ajudando, as leis da Igreja Metodista, os Estatutos da Faculdade de Teologia e as normas e princípios da Universidade Metodista de São Paulo, e trabalhar em consonância com as orientações do Colégio Episcopal e do Conselho Diretor. Buscaremos manter o espírito fraterno e comunitário e um ambiente de conciliação e respeito entre professores e professoras, estudantes, funcionários e funcionárias, “preservando a unidade no vínculo da paz”. Em oração, entregamos nossas vidas, nossos cargos e nossos planos nas mãos do Senhor nosso Deus, a quem pertence toda a honra e toda a glória, pedindo a Ele que a Sua vontade seja feita por intermédio do nosso trabalho.

|

**A festa do sábado: formatura!**


.. image:: imagens/formandos2010.jpg
:align: Center

|

No sábado, dia 11, foi a vez da formatura das turmas presenciais de Teologia (matutino e noturno) e do Curso Teológico Pastoral, CTP. O Colégio Episcopal a Igreja Metodista também esteve presente, bem como o Conselho de Pastores de Santo André.

Como nos anos anteriores, a formalidade da cerimônia não suplantou o clima de festa. Ao natural nervosismo dos momentos de discurso, entrega de certificados e homenagens uniram-se as explosões de júbilo de formandos/as e convidados/as que lotavam o auditório do Cenforpe. Várias igrejas vieram em peso prestigiar os novos pastores e pastoras, como as comunidades de São Mateus, bairro de São Paulo, e Cunha, cidade do interior do estado. Só de Cunha vieram mais de 70 pessoas, conta o formando Enoque Rodrigo, ainda emocionado com os aplausos efusivos que recebeu do público presente, comemoração por uma conquista que é de toda a Igreja: deficiente visual, Enoque agora se prepara a exercer seu ministério pastoral dando especial ênfase à questão da inclusão do deficiente na Igreja e sociedade.

Foram também homenageados professores/as e funcionários/as da Faculdade, profissionais que, ao longo de quatro anos de convivência, tornaram-se amigos e amigas. Como disse Enoque, externando um sentimento que é comum a todos os seus/suas colegas, “foi um dia para não se esquecer nunca mais”.

*Texto: Suzel Tunes*

*Fotos: CENA 5*

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: