Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / O Catolicismo Romano e Wesley em nossa América fecham a 65ª Semana Wesleyana

O Catolicismo Romano e Wesley em nossa América fecham a 65ª Semana Wesleyana

20/05/2016 19h46

 

O bispo João Carlos Lopes, presidente da 6ª Região Eclesiástica, foi o pregador no culto desta sexta(20) na FaTeo, que fechou a 65ª Semana Wesleyana, com a conferência Wesley e o Catolicismo Romano e Wesley em nossa América, pelo Dr. Justo González, que foi o principal conferencista desta edição que trouxe como tema geral Wesley em Diálogo com a Reforma, antecipando o aniversário de 500 anos da Reforma Protestante.

 

 

 

Este ano, a semana aconteceu com algumas novidades. A primeira é que já foi lançado na manhã de quinta (19) o livro Wesley em Diálogo com a Reforma, com as conferências abordadas pelo D. Justo González durante todo o evento. Além disso, mesmo depois do culto de encerramento, o reconhecido teólogo metodista, escritor e historiador com mais de 100 publicações, fará ainda a conferência com o tema Wesley e o Catolicismo Romano e Wesley em nossa América (a mesma da parte da manhã), no horário das 19h30, para contemplar os/as estudantes do período noturno.

 

O bispo honorário Paulo Ayres agradeceu a Deus pela vida de Catherine González que aniversariou nesta sexta

 

Iniciando o culto, a congragação cantou o hino Castelo Forte

 

O culto iniciou logo após as 10h e se estendeu até perto do meio dia, com direito a louvor, participação do coral Canto da Terra e ceia do senhor após a Palavra, lida no texto do Evangelho de Marcos 8.1-26.

 

O coral canto da terra teve participação no culto

 

 

O bispo João Carlos chamou a atenção para a singularidade do texto que mostra Jesus tocando duas vezes ao homem cego para que o milagre fosse completo.  No texto, Jesus ensina aos discípulos e fala de duas multiplicações de pães e peixes. “Na realidade esse bloco de Marcos trata de (re)fazer, (re)lembrar,( re)tocar e( re)ensinar”, disse, lembrando que Jesus não ensinou aos discípulos apenas uma vez, mas o fez várias vezes durante o discipulado de três anos. “Mesmo assim, depois de três anos, dos 12, um o traiu, um o negou e outros deles estavam com dúvidas sérias”.

 

 

 

Fazendo uma ponte com a experiência de Wesley na Rua Aldersgate, em 24 de maio de 1738, e também de seu irmão Charles, dois dias antes, o bispo ressalta a nossa necessidade de termos o ‘segundo toque’ de Deus, e de continuarmos sendo tocados por Deus para a transformação da Igreja em quatro aspectos: combater o demônio do egocentrismo que nos tira do caminho da adoração. “O melhor remédio para combater o egocentrismo é a adoração. Porque ele diz ‘eu’ estou no centro e a adoração mostra que eu não estou no centro do universo, mas Deus está no centro”. 

 

 

 

O segundo aspecto apontado pelo bispo é o combate ao demônio do individualismo que luta contra a formação comunitária, que gera desintegração social e um sentimento deque ‘eu não preciso das pessoas’. O bispo destacou que precisamos nos lembrar de que no processo do discipulado, o mais importante é o relacionamento, ainda que haja ensino.

 

 

 

O terceiro demônio a ser expulso, segundo o bispo João Carlos é o etnocentrismo. Isso vai liberar a Igreja a ser uma Igreja missionária. “Deus é Deus de todos os povos e nações.”  O quarto demônio a ser expulso é a apatia e indiferença que nos impede de ter como prioridade compaixão e justiça. Lembrando-se dos irmãos Wesley, o bispo ressaltou as visitas às cadeias e em especial, as que Charles fazia àqueles que estavam no corredor da morte.

 

 

 

Fechando os pontos, o bispo João Carlos disse que devemos sim orar por milagres na Igreja, mas a equação do milagre é “o poder que você já tem,  porque Cristo ressurreto vive em você e a compaixão”. Para encerrar o culto, o bispo Adonias Pereira do lago, presidente do Colégio Episcopal oficiou a Ceia do Senhor. O bispo honorário da Igreja Metodista, Stanley da Silva Moraes impetrou a bênção.

 

 

 

 

O Dr. Justo González recebeu certificado da universidade e um kit com livros de teologia wesleyana, edições em português

 

Texto: Rose Rosa
Fotos: Ricardo Bissolato

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: