Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / No dia 31 de outubro, protestantes pedem reforma

No dia 31 de outubro, protestantes pedem reforma

31/10/2013 13h10 - última modificação 31/10/2013 13h15


No dia 31 de outubro, Dia da Reforma Protestante, as redes sociais amanheceram repletas de diferentes mensagens e imagens alusivas ao fato. Em comum, o desejo de mudanças na Igreja.

O pastor batista Ed René Kivitz foi sucinto. Em sua página do Facebook escreveu apenas o tradicional lema “Sola fide. Sola scriptura. Sola gratia. Solo Christus. Soli Deo gloria”, lembrando que a fé, a Escritura e a graça de Cristo são as bases da reforma proposta por Martinho Lutero no século XVI.

Ana Cristina Aço, pastora na Igreja Evangélica Metodista Portuguesa e ex-aluna da FaTeo, compartilhou em sua página contundente mensagem da amiga Natalia Muller.

"(...) comemoramos o Dia da Reforma Protestante. E transformo minha comemoração em questionamento.
Quando começaremos a reforma???
O que chamava-se indulgencia, hoje se chama dízimo. Antes mandavam os Cardeais, hoje são Pastores, Apóstolos e afins. Antes reverenciavam os Santos, e os santos viraram cantores gospel.
Mas os feridos, as viúvas, os pobres, os pecadores, os enfermos e endemoniados continuam a beira do caminho. Deus continua sendo a marionete e o show circense nunca para. O que é bom é profano e o que é ruim, sagrado. Ser "Crente" é moda e ser cristão, pecado. A bênção de Deus é essencial e o Deus da bênção, grande coisa. Amor continua sendo utopia e a fé mercadoria.
E viva a Reforma que parou na metade. Hoje não temos mais pedreiros, só engenheiros".

O pastor metodista  Odair Pereira Bomfim discorreu sobre   “Halloween e Reforma Protestante” , lembrando as duas datas lembradas nesse dia. Ele esclareceu que a celebração do Halloween remonta ao tempo dos celtas, que viveram há mais de 2000 anos na região onde hoje se encontram a Inglaterra, Irlanda, Escócia e noroeste da França.

Os sacerdotes Celtas, chamados druidas, costumavam honrar Samhain, deus dos mortos, ao entardecer do dia 31 de outubro e no dia 1º de novembro. De acordo com a lenda Celta, Samhain controlava os espíritos dos mortos e tinha poder tanto para permitir que eles descansassem em paz como para fazê-los aterrorizar os vivos durante aquela noite. No século XIX, imigrantes irlandeses levaram esta tradição para a América do Norte, onde ela gradualmente se tornou uma celebração nacional. (...)

Depois, o pastor falou sobre a história e a importância da Reforma Protestante, movimento iniciado por um monge agostiniano chamado Martinho Lutero que teria uma vida religiosa igual à de tantos outros, se não tivesse sido profundamente marcada pela leitura da Bíblia.

(...) Foi então que encontrou a passagem de Romanos que incendiou sua alma: "O justo viverá pela fé".  A distância entre a realidade da Igreja e os princípios bíblicos que descobrira revoltou-o a tal ponto que resolveu protestar publicamente contra os rumos que Roma vinha imprimindo à fé cristã. Em 31 de outubro de 1517, afixou 95 teses contra as indulgências na porta da igreja onde pastoreava (Witenberg). Suas teses foram rapidamente divulgadas por toda a Alemanha. Nelas, ele afirmava a nulidade das indulgências para perdoar pecados e livrar almas da condenação, contestava o poder da Igreja como mediadora entre os fiéis e Deus e assegurava que todo fiel arrependido era remido de seus pecados através da fé em Cristo. Este foi o início da Reforma Protestante. O legado deixado por Lutero, de retorno às Escrituras, move as igrejas de tradição protestante até hoje.

O pastor conclui seu texto com uma questão: Qual a celebração que deve ser lembrada por um cristão de tradição protestante? Pense nisso, e ajude a esclarecer a importância da Reforma para o cristianismo” .

Diversas pessoas compartilharam ilustrações de Lutero, algumas com frases inspiradas em seus escritos ou atribuídas diretamente a ele:


E vários lembraram-se do filme Lutero, produção cinematográfica que resume a vida do líder protestante.




http://www.youtube.com/watch?v=eezenm7Tlps

Como diria Lutero, que traduziu a Bíblia do acadêmico latim para o popular alemão de sua gente, ECCLESIA REFORMATA ET SEMPER REFORMANDA EST... (a Igreja reformada está sempre se reformando).

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: