Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Na África da Copa, organizações de direitos humanos lançam a campanha: "Marque um gol pela igualdade de gênero"

Na África da Copa, organizações de direitos humanos lançam a campanha: "Marque um gol pela igualdade de gênero"

18/06/2010 19h59 - última modificação 18/06/2010 19h59


Futebol 2010: marque um gol pela igualdade de gênero


Fonte: Agencia Latinoamericana y Caribeña de Comunicación (ALC)

Aproveitando o clima de Copa do Mundo, duas organizações sulafricanas: Gender Links (Relações de Gênero) e o Centro Diversidade e Meios de Comunicação lançaram campanhas de sensibilização, publicações e seminários em torno da temática de gênero.

Em todo o país a Gender Links está realizando uma campanha de conscientização acerca do tráfico de pessoas: “Marque um gol pela Igualdade de Gênero. Diga não ao tráfico de seres humanos”. A campanha ocorre em colaboração com a Comunidade Fórum Nacional de Rádio e Meios Comunitários para o Desenvolvimento.

A campanha terá a forma de três spots de rádio, que abordam diversos aspectos do tráfico humano, assim como proporciona informações sobre os recursos para denunciar os casos de tráfico às autoridades. Os spots se difundirão nas estações de pelo menos 120 rádios comunitárias nas nove províncias da África do Sul. A produção está traduzida para o inglês, assim como para nyanja, chichewa, zulu, setswana, portuguêss, shona e francês.

Com os meios de comunicação concentrados nas notícias sobre futebol, o discurso sobre a emancipação econômica das mulheres tem sido ignorado. Em particular, as vozes de comerciantes informais, principalmente mulheres, não se ouvem nos meios tradicionais. Os meios comunitários tentarão aproveitar esta oportunidade e cobrir histórias sobre a emancipação econômica de mulheres comerciantes em sua programação.

Em resposta a isso, a Gender Links, em colaboração com a Comunidade Fórum Nacional de Rádio (NCRF) e Serviço Ecumênico para a transformação sócio-econômica (ESSET) organizou um seminário sobre o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa para debater o papel da rádio comunitária em “dar voz aos sem voz” durante o Mundial de 2010.

Conheça o site da organização Gender Links (em inglês): http://www.genderlinks.org.za/

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: