Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Museu da Bíblia celebra dez anos de existência com programação especial

Museu da Bíblia celebra dez anos de existência com programação especial

27/11/2013 11h15 - última modificação 27/11/2013 11h16

Uma boa dica para comemorar o Dia da Bíblia, 10 de Dezembro, é visitar o Museu da Bíblia da Sociedade Bíblica do Brasil, que está completando dez anos de existência. A data será celebrada no dia 12 de dezembro, com apresentação musical, exposição de fotos históricas e inauguração da exposição "Lendo a Bíblia ao Longo do Tempo".

O Museu da Bíblia (MuBi), o primeiro do país e o maior do mundo em sua especialidade, está completando 10 anos. Para comemorar este marco, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em parceria com a Prefeitura Municipal de Barueri, cidade da Grande São Paulo onde o MuBi está instalado, realizará uma celebração especial no dia 12 de dezembro, às 19h. As atrações incluem exposição de fotos históricas que retratam a trajetória de uma década, apresentação musical do grupo Vozes da Traviatta e abertura da nova exposição temporária “Lendo a Bíblia ao Longo do Tempo”. São aguardadas autoridades públicas e personalidades, muitas delas alvo de homenagens, por terem contribuído para a concretização deste importante espaço. O MuBi está localizado à Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672 – Vila Porto, em Barueri.

O MuBi é resultado de uma vocação natural da SBB, de colocar à disposição da comunidade o magnífico acervo reunido ao longo de mais de 60 anos, promovendo educação e cultura por meio das Sagradas Escrituras. Uma parceria com a Prefeitura Municipal de Barueri viabilizou sua criação, em dezembro de 2003. Ocupando uma área de 900 m2, integrada a um Centro de Eventos, o MuBi reúne uma Biblioteca com mais de 17 mil títulos e um espaço de exposição que conta a história da tradução da Bíblia para a língua portuguesa e a influência da Palavra de Deus na formação da civilização ocidental.

“Quando o Museu foi concebido, a ideia era fazer a Bíblia dialogar com a história da humanidade. A Bíblia, além de ser o livro de fé dos cristãos, é um dos escritos mais antigos. Hoje, ela é um livro impresso ou digital, mas partes desta obra foram escritas em pedras, tábuas, pergaminhos”, relata Erní Seibert, secretário de Comunicação e Ação Social e diretor do MuBi.

Uma das atrações da cerimônia comemorativa será a leitura de versículos bíblicos por pessoas de diferentes perfis, como índios, pessoas com deficiência visual, crianças e idosos. “A Bíblia é o livro mais lido e traduzido de toda a história. Atualmente, mais de 2.500 línguas já contam com ao menos um trecho das Sagradas Escrituras. Isto inclui a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e o método braile”, destaca Seibert.

O evento também marcará a inauguração da nova exposição temporária. Com o tema “Lendo a Bíblia ao Longo do Tempo”, a mostra reúne peças e publicações, além de meios tecnológicos e painéis que apresentam a evolução dos métodos de leitura das Sagradas Escrituras, desde os rolos até a mídia digital.  

Comemoração pelos 10 anos do Museu da Bíblia
Data: 12 de dezembro de 2013
Horário: 19h
Local: Centro de Eventos/Museu da Bíblia
Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto, Barueri.


Mais de 230 mil visitantes – A variedade de espaços e de documentos expostos consolidaram o MuBi como centro de referência da Palavra de Deus, com números grandiosos: 230.589 visitantes já tiveram a oportunidade de conhecer Bíblias e textos bíblicos em diferentes idiomas, além de incontáveis peças de seu acervo. Ali estão reunidas preciosidades como a Bíblia Vulgata, de 1583; a primeira Bíblia em língua portuguesa em volume único, datada de 1819; várias miniaturas, incluindo o menor livro do mundo. Há também um conjunto de 144 traduções bíblicas; a Bíblia em Braile; materiais trazidos de Israel, como o trigo e o joio, água do Rio Jordão, sementes de mostarda, um punhado de terra de Belém e água do Mar Morto.

Entre as peças que mais chamam a atenção está uma réplica, em atividade, da prensa de Gutenberg, fabricada na Alemanha. Considerada uma das grandes invenções da humanidade, a prensa possibilitou que o Livro Sagrado fosse reproduzido e difundido pelo mundo. Destacam-se ainda as roupas da época do Apóstolo Paulo; curiosidades como a Bíblia King James impressa numa única página; e objetos que resgatam a história da escrita (vasos de cerâmica, papiros e pergaminhos).

Para todas as pessoas
– Designers e arquitetos especializados em acessibilidade projetaram os espaços do Museu, com dez áreas diferenciadas, por meio das quais é possível fazer um verdadeiro mergulho na história do Livro Sagrado: A Bíblia e a História da Escrita; A Bíblia e a História da Tradução; a Bíblia e a História do Livro; A Bíblia no Mundo; a Bíblia no Brasil; a Bíblia Falada; O Conteúdo da Bíblia; Novidades sobre a Bíblia; A Bíblia e as Crianças, ambiente em que a garotada participa de atividades de lazer e educação. Um último espaço é reservado para mostras temporárias.

A interatividade do público com o MuBi é um ponto forte. Algumas das atrações: uma Bíblia manuscrita, na qual cada visitante pode copiar um versículo da Bíblia até completá-la; um painel com jogo de conhecimento bíblico; a sala de escuta com atividades de áudio e vídeo; jogos de perguntas e respostas sobre a Bíblia (quiz), instalados em computadores; estações de escuta para seleções bíblicas em áudio e o Novo Testamento dramatizado; e um painel de perfumes bíblicos, como acácia, nardo, aloé, mirra, cálamo, canela e rosa de sarom.

Com total acessibilidade para pessoas com deficiência, o projeto do Museu segue o conceito de arquitetura inclusiva. Os móveis são adequados para usuários de cadeiras de rodas e também há legendas em braile e painéis interativos, garantindo atrações específicas para deficientes visuais. O MuBi ainda abriga uma loja de lembranças, cuja arrecadação é revertida para manutenção das instalações.

Contribuindo com a divulgação da Causa da Bíblia, o espaço integrado ao MuBi tem sido utilizado para a realização de eventos, como o Fórum de Ciências Bíblicas, celebração do Dia da Bíblia e Dia das Crianças, Encontro de Pessoas com Deficiência e Seminário sobre Dependência Química, entre outros.

Também instalada no Centro de Eventos, a Biblioteca do Museu da Bíblia, inaugurada em outubro de 2006, tem em seu acervo obras raras, acadêmicas e curiosas, entre elas, as Escrituras Sagradas em mais de mil idiomas. Criada com o objetivo de disponibilizar a Bíblia em todos os idiomas para os quais já foi traduzida e se tornar um centro de referência de novas traduções, iguala-se em importância à Biblioteca da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, instalada por iniciativa das Sociedades Bíblicas Unidas. Ali está abrigada a maior coleção de traduções bíblicas do Hemisfério Sul, que são classificas e colocadas à disposição da comunidade acadêmica para pesquisas.

A SBB e o MuBi – Fundada em 1948, no Rio de Janeiro, a Sociedade Bíblica do Brasil tem a missão de "promover a difusão da Bíblia e sua mensagem como instrumento de transformação espiritual, de fortalecimento dos valores éticos e morais e de incentivo ao desenvolvimento humano, nos aspectos espiritual, educacional, cultural e social, em âmbito nacional”. É uma entidade sem fins lucrativos, de natureza religiosa, social e cultural, que se dedica a traduzir, produzir e distribuir a Bíblia.

Por volta do início dos anos 80, a Sociedade Bíblica do Brasil deu os primeiros passos no sentido de ter um museu dedicado ao Livro Sagrado, com a instalação de um pequeno espaço na cidade do Rio de Janeiro. Mas não atendia às expectativas. Para chegar ao formato atual, a equipe da SBB foi buscar inspiração no que havia de mais moderno em termos de museu em países como Alemanha, Escócia e Estados Unidos.

O objetivo do MuBi é promover o conhecimento da Bíblia, enfatizando seus aspectos culturais, éticos e religiosos. Compreende área de exposição com 450 m2, Biblioteca com 225 m2, auditório para 500 pessoas e estacionamento para 200 veículos.

O MuBi tem entrada gratuita e conta com monitores treinados para receber os mais diferentes públicos – crianças, adultos, terceira idade, deficientes visuais e escolas, entre outros. As visitas monitoradas, entretanto, devem ser agendadas previamente.  

Museu da Bíblia

Endereço: Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto, Barueri.
Funcionamento:
De terça a sexta-feira: das 9h às 17h
Sábados, domingos e feriados: das 10h às 16h
Telefone: (11) 4168-6225
E-mail: museu@sbb.org.br
Entrada gratuita

Luciana Garbelini

Oficina da Palavra

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: