Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Ministério da Educação homologa parecer que acaba com a convalidação em Teologia

Ministério da Educação homologa parecer que acaba com a convalidação em Teologia

09/09/2016 14h10

Parecer CNE/CES n 60/2014 institui as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN do curso de graduação em Teologia – Bacharelado

 

 

 

Esta foi uma luta travada por todas as instituições de ensino que possuem reconhecimento do Ministério da Educação. O parecer 60, de 2014, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais - DCN para Teologia foi aprovado em 12 de março de 2014 e aguardava homologação. A publicação do parecer está na edição de ontem (08/09) do Diário Oficial da União.  

 

Após um ano da publicação desta Resolução, ficam revogados os efeitos do Parecer CNE/CES 63/2004, que dispõem sobre a regulamentação e reconhecimento civil de cursos teológicos livres. Com isso, não será mais permitido o aproveitamento de estudos e convalidação de títulos de cursos livres de Teologia.




Isso quer dizer que estudantes que terminam o curso livre este ano, inclusive os alunos e alunas do Curso Teológico Pastoral, da Igreja Metodista – CTP, ainda podem convalidar seus diplomas fazendo matrícula no início de 2017. Depois disso, apenas quem cursar integralmente a graduação terá diploma de Bacharel, na UMESP ou em qualquer outra universidade que mantenha o curso de Teologia com reconhecimento do MEC.

 

O vice-reitor da FaTeo, Prof. Dr. Nicanor Lopes, esteve no Ministério da Educação, dia 31 de Agosto deste ano, com grupo de representantes de outras faculdades de Teologia (veja foto) . Da direita para a esquerda: Prof. Afrânio Gonçalves Castro, Secretário Executivo da Associação Brasileira das Instituições Evangélicas de Ensino (ABIEE);  Dr. Nicanor Lopes, vice-reitor da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista/UMESP; Profa. Maria Elise Gabriele Baggio Machado Rivas, vice- diretora, da Faculdade Teológica Umbandista; Prof. Fernando Bortoleto, Diretor Executivo da Associação dos Seminários Evangélicos (ASTE); Prof. Euler Bahia, representando a UNASP, a Diretoria da Associação Brasileira das Instituições Evangélicas de Ensino (ABIEE) e Faculdades Adventistas; Dr. Jorge Barro, avaliador do INEP, membro do corpo diretivo da Faculdade Teológica Sul Americana, Londrina, PR, e presidente da Associação de Instituições Teológicas Credenciadas no MEC em fase de organização e que provocou este encontro; Profa. Fernanda Póvoa, Secretária Executiva do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB); Dr. Paulo Fernando de Andrade, membro da Comissão de Especialistas que assessorou a Comissão do CNE na elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Teologia; representando a PUC-Rio;  Dr. Lourenço Stelio Rega, diretor da Faculdade Teológica Batista de São Paulo.

 

Para consulta no MEC:

 

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16071-pces060-14-1&Itemid=30192

 

link Diário Oficial da União

http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=8&data=08/09/2016

 

 

 

Texto: Rose Rosa

Foto: arquivo pessoal Jorge H.Barro

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: