Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Metodista sedia encontro "Identidade e protagonismo negro"

Metodista sedia encontro "Identidade e protagonismo negro"

29/04/2009 18h28 - última modificação 29/04/2009 18h28

Nos dias 29 e 30 de maio ocorre o encontro Identidade e protagonismo negro na Universidade Metodista de São Paulo (auditório Capa). Aberto ao público em geral, o encontro reúne teólogos/as, sociólogos/as, advogados/as e educadores/as para refletir e compartilhar experiências sobre a atuação do negro/a cristão/ã na sociedade


Local: Universidade Metodista de São Paulo - UMESP: Auditório Capa


Quando: 29 e 30 de maio de 2009 - Horário: 08:30 h – 17:30 h


PROGRAMAÇÃO


Dia 29 de maio -


8:30 h - Inscrição e recepção


9:00 h – Abertura (Participação Revmº. Adriel de Souza Maia, bispo da 3ª. Região Eclesiástica da Igreja Metodista)


9:45 h - Conferência: “Identidade e protagonismo negro na sociedade”

Dra. Eunice Aparecida de Jesus Prudente - Advogada; Diretora da Escola de Advocacia da OAB/SP; Profa. Dra. da USP, USF e Universidade Campos Salles. Ex-Secretária da Justiça do Estado de São Paulo.

Moderadora: profa. Lucília Laura Pinheiro Lopes - Mestre em Ciências Sociais e religião, professora na UMESP, articuladora do Espaço Consciência Negra da UMESP.


10:30 h – Intervalo - Cafezinho


10:50 h - Intervenção artística –


11:00 h - REAÇÃO DA MESA Dra. Carmen Dora de Freitas Ferreira – formação em Direito e Serviço Social; advogada trabalhou 28 anos no Tribunal Regional do Trabalho da Segunda Região – TRT de São Paulo; integrou várias comissões da OAB; presidiu a Comissão do Negro e Assuntos Antidiscriminatórios da OAB de São Paulo CONAD triênio 2003/2006. Atualmente integra o Coral CAASP – Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo e o Coral Resistência Negra; integra a Comissão em Defesa da Liberdade Religiosa da OAB/SP.

Frei David Raimundo dos Santos – frade franciscano da Ordem dos Frades Menores (OFM) na Província da Imaculada Conceição do Brasil, Formação Superior em Filosofia e Teologia pelo Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis, com Especialização em Teologia Sistemática na Pontifícia Universidade Nossa Senhora da Assunção de São Paulo. Mestrando Teologia Litúrgica com ênfase em Inculturação pela mesma Faculdade. Fundador do Educafro

Ruth Lopes Costa – socióloga, formada em MBA - Gestão do Terceiro Setor – USP; Fundadora e Vice – Presidente da ONG Afrobras; Fundadora e Vice Presidente do Instituto Afro-brasileiro de Ensino Superior – Mantenedora da Universidade da Cidadania Zumbi dos Palmares; Conselheira da Fundação Coca –Cola - Brasil.


INTERVALO ALMOÇO


14:00 h. - Apresentações de depoimentos de protagonismo negro:

Moderadora: Profa. Selenir C. Gonçalves Kronbauer- Pedagoga e Mestre em Teologia na Área Religião e Educação.

  1. Estética afro e cidadania: Márcia Cristina Américo - mestranda da UNIMEP, bacharel em química, educadora social.
  2. CEPCE/PAUQ - Educação/quilombolas - Paulo Pupo – vice-presidente da CEPCE; liderança jovem quilombola, formado em eco turismo e gestão ambiental.
  3. Saúde - Berenice Kikuchi: Mestre em educação, enfermeira de saúde pública, pesquisadora em anemia falciforme, presidente fundadora da Associação de Anemia Falciforme do Estado de São Paulo.
  4. Espaço universitário: Lucília Laura Pinheiro Lopes – Mestre em Ciências Sociais e religião, professora na UMESP, articuladora do Espaço Consciência Negra da UMESP.

15:30 h - Intervalo - Cafezinho


16:00 h – Debates e contribuições dos participantes


17:00 h - Encerramento -Intervenção Artístico-cultural


Dia 30 de maio


9:00 h: - Conferência: O protagonismo negro cristão

Prof. Dr. Afonso Ligório Soares - pós-doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ (2005); é mestre em Teologia Fundamental pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma, 1990). Atualmente, prepara tese de Livre-Docência em Teologia; É Professor Associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), ocupando atualmente a Chefia do Departamento de Teologia e Ciências da Religião (2007-2009). Presidente da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião do Brasil (SOTER) e é Vice-presidente da INSeCT-International Network of Societies for Catholic Theologies (2008-2011); Editor-assistente da Editora Paulinas na área de Ciências Humanas. Autor de vários artigos em livros e periódicos

Moderadora: Diná da Silva Branchini


10:30 h - Intervalo - cafezinho


10:50 h - Intervenção Artística


11:00 h. – REAÇÃO DA MESA: Profa. Selenir C. Gonçalves Kronbauer - Pedagoga e Mestre em Teologia na Área Religião e Educação.

Prof. Bas'Ilele Malomalo – doutorando em sociologia – UNESP, teólogo, filósofo, autor de vários artigos em livros e periódicos, pesquisador do CLADIN e do NUPE, Diretor Geral do Instituto da Diáspora Africana no Brasil – IDDAB.

Prof. rev. João Batista Ribeiro - clérigo da Igreja Metodista, biblista com mestrado em Ciências da Religião pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP); autor de livros; professor de hebraico.


14:00 h - Apresentações de depoimentos de protagonismo negro cristão: 1. IDDAB - O Instituto do Desenvolvimento da Diáspora Africana no Brasil

  1. Política - Maria da Fé da Silva Viana – Teóloga, Coord. Fórum de Mulheres Negras do R.J., Diretora de Eventos da Superintendência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SUPPIR - MERITI-RJ, educadora social

3. Ministério AA-AFRO-3RE da Igreja Metodista – Neusa Cezar da Silva –- educadora com formação em pedagogia e psicodrama, musicista.

4 – CENACORA – Hernani Francisco da Silva: empreendedor social, secretário executivo da CENACORA, fundador da Sociedade Cultural Missões Quilombo.


15:30 h - Intervalo - Cafezinho


16:00 h - Debates e contribuições dos participantes


17:00 h - Encerramento -Intervenção Artístico-cultural


Inscrições: envie nome e endereço – instituição - no e-mail encontroafrocristao@yahoo.com.br


Valor da inscrição: R$ 10,00 (pagamento na abertura do encontro) – será fornecido certificado - Fone: 9977.9136


ORGANIZAÇÃO

Ministério Ações Afirmativas Afro-descendentes da Igreja Metodista – AA-AFRO-3RE

Espaço Consciência Negra da Universidade Metodista de São Paulo

Grupo Identidade - EST – São Leopoldo/ R.G.Sul

Comissão Ecumênica Nacional de Combate ao Racismo - Cenacora

Aliança de Negras e Negros Evangélicos do Brasil — ANNEB.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: