Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Linguagens da Religião é tema da 15ª Semana de Estudos de Religião

Linguagens da Religião é tema da 15ª Semana de Estudos de Religião

12/09/2011 14h45 - última modificação 27/03/2015 17h25

De 27 a 29 de setembro, o Programa de Pós Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista realiza a 15ª Semana de Estudos em Religião explorando as relações entre a religião e a linguagem.

 

A religião se expressa por meio de gestos e de palavras, formando complexos rituais, narrativas míticas e sistemas doutrinários. As ciências da religião se iniciaram no século 19 como uma ciência do estudo dos mitos das grandes tradições religiosas.  Havia, portanto, uma estreita relação entre as ciências da linguagem e o estudo do fenômeno religioso, uma vez que o estudo dos mitos era acompanhado pelo estudo do desenvolvimento das diferentes línguas, dos complexos míticos e das representações religiosas.

Nas mais recentes abordagens das ciências da religião, as relações entre a linguagem e a religião estão passando por profunda reformulação. Os estudos de semiótica da cultura, de narratologia, de mitologia e das relações entre religião e linguagem parecem cada vez mais confirmar a suspeita de que a linguagem não é apenas um veículo para a transmissão de ideias religiosas, mas que a religião tende a se estruturar a partir da língua e a se constituir como um sistema de linguagem na cultura.

São estas e outras questões que a Semana de Estudos de Religião da Pós-graduação em Ciências da Religião da Metodista propõe discutir em sua décima quinta versão. As mesas e as conferências, seguindo o perfil da área, terão caráter marcadamente interdisciplinar, recebendo pesquisadores de renome nacional e internacional. A XV SER também oferece espaço para comunicações científicas sobre os mais diversos temas da área.


do documento
Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: