Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Liderança-serva inspira também os ambientes empresariais

Liderança-serva inspira também os ambientes empresariais

30/10/2014 17h50 - última modificação 31/10/2014 15h07

Jesus Cristo, quem diria, não é um líder inspirador só no mundo religioso. Está pautando também, cada vez mais, as instâncias empresariais com seu legado de amar e servir ao próximo. Foi dessa missão deixada por Jesus que nasceu a mais nova competência agregada pelo pastor Anselmo Amaral para potencializar o perfil da liderança: o servir, ou o líder-servo, como ele define.

“Num projeto de liderança-serva o sucesso é medido pelo que o gestor ou comandante da equipe faz pelas pessoas, e não pelo que ele conquista para si próprio. Poder, prestígio, bens materiais dão lugar ao compartilhamento, ao ouvir, ao fazer aos outros aquilo que faria para si pessoalmente”, afirma o reverendo Anselmo Amaral, titular da Igreja Metodista em Retiro, Volta Redonda (RJ), cidade onde também é superintendente de Distrito.

O conceito de liderança-serva foi detalhado no livro “A Revolução da Toalha”, em que Anselmo Amaral relata de que maneira princípios cristão podem ser aplicados ao mundo corporativo como ferramenta de aumento da produtividade, já que criam um ambiente amistoso, cooperativo, onde não há espaço para a tradicional estrutura piramidal onde poucos mandam e muitos obedecem. Não se trata de demolir a definição clássica do líder – aquele que motiva, inspira e influencia --, mas de incorporar no trabalho, em casa, na igreja ou nas atividades sociais a frase de Cristo que motivou Amaral em sua teoria: “O maior entre todos é o que serve”.

Empresas como Southwest Airlines e Meriton Hotels são citadas entre as que aderiram à prática do líder-servo. “Na Southwest a rotatividade é baixíssima, ninguém quer sair tal o clima de compartilhamento e respeito que existe. Desde o presidente até o funcionário menor da empresa entendem que precisam fazer um bom trabalho para as pessoas. Os funcionários, inclusive, são motivados a dar aulas voluntariamente nas escolas públicas da região”, cita o pastor, que proferiu a Aula Magna do segundo semestre de 2014 dos períodos matutino e noturno da Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo.

Vida como missão
Colocar a vida como missão a serviço de pessoas não significa diminuir hierarquias nem eliminar cargos do mundo corporativo, mas alterar os comportamentos, segundo a teoria do líder-servo. Muito menos quer dizer que o líder que delega, compartilha e respeita a equipe perca a autoridade ou seja visto como passivo, pouco empreendedor e sem força de caráter. Ao contrário, na visão de Anselmo Amaral, essas qualidades se realçam quando se é um líder-servo: “Vocês acham que Madre Tereza de Calcultá, Martin Luther King e Stanley Jones, missionário que influenciou a vida do pacifista indiano Mahatma Gandhi, foram moscas-mortas, só realizavam tarefas de segunda categoria?”, questiona.

A teoria da liderança-serva inspirada em Jesus Cristo teve origem em experiência vivida por Amaral em 1979 em uma comunidade de jovens missionários do Chile. Numa das atividades, o grupo deveria relatar algum delito recentemente praticado. Como conseqüência, todos foram convocados a trabalhar em um sábado. Quando chegaram para a atividade extra, os jovens se depararam com os próprios comandantes das equipes executando as tarefas para as quais foram chamados. “Observei então que o grande exemplo ali era o líder interagindo com as pessoas, servindo-as”, conta o pastor, testemunhando uma releitura de outro axioma da liderança: conquiste pelo exemplo, não pela imposição.

Como sinal de que os tempos modernos não estão “robotizando” o homem, ele aponta o livro “O Monge e o Executivo”, lançado há 10 anos e bestseller há 477 semanas seguidas entre os 10 mais lidos. São empresas e líderes executivos que, a seu ver, estão repensando o estilo de liderança.

 

Saiba mais:

A revolução da toalha from Metodista on Vimeo.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: