Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Lançada biografia do bispo Federico Pagura: "Alvorada de Esperança"

Lançada biografia do bispo Federico Pagura: "Alvorada de Esperança"

02/10/2012 12h40 - última modificação 02/10/2012 12h38

 

 

Claudia Florentin/ALC Notícias/Buenos Aires

Uma extensa biografia de Federico Pagura, bispo metodista emérito, acaba de ser publicada em Quito sob a marca editorial do Conselho Latino Americano de Igrejas (CLAI).

A obra, da autoria conjunta do pastor metodista argentino Carlos Sintado e do jornalista cubano Manuel Quintero Pérez, segue de perto a trajetória de uma das grandes figuras do ecumenismo latino-americano e mundial, a quem outro grande líder ecumênico (metodista), Emílio Castro, chama no prefácio do livro de “profeta, homem do anúncio e da denúncia”.

A biografia, intitulada Alvorada de Esperança – Vida e testemunho de um profeta latino-americano, se nutre de entrevistas realizadas pelos autores com Federico Pagura em sua casa, em Rosario, Argentina, e com amigos próximos e colaboradores do notável bispo, entre eles o também bispo metodista argentino Aldo Etchegoyen e os pastores Juan Gattinoni e Felipe Adolf. Nutre-se também de uma grande quantidade de documentos – sermões, cartas, declarações, discursos, proclamações e poesias – que revelam a variada e fecunda trajetória intelectual do bispo Pagura.

“Escrever sobre Federico Pagura foi uma experiência muito gratificante, uma tarefa absorvente, uma bela aventura espiritual”, disse Quintero para Prensa Ecumênica.  “Tanto Carlos como eu ficamos surpreendidos pela inesgotável energia deste homem que dentro de poucos meses comemorará 90 anos e continua animando com seu pensamento, sua eloquência, sua poesia e sua paixão uma grande quantidade de projetos e causas justas e, como se isto não fosse suficiente, evangelizando com seus tangos!”

“Eu o havia conhecido e reconhecido um pouco à distância, porque quando vim trabalhar como secretário de comunicações no CLAI, depois de uma estada de onze anos na Europa, Pagura estava em seus últimos meses na presidência do Conselho. Por isso nossa interação lá foi limitada. Assim, estes dias de conversações em sua casinha em Rosário, rodeado de livros, fotos e lembranças, foram para mim uma verdadeira revelação do alcance e valor extraordinários da vida de Federico, uma vida dedicada integralmente a ser fiel e encarnar o propósito de Deus para nosso continente e para o mundo, como bem o destaca Emílio no prefácio”.

“Alvorada de Esperança nasce por dois motivos fundamentais”, explica Sintado. O primeiro se inscreve na peregrinação para o resgato da memória histórica. É um tributo que passamos às novas gerações, para que possam compreender mais cabalmente a notável contribuições daqueles que nos precederam e a elas na luta pela justiça e pelos direitos humanos, como testemunhas do evangelho.”

“O segundo motivo é o de render-lhe uma humilde homenagem e reconhecimento a este homem, hoje quase nonagenário, rosariense por adoção e cidadão honorário da cidade de Rosario, e reconhecer sua vida e testemunho como um dos profetas latino-americanos”, sublinha.

O livro, com 458 páginas, está dividido em duas partes. A primeira, estritamente biográfica, cobre a trajetória do bispo Pagura, desde seu nascimento em 9 de fevereiro de 1923, no povoado de Arroio Seco, província de Santa Fé, até suas mais recentes atividades na cidade de Rosário e em âmbito latino-americano. A segunda propõe algumas chaves para interpretar sua produção poética e musical, sem esquecer seu mundialmente conhecido e cantado tango “Temos esperança”, ao qual um íntimo colaborador chamou com uma imaginação certeira, “a Marsellesa dos protestantes”.

A Igreja Evangélica Metodista da Argentina está organizando um grande evento para o lançamento do livro no dia 26 de outubro próximo, no templo da histórica Primeira Igreja Metodista de Buenos Aires.

Publicado por ALC Agencia Latino-Americana e Caribenha, em 27 de setembro de 2012.

Tradução: Sérgio Marcus Pinto Lopes

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: