Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Kaefer e Machado abrem a SET 2016 com a conferência O profeta e a literatura profética

Kaefer e Machado abrem a SET 2016 com a conferência O profeta e a literatura profética

25/10/2016 21h19

 

Após o culto de abertura, a Semana de estudos Teológicos iniciou a primeira conferência com o Prof. Dr. Ademar Kaefer, com o tema: O profeta e a literatura profética. A reação foi do prof. Dr. Tércio Siqueira machado, e a coordenação da mesa, do Prof. Dr. Edson de Faria Francisco.

 

 

 

Kaefer iniciou dizendo que o profetismo enquanto movimento ou manifestação em defesa da vida é o que dá identidade, legitimidade e autenticidade à Igreja. “Ai da instituição que mata os seus profetas. Ai da instituição que não os mata”. O profeta, para Kaefer é uma figura controversa que cava seu próprio túmulo. Ele é querido e temido, admirado e odiado ao mesmo tempo. Citando max Weber, Kaefer  afirmou que: todo movimento religioso que não se institucionaliza está fadado a desaparecer. Para Kaefer, o dilema do movimento profético é esse: “se ele não se institucionaliza, ele morre, se ele se institucionalizar, morre também. O fim do profeta não é o seu triunfo, mas sua derrota. Por isso o profetismo não é um movimento permanente. Ele surge, provoca ebulição social e desaparece”.

 

Na reação, o professor Tércio lembrou da atuação do pastor batista Martin Luther King, como profeta destes tempos e que não parou. “A sociedade tenta dominar e trazer o Martin para domesticá-lo, mas os negros continuam fazendo das frases do Martin como algo que movimenta ainda.”

 

 

O professor lembrou que no reino do Norte, o início do profetismo, o nome não era profeta e sim vidente e a característica extática abrange todos os profetas. “A gente não dá muito valor, mas a questão do êxtase é uma marca profética”. A partir do século oitavo a palavra vidente passou a ser uma gozação.

 

A programação das conferências você pode acessar neste link 

 

Texto: Rose Rosa
Fotos: Ricardo Bissolato

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: