Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / "Vida, Esperança e Justiça"

"Vida, Esperança e Justiça"

15/05/2008 20h38 - última modificação 28/10/2008 15h33

Jürgen Moltmann

Diálogo com Jürgen Moltmann


Semana de Estudos Teológicos / Semana de Estudos de Religião

A Universidade Metodista de São Paulo realizará em conjunto duas de suas tradicionais e destacadas Semanas de Estudos: a Semana de Estudos Teológicos da FaTeo e a Semana de Estudos de Religião do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, para, especialmente, acolher um diálogo com o destacado teólogo alemão Jürgen Moltmann (29 a 31 de outubro de 2008).

Como parte dos eventos das Semanas de Estudos, a Universidade Metodista de São Paulo oferecerá a Jürgen Moltmann o título Dr. Honoris Causa como reconhecimento pelo conjunto de sua obra teológica e atuação no campo da educação. Clique aqui para ver o convite

Haverá ainda lançamento de livros pela Editeo (editora da FaTeo), incluindo obra inédita de Jurgen Moltmann, e pela Editora Metodista. (clique aqui para ver os lançamentos da Editeo).

A vinda de Moltmann ao Brasil é uma iniciativa do Instituto Mysterium (Rio de Janeiro) realizada em conjunto com a Universidade Metodista de São Paulo.

As semanas integram o XI Congresso de Produção Científica da Universidade Metodista de São Paulo. Clique aqui para ver a programação do Congresso (em .pdf).


Inscrições encerradas.



Programa da Semana de Estudos


"Vida, esperança e Justiça: diálogo com Jürgen Moltmann"



Dia 29 de outubro - quarta-feira - Salão do Edifício Ômega


19h30 Abertura

20h Painel: A Recepção da Teologia de Moltmann no Brasil

  • Levy Bastos - teólogo e pastor metodista.


Dia 30 de outubro - quinta-feira - Salão Nobre. Edifício Beta


8h Conferência: "A Teologia da Esperança: Ontem e Hoje”

  • Jürgen Moltmann

9h30 Intervalo


10h Reações e Debate

  • Jung Mo Sung - teólogo católico, leigo, professor da Universidade Metodista de São Paulo.
  • Rui Josgrilberg - teólogo, pastor metodista, professor da Universidade Metodista de São Paulo.

11h Encerramento


14h30 Comunicações científicas

Grupo 1 - Ed. Ômega Sala 101

  • Diaconia no horizonte do Reino de Deus: uma apreciação de uma contribuição moltmaniana no ano do centenário do credo social - Helmut Renders, teólogo, pastor metodista, professor da FaTeo
  • Espírito e Natureza: por um novo eixo hermenêutico teológico - Josias da Costa Júnior, batista, professor do Centro de Universitário Bennett
  • Moltmann: Da "aventura das idéias" à theologia pública - Antonio Carlos Ribeiro, pastor luterano, doutorando da PUC-RJ.

Grupo 2 - Ed. Ômega Sala 102

  • Diálogo das religiões mundiais em Jürgen Moltmann: Uma teologia não relativista das religiões - Adriani Milli Rodrigues, adventista, professor do Centro Universitário Adventista de SP, mestrando pela Metodista
  • Teologia e ética ambiental: uma contribuição de Jürgen Moltmann - Felipe Fanuel Xavier, pastor batista,mestrando pela Metodista

Grupo 3 - Ed. Ômega Sala 103

  • A recepção da teologia de Moltmann no Brasil - Daniel Stephen, metodista, graduando da FaTeo (Iniciação Científica)
  • Fora da Relação não há salvação: ensaios introdutórios para uma soteriologia relacional com inspiração em M. Buber e J. Moltmann - Filipe Fernandes Ribeiro Maia, metodista, graduando da FaTeo (Iniciação Científica)
  • Sofrimento e Esperança: o pessimismo antropológico contemporâneo na produção literária de Renato Russo em diálogo com a Teologia da Esperança de Jürgen Moltmann - Aline de Souza Taconeli, metodista, graduanda da FaTeo (Iniciação Científica)

17h Intervalo


19h30 Concessão do título de Doutor Honoris Causa a Jürgen Moltmann - Edifício Beta. Salão Nobre



Dia 31 de outubro - sexta-feira - Edifício Beta. Salão Nobre.


8h Conferência: "'O seu Nome é Justiça': a justiça de Deus para as vítimas e para os agressores”

  • Jürgen Moltmann

9h30 Intervalo


10h Reações e Debate

  • José Oscar Beozzo - teólogo e padre católico.
  • Milton Schwantes - teólogo e pastor luterano, professor da Universidade Metodista de São Paulo.

11h Lançamento do livro de Jürgen Moltmann, Vida, Esperança e Justiça: Um testamento teológico para a América Latina - contendo reflexões inéditas e as conferências proferidas no evento


11h30 Encerramento.


(*) A semana integra o XI Congresso de Produção Científica da Universidade Metodista de São Paulo.


EVENTOS PARALELOS


8ª Feira Metodista do Livro

Mostra de livros teológicos das principais editoras e livrarias especializadas


Lançamento de novas publicações da Editeo


A contribuição de Jürgen Moltmann

José Carlos de Souza, professor da FaTeo


A contribuição inestimável do Dr. Moltmann para a reflexão teológica, tanto quanto para a presença e ação pública das Igrejas na sociedade contemporânea, transcende as fronteiras da Europa e é universalmente reconhecida. Suas obras, traduzidas para diversas línguas, estão entre as mais influentes e o projetam entre os mais importantes teólogos dos séculos XX e XXI. A seriedade de sua interpretação da mensagem cristã, a sua profundidade filosófica, a sua permanente abertura para as angustiantes questões contemporâneas, a sua aguçada sensibilidade social e política, o seu compromisso com as causas dos Direitos Humanos, da justiça e da paz, da ecologia e do ecumenismo, entre outras, aliada à sua fecunda produção intelectual justificam, sem dúvida, a outorga do título de Doutor Honoris Causa.

Vale lembrar que, no ano de 1977, o Dr. Jürgen Moltmann, já mundialmente célebre em vista da publicação de sua Teologia da Esperança, esteve, a convite da Fateo, com o apoio da ASTE (Associação de Seminários Teológicos Evangélicos), no Brasil quando proferiu diversas conferências em distintas regiões do país, publicadas posteriormente sob o título Paixão pela Vida (São Paulo: ASTE, 1978). Nessa oportunidade, houve um diálogo tenso, porém fecundo, com a teologia da libertação latino-americana. Hoje, o Dr. Moltmann é professor emérito de Teologia Sistemática da Universidade de Tübingen, na Alemanha.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: