Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Jovem metodista participa de programa ecumênico na Palestina

Jovem metodista participa de programa ecumênico na Palestina

13/09/2012 13h25 - última modificação 13/09/2012 13h26

Por Diana Gilli

http://3re.metodista.org.br/

O metodista da Terceira Região Eclesiástica, Alexandre Pupo Quintino, de apenas 19 anos, foi surpreendido recentemente com uma ótima notícia. Ele foi um dos voluntários escolhidos pelo Programa de Acompanhamento Ecumênico à Palestina e Israel, EAPPI (da sigla em inglês), do Conselho Mundial de Igrejas (World Council of Churches). O jovem viverá naquela localidade durante três meses e sentirá na pele o que é viver sob ocupação de forças israelenses.

O EAPPI procura garantir o respeito aos direitos humanos e às leis humanitárias internacionais nos territórios palestinos ocupados por forças israelenses. Uma das tarefas dos voluntários selecionados pelo programa é acompanhar os palestinos que passam pelos postos de controle todas as vezes que, para ir de uma cidade palestina a outra, são obrigados a ingressar em terra sob domínio israelense.

Em seu blog, o ‘Sacrácio Pessoal’, Alexandre conta toda a trajetória sobre sua viagem. “Esse semestre era para ser mais um período pesado fazendo as duas faculdades, na mesma rotina que eu já estava experimentando no primeiro semestre. Muita leitura, trânsito, PUC, USP, igreja de fim de semana. Mas muito rapidamente tudo mudou. Há cerca de três meses a pastora Nancy Cardoso me enviou o contato de um programa que me interessou muito. Me inscrevi, preenchi várias fichas e textos, e fui selecionado”, disse Quintino em um de seus posts.

Quintino não consegue esconder sua ansiedade e felicidade por fazer parte de um projeto como esse. “De Setembro à Dezembro estarei lá, nas históricas terras da Palestina. Direitos humanos e Igreja são os assuntos que sempre planejei e sonhei trabalhar. Com certeza essa viagem será também um grande conto peregrino, com disse um amigo. Não uma peregrinação à terra “santa”, mas às minhas próprias terras, às minhas próprias sacralidades. Uma viagem de busca e questionamento das minhas verdades, dos meus conceitos”, explica o jovem em seu blog.

Segundo ele “a dimensão da missão da Igreja no mundo como ações práticas de paz, justiça e amor, levando claramente os sinais do Reino de Deus são a base desse projeto”. Para ele é tempo de seguir o princípio inspirador de Frère Roger, orar e trabalhar pelo Reino.

Para acompanhar toda a trajetória de Alexandre Quintino basta acessar seu blog no http://sacrariopessoal.wordpress.com.

 

Saiba mais sobre o programa EAPPI, que já foi tema do Diálogo Comunitário da FaTeo, clicando abaixo:

Nem mocinhos, nem bandidos: Diálogo Comunitário aborda conflito Israel-Palestina

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: