Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Inscrição para a pós-graduação semipresencial em Aconselhamento Pastoral termina na segunda

Inscrição para a pós-graduação semipresencial em Aconselhamento Pastoral termina na segunda

21/07/2015 21h12

trabalhoemgrupoaconselhamento.jpg
Trabalho em grupo no curso de capacitação em aconselhamento pastoral, na Igreja Metodista, em Quito, no Equador, ministrado pela profa. Blanches

As inscrições para o Curso de Pós-Graduação em Aconselhamento Pastoral (lato sensu), na modalidade semipresencial, da Umesp - Universidade Metodista de São Paulo encerram-se na próxima segunda (27).

 

Com o objetivo de capacitar pessoas a usar ferramentas para ajudar outras em situações de crise como questões climáticas, de luto, trágicas, acidentes, por exemplo, o curso é amplo porque foca o cuidado com o ser humano nessas várias instâncias.

 

O curso tem duração de 18 meses e 360h de carga horária, e foi desenvolvido em quatro módulos: Fundamentos Teológicos e Ética no Aconselhamento Pastoral; Relacionamentos interpessoais e pesquisa no aconselhamento pastoral; Saúde, família e educação no aconselhamento pastoral e Trabalho de Conclusão de Curso.


Pessoas que trabalham com capelania, ensino religioso, área de educação, ministros religiosos, agentes de pastorais e pessoas que cuidam de outras pessoas mesmo de maneira informal, podem fazer o curso”, explica a Dra. Blanches de Paula, chefe da Área de Teologia Pastoral, Ciências Humanas e Sociais e coordenadora do curso.

 

simulaatendimento2.jpg
Simulação de atendimento, caso de violência intrafamiliar com idosos, no curso de capacitação em Quito - Equador

 

Para Blanches, o aconselhamento pode ser uma forma de prevenção nas crises da atualidade. “Hoje temos o crescimento de muitas doenças emocionais como a depressão e o pânico. Muitas vezes, uma prevenção como o aconselhamento pastoral pode ajudar as pessoas a lidar com seus limites e também com suas potencialidades.”

 

Mesmo sendo um curso parcialmente a distância, estudantes podem interagir com professores/as e colegas. As atividades acontecem em Ambiente Virtual de Aprendizagem, com o auxílio de professor que tira dúvidas on-line, além dos encontros presenciais (uma semana por semestre) no campus Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo.

 

dramnatizaodeatendimentoaconspastoral.jpg
Professora Blanches ao centro, numa dramatização de atendimento, no curso de capacitação em aconselhamento pastoral, em Quito, no Equador

O primeiro encontro acontece de 28 de setembro a 02 de outubro de 2015; o segundo de 28 de março a 1º de abril de 2016 e o terceiro de 12 a 16 de setembro de 2016. As provas, presenciais, serão aplicadas durante os encontros semestrais. O Trabalho de conclusão de Curso deve ser elaborado no último semestre sob orientação, também virtual.

 

Para a pré-matrícula (inscreva-se já) é preciso apresentar diploma de graduação ou curso superior, devidamente registrado entre outros documentos. (saiba mais)

 

Texto: Rose Rosa
Fotos: Arquivo pessoal - Blanches de Paula



 

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: