Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Igreja Metodista realiza encontro de capacitação para jovens

Igreja Metodista realiza encontro de capacitação para jovens

12/06/2013 12h20 - última modificação 12/06/2013 12h17

Entre os dias 30 de maio e 1º de junho, 300 jovens da Igreja Metodista participaram do encontro "Treina Jovem 2013" em Belo Horizonte, Minas Gerais. Leia abaixo relato do evento, publicado no site da Igreja Metodista:


É possível resumir um pouco daquilo que foi o Treina Jovem 2013 pela própria radicalidade do tema do evento: “Tudo ou Nada”. Certamente os mais de 300 participantes experimentaram quase “Tudo” em apenas três dias, que durou de 30 de maio a 1 de junho de 2013, na cidade de Belo Horizonte (nas dependências do Acampamento MPC). O evento é promovido a cada dois anos pela Confederação Metodista de Jovens do Brasil, organismo nacional da Igreja Metodista brasileira que reúne os jovens na faixa de 18 a 35 anos de idade.

Já no culto de abertura todos foram surpreendidos pelas diversas intervenções artísticas promovidas pelo grupo Cia Arte & Mensagem (IM Inconfidentes, Contagem/MG, 4RE) e uma pregação desafiadora do Bispo Roberto Alves de Souza, que preside a 4ª Região Eclesiástica. Acolhendo o evento, o Bispo clamou para que daquele lugar novos jovens como John Wesley se levantem para transformar a nação brasileira. Em seguida ao culto, a dinâmica Team Builder, conduzida pela Coalizão Brasileira de Esportes, ensinou aos participantes diversas técnicas sobre o trabalho em equipe de forma prática. A maratona do primeiro dia se encerrou com mais um culto, desta vez com a pregação do Bispo João Carlos Lopes (6RE), bispo assistente da Confederação de Jovens e louvor conduzido pelo ministério Som do Céu.

Para perder o fôlego, no segundo dia, já as 07 horas da manhã, os participantes foram levados aprender as competências de liderança divididos em 18 equipes, sendo testados em todas as áreas do trabalho em equipe e do desenvolvimento de seus atributos como líder. No período da tarde, diversas oficinas sobre Como Implantar Grupos de Discipulado, Missões Urbanas e Missões Transculturais.

Finalmente, na noite do segundo dia, outra surpresa: todos foram levados a uma capela “escondida” para vivenciar parte do contexto de uma igreja perseguida – a simulação foi da Coréia do Norte, o país mais perigoso do mundo para a pregação do Evangelho, segundo a ONG Portas Abertas, que deu todo o suporte para a realização deste momento. Fechando com chave de ouro, o missionário Pedro do Borel entregou a mensagem de forma bem humorada e bastante incisiva, em uma espécie de verdadeira vigília a luz de velas em que houve momentos de intercessão e total quebrantamento em favor da igreja perseguida em todo o mundo.

No último dia, além de diversas oficinas – cada participante pôde realizar no total cinco oficinas durante todo o Treina Jovem – houve dois momentos especiais: no culto da manhã, a palavra e louvor do ministro Rodrigo Soeiro comparou a trajetória de dois jovens, Sansão e Samuel, enfatizando como devemos fazer a escolha certa para sermos luz para esta geração. E no culto de encerramento, uma explosão de louvor, profundidade na Palavra e desafio missionário. No louvor, Léo Fonseca, em parceria com a gravadora Canzion, e na palavra, Marcelo Gualberto, diretor nacional da MPC Brasil, que testemunhou sobre a vida de tantos jovens que passaram por aquele lugar e passaram pelo “ponto de retorno”. Escolheram a radicalidade do “Tudo” por Jesus e nunca mais voltaram, e hoje são profissionais, estudantes e missionários que entregam tudo aquilo que são e têm para ser instrumentos poderosos nas mãos de Deus.

Finalmente, após a Santa Ceia, a Confederação Metodista de Jovens apresentou a sua agência missionária, a Malta, e os diversos projetos em que cada jovem poderia se envolver: Ações Evangelísticas na Copa das Confederações e Copa do Mundo (Junho 2013 e Junho 2014), Projeto Peru (Agosto 2013), Treina Malta (Dezembro 2013), Projeto Estônia 30 (Setembro a Março). A participação em cada projeto ou a doação missionária para contribuir em sua realização pode ser acessada pelo site. O apelo missionário foi marcante, quando mais de uma centena de jovens foi a frente e respondeu sim ao chamado transcultural no Brasil e fora do país.

A partir de agora, a Confederação de Jovens do Brasil começa a largada para o Encontrão Nacional de Jovens 2014, que acontecerá nos dias 1, 2 e 3 de Maio de 2014 (quinta, sexta e sábado). Neste evento também será realizado o Congresso Nacional de Jovens e é aberto a todo jovem interessado. O Encontrão 2014 será na cidade de Paraíbuna/SP, interior do Estado de São Paulo, e tem a expectativa de reunir mais de 1.000 participantes.

Em breve as inscrições para o Encontrão 2014 estarão abertas no site da Confederação de Jovens em condições promocionais.

Fonte: http://www.metodista.org.br

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: