Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Igreja Metodista promove 1ª Conferência Internacional de Missão Integral e Cultura Surda

Igreja Metodista promove 1ª Conferência Internacional de Missão Integral e Cultura Surda

15/03/2016 20h40 - última modificação 21/03/2016 17h40

 

O pastor Ronilson Lopes de Almeida, conhecido como pastor Ronny, da Igreja Metodista Central em Belo Horizonte, esteve na FaTeo para concluir estudos na integralização de créditos, e apresentou a estudantes e docentes da Faculdade de Teologia da Umesp, o Ministério com Surdos Emanuel, uma iniciativa que acontece na Central de BH e tem como carro-chefe um grupo de dança de surdos, o Deaf Dance Company, que trabalha com dança e teatro de testemunhos.

O pastor aproveitou a oportunidade para convidar a comunidade acadêmica a participar da 1ª Conferência Internacional de Missão Integral e Cultura Surda, que acontece nos dias 24, 25 e 26 de junho, em Belo Horizonte, com o tema: Todo Evangelho Para Todos os Povos.  “Ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda criatura” Marcos 16.15.

 

O objetivo da Conferência é despertar a Igreja Metodista para ação missionária na comunidade surda brasileira, que de acordo com dados do Censo de 2010 chega perto de 10 milhões de pessoas, o que representa 5,1% da população.

 

Pastor Ronilson apresenta ministério de trabalho com surdos no auditório da FaTeo

 

Grupo de surdos preparados para o batismo

 

A conferência, que trará ao Brasil o secretário geral da Federação Mundial de Surdos da Igreja Metodista Unida e presidente do Congresso de surdos da Igreja Metodista Unida-  EUA, Dr. Thomas e a pastora Nancy Tonessen, (filha de surdo), também contará com a presença do Bispo da 4ª Região como preletor. A base bíblica para a conferência está no texto de Romanos 10.13-15 e acrescenta: Como os surdos ouvirão se não há quem pregue na língua de sinais?

 

Teatro e dança como testemunho

 

Trabalhando com surdos desde 1996, quando se sentiu vocacionado a pregar não apenas para ouvintes, o pastor Ronny está na central de BH desde 2012, e conta que iniciou naquele ano com um coral inclusivo na igreja e nos dois últimos anos a cantata foi feita inteira por surdos, “tínhamos uma célula com 8 surdos, hoje temos 137 membros surdos na Central, e uma equipe com 150 pessoas”, conta.

 

Treinamento para a liderança

 

Ronny conta que o Ministério Emanuel já possui liderança de surdos. “Temos seis casais de diáconos surdos, sete surdos fazendo curso de evangelista, além de três ouvintes”, disse, lembrando que aproveitando o sistema conexional da Metodista, o Ministério Emanuel está sendo implantado em quatro igrejas. “Duas em BH, uma em Ouro Branco e uma em Muriaé, no interior do estado de Minas.  Eu louvo a Deus porque temos tido todo apoio para fazer a obra, em especial, do pastor Wesley Nascimento (titular da Central), um homem visionário”, disse.

 

Grupos de dança e alegria contagiante

 

O Ministério Emanuel mantém, na igreja, culto na cultura surda, grupo de dança e teatro, EBD para surdos, discipulado e todo sábado, curso de Libras Ministerial.  Por conta desse trabalho, ele foi nomeado pelo Bispo Roberto Alves, como coordenador Regional da Pastoral das Pessoas com Necessidades Especiais e tem buscado contagiar a igreja para o trabalho com surdos.

 

Arte para comunicar a todos os povos

 

Pastor Ronilson Lopes de Almeida, coordenador Regional da Pastoral das Pessoas com Necessidades Especiais

 

 

Texto: Rose Rosa
Fotos: arquivo

 

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: