Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Igreja Metodista nos EUA realiza seminário de capacitação para líderes com livro publicado pela Editeo

Igreja Metodista nos EUA realiza seminário de capacitação para líderes com livro publicado pela Editeo

27/06/2011 12h10 - última modificação 27/06/2011 12h08

A Junta Geral de Educação Superior & Ministério da Igreja Metodista Unida, por meio do Fundo Global Metodista de Educação, promoveu entre os dias 21 e 24 de junho um Seminário de Desenvolvimento de Liderança para os pastores, pastoras e líderes leigos dos Ministérios Brasileiros nos EUA, sob o tema “Doutrinas Essenciais do Metodismo”. O seminário foi realizado nas dependências da Faculdade de Teologia da Drew University, em Madison – New Jersey, e contou com a assessoria do Prof. Dr. Luís Wesley de Souza, da Faculdade de Teologia Candler, da Emory University (Atlanta, GA). Coordenaram o seminário o Dr. Saul J. Espino, da Divisão de Ministério Ordenado da Junta de Educação Superior, e a Dra. Vivian Bull, da Drew University e consultora do Fundo Global.

 

Foram três dias revisitando e aprofundando tópicos fundamentais da teologia wesleyana e das doutrinas metodistas, com o auxílio do livro de Ted A. Campbell, “O Essencial da Doutrina Metodista”, traduzido e publicado pela EDITEO (2010). A Faculdade de Teologia da Igreja Metodista no Brasil fez a doação de trinta exemplares do livro que foram distribuídos entre os participantes do seminário e servirão também como guia de estudos para as comunidades metodistas com imigrantes brasileiros nos EUA.

 

Além dos temas abordados no seminário os presentes discutiram também o avanço da organização do ministério brasileiro nos EUA e as necessidades educacionais que envolvem essas comunidades. Na parte de formação teológica foram realizadas conversações informais, apresentação das demandas de formação de novos pastores e pastoras a partir das vocações surgidas nas próprias comunidades, bem como, se fez um levantamento das possibilidades de apoio a tais necessidades, para posterior aprofundamento com os organismos e agências oficiais da Igreja Metodista. O COGEIME foi instado novamente a levar os anseios dessas comunidades, tanto à Faculdade de Teologia da Igreja Metodista no Brasil, quanto à Universidade Metodista de São Paulo, particularmente no que diz respeito às necessidades de educação técnica e superior, dos brasileiros e brasileiras que vivem nessas áreas dos EUA. Estima-se que atualmente vivam cerca de um milhão de imigrantes brasileiros nesse país.

 

Uma parceria de vários anos, entre a Igreja Metodista Unida, Junta Geral de Ministérios Globais e a Igreja Metodista no Brasil, tem possibilitado o desenvolvimento das comunidades metodistas de imigrantes brasileiros em dois Estados norte-americanos. Nas áreas de Nova Jersey e Massachusetts há grande concentração de imigrantes brasileiros e as missionárias e missionários cedidos pela Igreja Metodista no Brasil, estão atuando nas cidades de Harrison, Howell, Kearny, Freehold (pertencentes à Conferência de Nova Jersey) e Saugus (Pertencentes à Conferência da Nova Inglaterra). Os pastores e pastoras brasileiros que estão servindo nessas cidades são a Revda. Lourdes Teixeira Magalhães (3RE), Rev. Herbert Juncker da Silva (5RE) e o casal Revda. Clauri e Rev. Juarez Gonçalves (5RE). Esteve também prestigiando e acompanhando o seminário, por da parte da Junta Geral de Ministérios Globais, o Rev. Edgar Avitia, que acompanha e assessora esses ministérios.

 

Além dessas áreas também há trabalhos que acolhem imigrantes brasileiros desenvolvidos e apoiados pela Igreja Metodista Unida nos Estados de Ohio, Georgia, Flórida e Carolina do Norte. Há também perspectivas e interesse de outras Conferências da Igreja Metodista Unida, como as de Nova York e da Pennsylvania, de iniciarem seus ministérios com imigrantes brasileiros.

 

O Fundo Global é um programa da Junta de Educação Superior, dedicado a levantar recursos e apoiar projetos de capacitação, bem como, estimular parecerias e colaboração entre mais de 700 instituições metodistas de educação ao redor do mundo, no desenvolvimento dos seus objetivos, a fim de contribuir com a formação das novas gerações de líderes para a Igreja e para a sociedade. Por meio do acordo de cooperação celebrado em 2008, entre a Junta de Educação Superior e o COGEIME, o escritório regional do Fundo Global para América Latina está baseado no Brasil, sob responsabilidade do COGEIME e a coordenação do Rev. Luis de Souza Cardoso.

Curso EUA - COGEIME

Por Rev. Luis de Souza Cardoso

Secretário Executivo - COGEIME

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: