Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Igreja Metodista é representada na Conferência Mundial pela Paz

Igreja Metodista é representada na Conferência Mundial pela Paz

23/10/2013 13h50 - última modificação 23/10/2013 13h48



O bispo Paulo Lockamnn, presidente do Concílio Mundial Metodista, esteve na Itália, entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro de 2013, para a conferência anual da Comunidade de Santo Egídio, que este ano desenvolveu o tema “A Coragem da Esperança”.  Lideranças mundiais dialogaram sobre religião e cultura, na Catedral de São Paulo, em Roma, a fim de buscar e orar pela paz.

A Igreja Metodista também foi representada na Conferência pela Paz, realizada em 2012, em Saravejo, capital da Bósnia-Herzegovina.

Leia abaixo o relato do bispo Paulo Lockmann sobre a Conferência em Roma:

“Como é do conhecimento de todos, atendi ao convite da Comunità di Sant’Egidio para a sua Conferência anual com o tema acima mencionado representando o Concilio Mundial. À semelhança do ano passado em Sarajevo-Bósnia, o tema da Paz e dos Direitos Humanos permearam os diferentes Panels e Lectures, com início no dia 29 de setembro pela manhã, com expressiva celebração, presidida pelo Cardeal Agostino Vallini Vigário para a Diocese de Roma. O evento aconteceu na Catedral de São Paulo, verdadeira obra de arte sacra. Estavam presentes bispos luteranos, anglicanos, representantes do Concílio Mundial de Igrejas, Patriarca de Antioquia, Patriarca de Atenas e vários outros líderes da Igreja Ortodoxa, judeus e mulçumanos.

Foi predominante um clima fraterno e de busca sincera pela paz e a justiça entre os povos, especialmente do Médio Oriente e África. Os 32 painéis giraram entre temas como “O valor da Vida e sua Vulnerabilidade” e “Fraternidade Cristã e Unidade Mundial”, que contou comigo como um dos preletores. Participaram dessa mesa líderes como Marco Gnavi, da Community Sant Egidio; Theodoros II, Patriarca de Alexandria e África; Gerhard Ubrich, bispo luterano; Pavel Pezzi, Patriarca Ortodoxo de Moscou (Rússia) e outros.

A Assembleia de abertura contou com o fundador da Comunidade Andrea Riccardi e o Dr. Eurico Lett, presidente do Conselho de ministros da Itália. Entre os muitos momentos significativos houve a surpresa do convite do Papa Francisco para uma entrevista que envolveu a participação de 35 líderes de diferentes confissões de fé. A palavra do Pontífice foi a de que a construção da Paz no mundo deve absorver todo esforço dos cristãos, os quais nunca devem abandonar a esperança.

A Conferência se encerrou com uma marcha pela Paz nas ruas de Roma, na tarde do dia 2 de outubro.”

Bispo Paulo Lockmann

Presidente do Concílio Mundial Metodista

Fonte: site da Igreja Metodista/Primeira Região Eclesiástica

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: