Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / IBGE divulga dados sobre religiosidade da população brasileira

IBGE divulga dados sobre religiosidade da população brasileira

29/06/2012 14h35 - última modificação 29/06/2012 14h35

O IBGE divulgou nesta sexta, dia 29/06, os dados do Censo 2010, que traz dados sobre a religiosidade da população. Evangélicos subiram 6,8 pontos percentuais nos últimos dez anos, passando para mais de 22% da população.

 

Os dados do Censo Demográfico 2010 mostram também que a população evangélica no Brasil passou de 15,4% da população brasileira para 22,2%, o que dá um crescimento de 6,8 pontos percentuais nos últimos dez anos, e atualmente representa 42,3 milhões de pessoas -- sendo esta a segunda religião com o maior número de adeptos no país.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o aumento no número de evangélicos é proporcional ao crescente declínio da religião católica, que perdeu 9,4% de fiéis em relação ao Censo de 1991.

Ainda assim, o catolicismo é predominante no país: são mais de 123 milhões de pessoas (64,6% da população brasileira; até 2000 eram 73,6%). O Brasil é considerado o maior país do mundo em números de católicos nominais.

Até o início da década de 90, os evangélicos representavam apenas 9% do contingente populacional, dos quais a maioria de origem pentecostal. Com a expansão das igrejas evangélicas pelo país e a veiculação de programas religiosos nas emissoras de televisão, tal índice subiu 44,16%.

No site do IBGE, os dados encontram-se organizados em temas, cada tema apresentando um conjunto de tabelas, e estão disponíveis para os níveis Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Regiões Metropolitanas, Mesorregiões Geográficas, Microrregiões Geográficas e Municípios. CLIQUE AQUI PARA VER

VEJA TAMBÉM as tabelas publicadas pelo jornal O Estado de S.Paulo CLICANDO AQUI

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: