Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Grupo da Igreja Metodista Unida, da Conferência da Virgínia, visita a FaTeo

Grupo da Igreja Metodista Unida, da Conferência da Virgínia, visita a FaTeo

20/10/2015 19h55

 

A FaTeo recebeu, nesta segunda (19)  um grupo de irmãos e irmãs da Conferência da Virgínia, da Igreja Metodista Unida dos EUA, para um bate papo, na reitoria, com a equipe  e visita às instalações da faculdade. O grupo aproveitou o tempo livre na agenda da mesa redonda com bispos para falar da parceria com o Brasil e o Projeto Sombra e Água Fresca, que acontece na terça e quarta-feira (21 e 22), em São Paulo.

 

A presença do grupo na faculdade aconteceu para marcar e agradecer a parceria da FaTeo no projeto, que completou 15 anos. Participaram do grupo o Reverendo Glenn Rowley – secretário de Missões da Conferência da Virgínia há cinco anos, e que atuou por 24 anos como missionário, a Reverenda Haley M. dos Santos, também da Virgínia, que esteve na FaTeo, no Programa de Intercâmbio,  Gordon Greathouse – missionário leigo da Junta Geral de Ministérios Globais e que está atuando no Brasil, na 4ª Região Eclesiástica, em Belo Horizonte, fazendo parte da Equipe nacional do Projeto Sombra e Água Fresca e ainda Keila Guimarães, Agente Nacional do Projeto Sombra e Água Fresca. Outra componente do grupo, Dot Ivey, não pôde vir por motivo de saúde.

 

Em nome do reitor Prof. Dr. Paulo Garcia, que está na Guatemala, onde participa da Jornada Teológica CETELA “Pedagogía y Educación Teológica”, o grupo recebeu as boas vindas do vice-reitor da FaTeo, prof. Dr. Nicanor Lopes, dos coordenadores e coordenadoras Dra. Blanches de Paula, Dra. Margarida Ribeiro, Me. Jonadab Almeida, o pastor da comunidade, Rev. Adilson Mazeu e o assessor de Relações Internacionais da FaTeo, Demétrio Soares.

 

O professor Nicanor falou da alegria de receber a equipe e que a FaTEo, nos últimos anos, tem sido solidária com esse projeto da área nacional da Igreja, sinalizando um olhar para as crianças. “Nós valorizamos esse trabalho que o Sombra e Água Fresca realiza no Brasil. E queremos agradecer todo o suporte que a Conferência da Virgínia tem dado a esse projeto.” Finalizando, o professor Nicanor falou de uma frase que Gordon e Teca Greathouse deixaram na comunidade acadêmica “‘fazer teologia a partir das crianças’. Esse é um desafio que nós ainda temos no nosso processo de formação teológica”.  

 

A Agente Nacional  do PSAF, Keila, lembrou que a Conferência da Virgínia, com 1.100 igrejas, é parceira da Igreja Metodista, no Brasil, há muitos anos. “E é a Conferência que mais enviou grupos de voluntários em missão para o Brasil todo”, disse, enfatizando que a visita do grupo também era uma forma de valorizar esse tempo em que a FaTeo tem caminhado com o PSAf, “tanto na capacitação quanto na logística, hospedando muitas vezes aqui.”

 

O Reverendo Glenn falou da sua observação pessoal de que apesar de a conferência da Virgínia ser fomentadora de missão, e isso é mostrado pelos números, “nós ainda não desenvolvemos uma teologia missiológica e precisamos da ajuda de vocês. Nós podemos fazer muitas coisas em missão. Temos muitas igrejas também que fazem trabalho missionário lá. Mas, mesmo a gente falando tanto em missão, parece que a nossa visão é missão apenas de um lado para outro.  Eu tenho muita honra de saber o que, como conferência a gente consegue fazer na área de missões, mas precisamos crescer com mais profundidade”.  

 

Depois do bate papo, encerrado com oração pelo pastor da comunidade, o grupo fez um tour pelas instalações da Universidade e em especial, da faculdade de Teologia.

 

 

Texto: Rose Rosa
Foto: Ricardo Bissolato

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: