Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Fraternidade Wesleyana de Santidade reúne-se na sede da Igreja Metodista Wesleyana

Fraternidade Wesleyana de Santidade reúne-se na sede da Igreja Metodista Wesleyana

02/05/2011 12h40 - última modificação 02/05/2011 12h39

 

Na quinta-feira, 28 de maio de 2011, o grupo de Fraternidade Wesleyana de Santidade, que reúne várias igrejas de tradição wesleyana, reuniu-se novamente. Desta vez, na sede da Igreja Metodista Wesleyana, em São Paulo. Na ocasião, o Bispo Presidente da Igreja Metodista, João Carlos Lopes, trouxe uma inspirada mensagem baseada em Isaías 6. O bispo João Carlos destacou 5 características de Deus ligadas ao conceito de santidade: 1. transcendência, 2. imanência, 3. autoridade e poder, 4. pureza e 5. amor.

Na seqüência, houve um enriquecedor debate sobre os temas abordados pela mensagem. O encontro terminou tratando de detalhes do planejamento da Celebração do Coração Aquecido que vai acontcer em maio, 21, no Ginásio do Ibirapuera. Visando ao acerto da liturgia do culto, uma reunião com os principais líderes de cada denominação ficou marcada para a próxima quarta-feira no apartamento do Bispo Adriel de Souza Maia.

Bispo Ildo Mello (Igreja Metodista Livre)/Site da Sede Nacional da Igreja Metodista

SAIBA MAIS:

O I Encontro Fraternidade Wesleyana de Santidade (em 2010)

“No momento não podemos estar ‘colados’ na instituição’. Precisamos nos unir e não institucionalizar!”. Essa foi uma das preocupações apresentadas pelo Bispo Adriel na reunião realizada dia 2 de setembro nas dependências da Sede Nacional da Igreja Metodista em São Paulo. Com 20 representantes, entre eles bispos e pastores de 10 igrejas de tradição wesleyana, o grupo fomenta a discussão sobre como fazer para difundir a mensagem de santidade em suas igrejas e, consequentemente, na sociedade brasileira.


Nas palavras dos Bispos, Ildo Mello, da Igreja Metodista Livre e João Carlos Lopes presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodista, há uma preocupação em comum. Para o bispo Ildo “é preciso rever nossos próprios conceitos e rever quem somos” e, “no início do ministério queremos abraçar tudo ao mesmo tempo, depois separamos aquilo que é prioritário. Por um bom tempo precisamos conversar sobre nossas falhas e onde fomos incapazes. Se pensarmos em termos de denominação de tradição wesleyana, não temos no Brasil 600 mil membros. Tenho dito que é preciso fugir de qualquer grupo que se sinta o melhor ou o único. Não somos os melhores e nem os únicos” disseram respectivamente. João Carlos disse também que “os outros dizem que temos uma teologia maravilhosa, e temos mesmo, mas é preciso confessar nossas falhas para transformar, em particular a igreja”.


Ildo Mello parte do princípio que “nem todos os cristãos evangélicos partiram do movimento de santidade. Portanto, é preciso fortalecer esse movimento de Deus. O senhor está nos movendo e talvez nossa maior aspiração, seja participar desse mover de Deus que começa na Igreja e sai para fora promovendo cura e santidade” disse fazendo referência ao texto de Ezequiel 47. “Está na hora de produzirmos o máximo de material possível, mas também de testemunhos, palavras e obras. Há algo que nos une: a mensagem de Cristo” completou.

Preocupações comuns: missão
Todo esse movimento de santidade leva o grupo a preocupações comuns, pelo menos é a interpretação do Comissário Oscar, do Exército da Salvação, “essa visão de santidade wesleyana nos leva à missão, ou seja, agir em nome de Deus. Tem a ver com a intimidade com Deus. O movimento de santidade, nada mais é que um movimento de compromisso”. Nesse sentido, também é a visão do professor da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, Helmult Renders; “a santidade que precisamos é uma santidade de liberdade e confiança e, com a confiabilidade surge o compromisso e a alegria. Acredito no movimento, e não na institucionalização como disse o bispo Adriel. Esse movimento certamente irá transcender às igrejas”.

Santidade com atos de misericórdia
O Bispo Adriel de Souza Maia falou sobre a possibilidade de fazer da concentração distrital do coração aquecido em 2011 (evento realizado pela 3ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista), um momento prático, por exemplo, “quem sabe fazer um momento solidário com os irmãos de nossas igrejas como doação de sangue, roupas, alimentos (...). Isso trará a memória a santidade através dos atos de misericórdia, assim passaremos para nossa membresia de tradição wesleyana nossos sentimentos na área da santidade. Com essas atitudes levantaremos uma bandeira em nossas instituições para mais a frente se produzir um documento objetivando nossas intenções  dentro de nossas raízes wesleyanas. Assim daremos um salto de qualidade. Esse é um tema que precisa ser colocado nessa sociedade que vivemos” finalizou o bispo. Para o Bispo João Carlos, Deus está agindo por meio desse grupo: “vejo Deus movendo nas igrejas históricas por meio desse grupo de uma forma muito simples, pois juntos damos um testemunho de seriedade. Isso é um movimento que agrada o coração de Deus. Sinto que isso é uma verdade e sinto paz em participar”.

Próximas reuniões
Será no dia 21 de outubro na Sede do Exército da Salvação em São Paulo. Os representantes das igrejas Wesleyana, Nazareno e Exército da Salvação estarão compartilhando testemunhos, experiências e o significado e a prática dela em  suas respectivas denominações.
Dia 25 de novembro o grupo se reunirá novamente na Sede Nacional da Igreja Metodista com representantes das igrejas: Holiness, Missionária e Metodista.

Texto e foto: Pr. José Geraldo Magalhães Jr.


Igrejas representadas:

Holiness: Yokimi Yuaça e Eduardo Goya;

Nazareno: Geraldo Nunes;

Azuza Pacific University: Odir;

Exército da Salvação: Comissário Oscar, Wilson e Raquel;

Metodista: João Carlos, Stanley, Nelson Leite, Levi, Joana D'Arc, Helmult, Adriel;

Aliança Cristã Missionária: Ataulfo, Odilon;

Missionária: Joel Konno;

Evangélica de São Paulo: Samuel Sakuma;

Metodista Livre: Nilson, Ildo.

 

 

 

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: