Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Docentes

Docentes

Clique no nome do Professor para ver o currículo

Aline Taconeli


Graduada em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (2009) com pesquisa na área de Teologia Sistemática e Teologia e Literatura; especialista em Filosofia Contemporânea e História pela Universidade Metodista de São Paulo (2014); graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2016). Atualmente é professora de Educação à Distância na Universidade Metodista de São Paulo. Tem experiência na área de Filosofia Contemporânea, Teologia Sistemática, Teologia e Literatura e Psicologia de base psicanalítica.


Link para currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2063636766246531

Comunicar erros

Antonio Carlos Soares dos Santos

Graduação em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo . Mestrado em Ciência da Religião pelo programa de pós-graduação da Universidade Metodista de São Paulo com ênfase Linguagem e Literatura do Mundo Biblico, Culturas e Mitologias do Mundo Antigo e Religião Comparada. Docente pela UMESP, curso de Teologia: Teologia e História; Biblia (Antigo e Novo Testamento). Atualmente cursando doutorado em Ciência da Religião pela UMESP.

Comunicar erros

Blanches de Paula

Área Teologia Pastoral e Ciências Humanas e Sociais

Pastora Metodista, Teóloga, Psicóloga. Graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo (1996) e em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (1994). Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1997). Doutora em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2009). Concentra suas pesquisas e sua atuação docente em Teologia Pastoral, principalmente nos seguintes temas: Aconselhamento Pastoral, Psicologia e Religião e Ministério Pastoral. É docente dos cursos de Teologia (Graduação Presencial), Teológico Pastoral, Programa de Integralização de Créditos em Teologia e Especialização em Aconselhamento Pastoral.

Título da Tese de Doutorado Corpos Enlutados: por um acompanhamento espiritual terapeutico em situações de luto (Ano de Obtenção: 2009):

Título da Dissertação de Mestrado: Fé e Desenvolvimento humano : um estudo sobre a contribuição da teoria de James Fowler para a vida de pastores/as

Principais Produções:

Artigos: PAULA, B. . Luto e Existencia. Caminhando Revista da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, São Bernardo do Campo, v. 11, n. 17, p. 106-114, 2006.

Artigos: PAULA, B. . A contribuição do consolo religioso na elaboração do luto. Caminhando, São Bernardo do Campo, v. 10, n. 16, p. 163-173, 2005.

Artigos: PAULA, B. . Vocação e Identidade. Mosaico Apoio Pastoral, São Bernardo do Campo, v. 12, n. 30, 2004.

Artigos: PAULA, B. . A criança e a fé. Caminhando, São Bernardo do Campo, v. 9, n. 14, p. 77-88, 2004.

Artigos: PAULA, B. . Espaço Potencial e Religião. Caminhando, São Bernardo do Campo, n. 8, p. 171-186, 2001.

Capítulos de Livros: PAULA, B. . Vocação e Identidade. In: Helmut Renders. (Org.). Vocação Pastoral em Debate. 1a ed. São Bernardo do Campo: Editeo, 2005, v. , p. 121-135.

Capítulos de Livros: PAULA, B. . Catequese Protestante. In: V. Ma Pedroza; Ma Navarro; R.Lázaro; J. Sastre. (Org.). Dicionário de Catequética. 1 ed. São Paulo: Paulus, 2004, v. 1, p. 175-180.

Capítulos de Livros: PAULA, B. . A Fé como suporte nas crises. In: Arno Vorpagel Schunemann; Lothar Carlos Hoch. (Org.). Redes de Apoio na crise. 1a ed. São Leopoldo: Escola Superior de Teologia, 2003, v. , p. 81-96.

Capítulos de Livros: PAULA, B. . Culpa Falsa e Verdadeira. In: Nelson Luiz Campos Leite. (Org.). O Evangelho e as questões Emocionais. 2a ed. São Paulo: Cedro, 2004, v., p. 32-35.

Capítulos de Livros: PAULA, B. . Depressão e Estresse. In: Nelson Luiz Campos Leite. (Org.). O Evangelho e as questões emocionais. 2a ed. São Paulo: Cedro, 2004, v. 1, p. 42-46

Outras atuações na FaTeo: Coordena a Área de Teologia Pastoral e Ciências Humanas e Sociais dos Cursos em Teologia. Integra o Colegiado do Curso de Teologia e o Conselho de Faculdade/Congregação. Integra a Diretoria Ampliada. Integra a Área de Apoio Pastoral ao Corpo Discente. Integra o Conselho Editorial da Editeo. Coordena o Grupo de Pesquisa  Teologia Prática e Aconselhamento Pastoral. Coordena o Projeto de Parceria para Apoio em Educação Teológica em Angola e Moçambique.

Atuações em outros espaços: Pastora no Campo Missionário Metodista em Santa Isabel/SP. Membro da Diretoria da Rede de Psicologia Pastoral na América Latina. Sócia da Soter – Sociedade de Teologia e Estudos da Religião. Membro da Associação Brasileira de Aconselhamento (ABAC). Integra o grupo de pesquisa do Projeto Religião e Psicologia da Pós-Graduação em Ciências da Religião da UMESP.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1230325407558074

Comunicar erros

Claudio Augusto Kelly

 

Mestrado em Counseling (Aconselhamento) e World Mission and Evangelism (Missão Mundial e Evangelismo) – Asbury Theological Seminary, Kentucky/USA, formado em 2004 e 2005, respectivamente.


Graduado em Teologia – Faculdade de Teologia da Igreja Metodista – 1990 - 1992. Presbítero da Igreja Metodista por 23 anos, atualmente pastor titular da Igreja Metodista em Vila Prudente/SP.


Serviu a United Methodist Church, Conferencia California- Nevada/USA, servindo como pastor entre Americanos, Hispânicos e Brasileiros (2006 – 2011).


Coordenador do Programa de Orientação Vocacional da 1ª. e 7ª. RE/IMFORM – Instituto Metodista de Formação Missionária, desde 2012.


Graduado em Administração – Centro Universitário Celso Lisboa, Rio de Janeiro/RJ – 1979, com experiência na área de Materiais (Federal Supply Classification) na antiga TELERJ como Assistente de Suprimentos de 1980 – 1989.


Atualmente Coordenador e Professor do Curso Teológico Pastoral da FATEO.

Comunicar erros

Cleber Araújo Souto Baleeiro

Professor do EAD  - Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil com integralização de créditos pela Universidade Metodista de São Paulo, mestre e doutorando em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é professor no curso de Bacharel em Teologia (EaD) da Universidade Metodista de São Paulo. Tem experiência na área de teologia e filosofia, com ênfase em teologia contemporânea, hermenêutica teológica, filosofia da religião e filosofia hermenêutica.

Currículo Lattes

Comunicar erros

Danielle Lucy Bósio Frederico

Área de Bíblia


Pastora metodista, Teóloga, 

Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo com a dissertação de mestrado “O gloriar-se em 2 Coríntios 12,7-2 Auto-glorificação ou defesa da honra”, sob orientação do professor Dr. Paulo Roberto Garcia; Bacharel em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo - TCC: A Radicalidade da Teologia Paulina e a escravidão: Um Estudo em Filemon, sob orientação do Prof Paulo Roberto Garcia; Especialização em Estudos Wesleyanos pela Universidade Metodista de São Paulo com o TCC: John Wesley e o Apóstolo Paulo: Aproximações em torno do Tema da Graça; Licenciatura Plena em História e Curta em Geografia pela FERP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Rosemar Pimentel (Volta Redonda/RJ); Especialização em Educação Pré-Escolar no Instituto de Educação Professor Manuel Marinho; Formação de Professores no Instituto de Educação Professor Manuel Marinho.

Comunicar erros

Douglas Nassif Cardoso

Área Teologia e História


Pastor congregacional, Teólogo, Administrador de Empresas. Graduado em Teologia pelo Seminário Bíblico de São Paulo (1984) e em Administração de Empresas pela Universidade Cidade de São Paulo (1976). Mestre (2000) e Doutor (2004) em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Concentra suas pesquisas e sua atuação docente na área de História da Igreja, principalmente nos temas: História do Protestantismo, Biografia, Teologia e Música Sacra. É docente dos cursos de Teologia (Graduação Presencial), Teologia (EAD) e Teológico Pastoral.

 

Título da Tese de Doutorado: “Sarah Poulton Kalley (1825-1907): Professora, Missionária e Poetisa”.

 

Título da Dissertação de Mestrado: “Robert Reid Kalley (1809-1888): Médico, Missionário e Profeta”.

 

Principais Produções:

 

LIVRO: CARDOSO, Douglas Nassif. Sarah Poulton Kalley: Missionária Pioneira na Evangelização do Brasil. São Bernardo do Campo: Ed. do Autor, 2005, ISBN 85-901760-6-1.

 

LIVRO: CARDOSO, Douglas Nassif. Práticas Pastorais do Pioneiro da Evangelização do Brasil.  São Bernardo do Campo: Ed. do Autor, 2005, 2ª edição, ISBN 85-901760-2-9.

 

LIVRO: CARDOSO, Douglas Nassif. Convertendo Através da Música – A história de Salmos e Hinos. São Bernardo do Campo: Ed. do Autor, 2005, ISBN 85-901-760-4-5.

 

LIVRO: CARDOSO, Douglas Nassif. Cotidiano Feminino no Segundo Império. São Bernardo do Campo: Ed. do Autor, 2005, ISBN 85-901760-5-3.

 

LIVRO: CARDOSO, Douglas Nassif. Robert Reid Kalley: Médico, Missionário e Profeta. São Bernardo do Campo: Ed. do Autor, 2001, ISBN 85-901760-1-0.

 

CAPÍTULO DE LIVRO: CARDOSO, Douglas Nassif . Exclusão Social e Missão no Contexto Urbano. In: SILVA, Geoval Jacinto da. (Org.). Itinerário para uma Pastoral Urbana: Ação do Povo de Deus na cidade. São Bernardo do Campo: Editora Metodista, 2012, 2ª edição, p. 47-60, ISBN 978-85-7814-243-8.

 

CAPÍTULO DE LIVRO: CARDOSO, Douglas Nassif . Puritanismo e Filantropia - Um estudo de caso: A Vida e a Obra de Samuel Morley(1809-1886). In: RENDERS, Helmut. (Org.). Sal da Terra e Luz do Mundo. São Bernardo do Campo: Editeo, 2009, p. 79-88, ISBN 978-85-88410-87-9.

 

ARTIGO EM PERIÓDICO CIENTÍFICO: CARDOSO, Douglas Nassif . Movimentos Avivalistas na Reforma Protestante. Mosaico Apoio Pastoral, São Bernardo do Campo, p. 3 - 6, 01 out. 2008.

 

ARTIGO EM PERIÓDICO CIENTÍFICO: CARDOSO, Douglas Nassif . Uma Análise do Catolicismo Brasileiro no Segundo Império. Caminhando, São Bernardo do Campo, p. 111 - 120, 01 jan. 2008.

 

Outras atuações na FaTeo: Integra o Colegiado do Curso de Teologia e o Conselho de Faculdade/Congregação. Integra a Comissão Setorial de Avaliação da Universidade.

 

Atuações em outros espaços: É pastor da Igreja Evangélica Congregacional de Vila Vera, membro da Associação Basiléia, membro do Centro de Memória Viva do Congregacionalismo Brasileiro.

 

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5692036916956582

Comunicar erros

Eber Borges da Costa

 

Área Teologia Pastoral e Ciências Humanas e Sociais 


Pastor Metodista, Teólogo. Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2011). Graduado em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (1994). Docente na área de Teologia Pastoral no tema Educação Cristã e Pedagogia na Prática Pastoral dos cursos de Teologia (Graduação Presencial), Teologia (EAD), Teológico Pastoral. É Coordenador Nacional de Educação Cristã da Igreja Metodista.

 

Outras atuações na FaTeo: coordenador da EDITEO e da Área de Comunicação.

Comunicar erros

Edson de Faria Francisco

Área Bíblia

Leigo Metodista, Linguista. Graduado em Letras (Português e Armênio, em 1997, e Hebraico, em 2003) pela Universidade de São Paulo. Mestre em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas, pela Universidade de São Paulo (2002). Doutor em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas, pela Universidade de São Paulo (2008). Pós-doutor em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas, pela Universidade de São Paulo (2012). Concentra suas pesquisas e sua atuação docente nas línguas bíblicas (hebraico e grego). É docente dos cursos de Teologia (graduação presencial) e Curso Teológico Pastoral (CTP). Tem participado de congressos do International Organization for Masoretic Studies (IOMS) (Liubliana, na Eslovênia [2007], Jerusalém, em Israel [2009], Helsinque, na Finlândia [2010] e Munique, na Alemanha [2013]).

Título da Pesquisa de Pós-Doutorado: Lexicon Masoreticum: Léxico de Terminologia Massorética Tiberiense (2012).

Título da Tese de Doutorado: O Campo Semântico da Massorá: Neologismo Semântico na Terminologia Massorética Tiberiense (2008).

Título da Dissertação de Mestrado: Masora Parva Comparada: Comparação entre as Anotações Massoréticas em Textos da Bíblia Hebraica de Tradição Ben Asher em Isaías, capítulos de 1 a 10 (2002).

Principais Produções:

Tradução de Bíblia: Antigo Testamento Interlinear Hebraico-Português, vol. 2: Profetas Anteriores (Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2014).

Verbete em enciclopédia: “South America”. In: Geoffrey Khan et alii (eds.), Encyclopedia of Hebrew Language and Linguistics, vol. 3: P-Z (Leiden-Boston: Brill, 2013, p. 586-591).     

Tradução de Bíblia: Antigo Testamento Interlinear Hebraico-Português, vol. 1: Pentateuco (Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2012).

Livro: Manual da Bíblia Hebraica: Introdução ao Texto Massorético - Guia Introdutório para a Bíblia Hebraica Stuttgartensia (São Paulo: Vida Nova, 1ª ed. 2003; 2ª ed. 2005 e 3ª ed. 2008).

Artigo em periódico científico: “A Ortografia de 1QIsa e de 1QIsb e a Ortografia do Códice de Leningrado B19a e do Códice de Alepo: Diferenças e Semelhanças”. Miscelánea de Estudios Árabes y Hebraicos (MEAH) (sección Hebreo) 57. Revista do Departamento de Estudios Semíticos, Faculdad de Filosofía y Letras – Universidad de Granada, dezembro de 2008, p. 125-148.

Artigo em periódico científico: “A Utilização do Hebraico e do Aramaico nas Notas Massoréticas”. Revista Vértices 7. Revista do Curso de Pós-Graduação em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Universidade de São Paulo (USP). São Paulo: Humanitas, maio de 2005, p. 83-99.

Artigo em periódico científico: “O Campo Semântico dos Termos Hebraicos e Aramaicos Utilizados na Massorá”. Revista Vértices 6. Revista do Curso de Pós-Graduação em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Universidade de São Paulo (USP). São Paulo: Humanitas, outubro de 2004, p. 43-62.

Artigo em periódico científico: “Características da Língua Hebraica: Hebraico Arcaico, Hebraico Pré e Pós-Exílico, Hebraico de Qumran e Hebraico Massorético de Tiberíades”. Estudos de Religião 21, Ano XV. Revista Semestral de Estudos e Pesquisa em Religião da Pós-Graduação em Ciências da Religião. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), dezembro, 2001, p. 165-195.

Resenha em periódico científico: “Masora: La Transmisión de la Tradición de la Biblia Hebrea – Nova e Importante Introdução à Massorá”. Resenha sobre a obra Masora: La Transmisión de la Tradición de la Biblia Hebrea (Estella [Navarra]: Verbo Divino, 2010), de Elvira Martín Contreras e María Guadalupe Seijas de los Ríos-Zarzosa. Caminhando 16, Revista da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). São Bernardo do Campo: Editeo, n. 1, 1º semestre, 2011, p. 145-149.

Resenha em periódico científico: “A Grammar of Biblical Hebrew: Nova Reedição de Gramática Clássica do Hebraico Bíblico”. Resenha da obra A Grammar of Biblical Hebrew (2. ed. Subsidia Biblica 27, Roma: Gregorian & Biblical Press, 2009), de Paul Joüon e Takamitsu Muraoka. Caminhando 15, Revista da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). São Bernardo do Campo: Editeo, n. 1, 1º semestre, 2010, p. 141-144.

Resenha em periódico científico: “Edição dos Manuscritos Bíblicos Encontrados em Hirbet Qumran”. Resenha sobre a obra The Biblical Qumran Scrolls: Transcriptions and Textual Variants (Supplements to Vetus Testamentum 134; Leiden-Boston: Brill, 2010), de Eugene Ulrich. Estudos de Religião 24, no. 39. Revista Semestral de Estudos e Pesquisa em Religião da Pós-Graduação em Ciências da Religião. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), julho-dezembro, 2010, p. 266-272.

Resenha em periódico científico: Resenha sobre a obra Las masoras del libro de Levítico – Códice M1 de la Universidad Complutense de Madrid (Textos y Estudios "Cardenal Cisneros" de la Biblia Poliglota Matriense 74; Madrid: Instituto de Filología de Consejo Superior de Investigaciones Científicas, Departamento de Filología Bíblica y de Oriente Antiguo, 2004, p. xx + 274), de María Josefa de Azcárraga Servert. The Catholic Biblical Quarterly (CBQ) 68, janeiro de 2006, p. 97-98.

Resenha em periódico científico: Resenha sobre a obra Textual Criticism of the Hebrew Bible (Minneapolis-Assen: Fortress Press-Royal Van Gorcum, 2001, p. xl + 456), de Emanuel Tov. Revista Vértices 8. Revista do Curso de Pós-Graduação em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Universidade de São Paulo (USP). São Paulo: Humanitas, dezembro de 2005, p. 75-82.

Resenha em periódico científico: "A Nova Edição da Biblia Hebraica: Biblia Hebraica Quinta: Texto, Aparato Crítico e Massorá". Caminhando 14, Ano X. Revista da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). São Bernardo do Campo: Editeo, 1º semestre, 2005, p. 53-65.

Capítulo de livro: "A Vulgata como Testemunho do Texto Massorético". Fórum de Ciências Bíblicas, vol. 1: 1600 anos da primeira grande tradução ocidental da Bíblia – Jerônimo e a tradução da Vulgata Latina. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2006, p. 59-69.

Tradução de prefácio: “Prefácio”. Biblia Hebraica Stuttgartensia, de Karl Elliger e Wilhelm Rudolph (eds.) (5. ed. Stuttgart-Barueri: Deutsche Bibelgesellschaft-Sociedade Bíblica do Brasil, 1997/2009, p. XXXIII-XLII).

Texto publicado on-line: Neologismo Semântico na Massorá Tiberiense. Tese de doutorado publicada em forma eletrônica (TDE: Tese/Dissertação Eletrônica) na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo (USP), 2008. Endereço da URL:
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8152/tde-26052008-152156/.

Texto publicado on-line: Masora Parva Comparada: Comparação entre as Anotações Massoréticas em Textos da Bíblia Hebraica de Tradição Ben Asher em Isaías, capítulos de 1 a 10. Dissertação de mestrado publicada em forma eletrônica (TDE: Tese/Dissertação Eletrônica) na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo (USP), 2002.
Endereço da URL:
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8152/tde-12062003-225729/.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8905672608345856

Comunicar erros

Elizangela A. Soares

Área Bíblia

Leiga Metodista, Teóloga. Graduada em Teologia (2003) pela Universidade Metodista de São Paulo. Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2006). Concentra suas pesquisas e atuação docente em Bíblia/Novo Testamento, principalmente nos seguintes temas: história cultural, história das ideias, escatologia pessoal, apocalíptica judaica e cristã.

Título da Dissertação de Mestrado: Variações sobre a vida após a morte: desenvolvimentos de uma crença no judaísmo do Segundo Templo.

Principais Produções:

SOARES, E. A. A ressurreição do Jesus Histórico: modo e significado. In: Paulo Augusto de Souza Nogueira; Jonas Machado (orgs.). Morte e ressurreição de Jesus: reconstrução e hermenêutica. Um debate com John Dominic Crossan. São Paulo: Paulinas, 2009, pp. 117-126.

SOARES, E. A. “Viver pela santa eternidade”: pistas da escatologia pessoal no judaísmo antigo. In: Theós 4 (2009).

SOARES, E. A. Do tempo histórico ao horizonte da transcendência: memórias do julgamento divino na apocalíptica judaica antiga. In: Caminhando 12 (2007): 29-39.

SOARES, E. A. “Se Cristo não ressuscitou...”: vislumbres da escatologia pessoal cristã primitiva. In: Oracula 3.6 (2007): 38-52.

CAPÍTULO DE LIVRO: Escatologia apocalíptica como a transcendência da morte. In: NOGUEIRA, Paulo Augusto de S. (org.). Religião de Visionários: Apocalíptica e Misticismo no Cristianismo Primitivo. São Paulo: Loyola, 2005 (tradução de artigo).

ARTIGO EM PERIÓDICO CIENTÍFICO: O fim do mundo: medo, conspiração e esperança. In: Oracula 3.5, 2007 (tradução de artigo).

ARTIGO EM PERIÓDICO CIENTÍFICO: Antigas variações sobre a vida após a morte: circularidade cultural e religiosa no judaísmo pré-exílico? In: Oracula 2.4, 2006.

ARTIGO EM PERIÓDICO CIENTÍFICO: A construção do "eu" transcendente em Terceiro Enoch. In: Oracula 2.4, 2006 (Tradução/Artigo).

ARTIGO EM PERIÓDICO CIENTÍFICO: A função dos "enunciados sumários" na composição do Evangelho de Marcos: um diálogo com Karl Schmidt e Norman Perrin. In: Oracula 2.4, 2006 (Tradução/Artigo).

ARTIGO EM PERIÓDICO CIENTÍFICO: Humilhação e Exaltação na Dinâmica do Julgamento de Elohim (Sl 75). In: Estudos Bíblicos 81, 2004.

Atuações em outros espaços: Membro do Corpo Editorial, tradutora e revisora da Revista Oracula (www.oracula.com.br), publicação eletrônica do Grupo Oracula de Pesquisas em Apocalíptica Judaica e Cristã.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1053193131857748

Comunicar erros

Helmut Renders

Área Teologia e História

Desde 2009 é pastor da Igreja Metodista no Brasil, nomeado para a Igreja Metodista de Rugde Ramos, São Bernardo do Campo, SP. Anteriormente era pastor da Igreja Metodista Unida na Alemanha.

Graduação em teologia - Theologisches Seminar Der Evangelisch-methodistischen Kirche in Deutschland (RFA, 1987) e pela Kirchliche Hochschule Wuppertal (Hebraico, RFA, 1984). Doutorado em Doctor of Ministry pelo Wesley Seminary Washington, DC (EUA, 1998). Lato Sensu em Ciências de Religião - Universidade Metodista de São Paulo [Umesp], BRA, 2003.

Iniciou em 2003 um mestrado em Ciências da Religião (Umesp, BRA), transformado num doutorado em 2004, por ocasião da qualificação. Concluiu em 2006 o doutorado em Ciências da Religião (Umesp, BRA)  e, em 2012, o pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Tema da tese do pós-doutorado: RENDERS, Helmut. Raízes, projetos, mentalidades e perspectivas da religião “cordial” do Brasil: uma viagem em busca da alma brasileira. Juiz de Fora, MG: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2011. 250p

É professor associado da Universidade Metodista de São Paulo, atuando na Faculdade de Teologia e no Programa de Pós Graduação em Ciências da Religião, da Faculdade de Humanidades e Direito. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Sistemática e História, atuando principalmente nos seguintes temas: teologia sistemática, teologia wesleyana, teologia e cultura, teologia sustentável, iconologia, teoria da imagem e análise de discursos imagéticos.

Principais produções:

 

RENDERS, Helmut. “Novo nascimento e natalidade: da gratuidade da vida e do seu caráter político”. In: Estudos Teológicos, São Leopoldo, vol. 56, n. 1, p. 122-138 (2016) [New birth and natality: about the gratuitousness of life and its political character]

 

RENDERS, Helmut. Resenha do livro Imaginando os/as outros/as: raça, cor e o visual na Ibéria e América Latina, Brill, 2016, editado por Pamela A. Patton. In: Horizonte, vol. 14, n. 41, p. 670-679 (abr.-jun. 2016). DOI: 10.5752/P.2175-5841.2016v14n41p670

 

RENDERS, Helmut. “Resenha do livro alemão Religião - Imaginação - Estética: mundos de imaginação e sensos/sentidos em religião e cultura editado por Lucia Traut e Annette Wilke“. In: Estudos da Religião, São Bernardo do Campo, SP, vol. 30, n. 1, p. 211-224 [jan./abr. 2016]

 

RENDERS, Helmut. “The Wesleyan Religio Pectorum in relation to Brazilian “Cordial” Religion: between adaption and inculturation”. In: Methodist Review, Atlanta, Georgia, EUA, vol. 8, p. 1-42 (jan.-dez. 2016).

 

RENDERS, Helmut. "Porque metodistas brasileiros/as deveriam ler a encíclica papal Laudato Si". In: RIBEIRO, Claudio de Oliveira. Os Evangélicos e o Papa: olhares de lideranças evangélicas sobre a Encíclica "Laudato Si" do Papa Francisco. São Paulo: Reflexões, 2016. p. 75-80.

 

RENDERS, Helmut. “A obra Cor Iesv amanti sacrvm de Antônio Wierix: a religio cordis jesuíta no início da reforma católica e a promoção da via mística tripla”. In: Imago: Revista para Emblematica y Cultura Visual, Valência, Espanha, vol. 7, p. 135-164 (jan.-dez. 2015).


RENDERS, Helmut. Um novo olhar ao campo religioso a partir da cultura visual: exemplos dessa linguagem da religião e questões do método. In: Emerson Sena da Silveira e Carlos Mário Paes Camacho (orgs.). Religião e arte. São Paulo: Fonte Editorial, 2015. p. 67-85


RENDERS, H. Artefatos, imagens e logotipos como linguagens da religião: uma proposta multidisciplinar.... In: NOGUEIRA, P. A. de Souza (org.). Religião e linguagem: abordagens teóricas interdisciplinares. São Paulo: Paulus, 2015. p. 63-88.

 

RENDERS, Helmut. "Novo nascimento e natalidade: Metáforas da gratuidade da vida e da disposição para a luta em sua defesa. In: RIEGER, Joerg et al. Graça libertadora: Como o Metodismo pode se envolver no século vinte e um. SBC, SP: Editeo, 2015. p. 91-109 [ISBN: 978-85-8046-032-2]


RENDERS, Helmut. “Os livros emblemáticos da religio cordis: a literatura religiosa que formou o homem cordial?”. In: PLURA, Juíz de Fora, MG, vol. 6, n. 2, p. 172-194 (jul./dez. 2015). DOI 10.18328/2179-0019/plura.v6n2p172-194.


RENDERS, Helmut. “A alteridade negada: O “descobrimento” das Américas segundo o discurso imagético de selos europeus de 1992”. In: Contexto Internacional, Rio de Janeiro, vol. 37, n. 2, p. 597-628 (maio./ago. 2015). [ISSN: 1982-0240].


RENDERS, Helmut. "O Thesenblatt “A missão mundial jesuíta” de 1664: exemplo da importância da religio cordis como linguagem". In: Horizonte, Belo Horizonte, v. 13, n. 38, p. 1021-1050 (abr./jun. 2015).


RENDERS, Helmut. "Religio cordis brasilienses e espaço público: entre a rejeição, a dinamização e a indiferença diante de um projeto de um cristianismo cidadão". In: Pistis & Praxis, Curitiba, vol. 7, n. 1, p. 195-226 (2015).


RENDERS, Helmut. “A experiência religiosa pós-moderna e o fenômeno da aceleração em comparação com as temporalidades pré-moderna e moderna. In: Horizonte, Belo Horizonte, vol. 13, n. 37, p. 428-445 (jan./mar. 2015). [Religious experience in post modernity and the phenomena of acceleration...]


RENDERS, Helmut. "Introdução, aceitação e rejeição de novas celebrações no metodismo brasileiro: a história da `Celebração do Coração Aquecido´ e da `Festa de Dona Susana´". In: Interações - Cultura e Comunidade, Belo Horizonte, v. 9 , n.16, p. 350-373 (jul./dez. 2014) ISSN 1983-2478

 

RENDERS, H. O “coração estranhamente aquecido” e a “santidade de coração e vida" de John Wesley, vistos a partir das diversas formas da religião do coração da sua época". In: SOUZA, J. C. de;


RENDERS, H. Experimentar Deus hoje. São Bernardo do Campo, SP: Editeo, 2014, p. 21-51.


RENDERS, Helmut. “Éticas deontológicas, teleológicas e situavas e as temporalidades pré-modernas, modernas e a modernas tardias: relações, desafios e propostas”. In: Caminhando, São Bernardo do Campo, SP, vol. 19, n. 2, p. 55-68 (jul./dez. 2014).

RENDERS, Helmut. "A releitura da religio cordis por John Wesley como “religião de coração e vida” e sua experiência religiosa do dia 24 de maio de 1738". In: REVER, São Paulo, vol. 14, n. 2, p. 213-243 (jul.-dez. 2014)

 

RENDERS. H. As obras de misericórdia e piedade em John Wesley e no metodismo contemporâneo: base para uma teologia pública? In: Caminhos, Goiania, GO, vol. 12, n. 2, p. 355-369 (jul.-dez. 2014)

 

RENDERS, H. Um emblema social metodista: a águia e o coração com chamas, ou a misericórdia divina que permite recomeços. In: Caminhando, vol. 19, n. 1, p. 83-95 (jan.-jun. 2014).



RENDERS, H. A Igreja Metodista no Brasil, suas universidades, escolas e igrejas diante da temporalidade pós-moderna: um desafio que requer um esforço em conjunto. In: Rev. de Educ. da Cogeime, vol. 23, n. 44, p. 49-64 (jan.-jun. 2014)

 

RENDERS, Helmut. "As imagens de Agostinho e da missa de Gregório e a construção do discurso imagético masculino da religio cordis na época medieval". In: Notandum, vol. 35/36, p. 181-190 (maio-dez. 2014)



RENDERS, H. "A temporalidade da modernidade tardia como desafio para a educação" [Late Modern temporality as challenge for education]. In: Notandum, vol. 34, p. 23-28 CEMOrOC-Feusp / IJI-Universidade do Porto ( jan./abr. 2014)

 

RENDERS, Helmut. “To reconcile us to his Father”: An unique translation of the 2nd Article of Religion of the Methodist Church in Brazil and three other lusophone countries”. In: Methodist Review, New York, vol. 5, p. 25-51 (jan./dez. 2013). Disponível em: < http://www.methodistreview.org/index.php/mr/article /view/73/97 >.


RENDERS, Helmut. “O coração como atributo hagiográfico de São Benedito do Rosário: hipótese sobre a sua origem e seu modelo subjacente da vida cristã”. In: Horizonte, Belo Horizonte, MG, vol. 13, n. 29 p. 109-132 (jan./mar. 2013). Disponível em: < http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2013v11n29p109 >.

RENDERS, Helmut. “O envolvimento de John Wesley (1703-1791) na causa abolicionista: de experiências pessoais, via a criação de uma rede de contestadores/as até uma ação política orquestrada”. In: Caminhando, São Bernardo do Campo, SP vol. 18, n. 1, p. 107-222 (jan./jun. 2013). Disponível em: < https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/CA/article/view/3627/3596 >. Acesso em: 20 jun. 2013.


MAIA, Filipe; RENDERS, Helmut. “Os `Pensamentos sobre a Escravidão´ (1774) de John Wesley: introdução e tradução para o português brasileiro”. In: Caminhando, São Bernardo do Campo, SP vol. 18, n. 1, p. 153-181 (jan./jun. 2013). Disponível em: < https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/CA/article/view/3779/3579 >. Acesso em: 20 jun. 2013.


RENDERS, Helmut. ““Vá em frente, em nome de Deus”: seis cartas abolicionistas de John Wesley”. In: Caminhando, São Bernardo do Campo, SP vol. 18, n. 1, p. 183-198 (jan./jun. 2013). Disponível em: < https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/CA/article/view/3626/3592 >. Acesso em: 20 jun. 2013.

RENDERS, Helmut. “Linha do tempo: John Wesley e o movimento abolicionista”. In: Caminhando, São Bernardo do Campo, SP vol. 18, n. 1, p. 199-204 (jan./jun. 2013). Disponível em: < https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/CA/article/view/3779/3579 >. Acesso em: 20 jun. 2013.

RENDERS, Helmut. “Os Emblèmes ou devises chrestiennes vanguardistas de Georgette de Montenay: uma religio cordis imagética calvinista”. In: Ciências da Religião - História e Sociedade, São Paulo, vol. 11, n. 1 p. 129-150 (jan./jun. 2013). Disponível em: < http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cr/article/view/5731/4151 >. Acesso em: 30 jun. 2013.

RENDERS, Helmut. O coração como atributo hagiográfico de São Benedito do Rosário: hipótese sobre a sua origem e seu modelo subjacente da vida cristã. In: Horizonte, Belo Horizonte, MG, vol. 13, n. 29 p. 109-132 (jan./mar. 2013). Disponível em: < http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2013v11n29p109 >. Acesso em: 19 fev. 2013.

RENDERS, Helmut. Religião wesleyana do coração e religião cordial brasileira:`união mística´ com a matriz religiosa brasileira ou porta para uma imersão cultural transformadora?. In: RENDERS, Helmut e SOUZA, José Carlos (orgs.). Teologia wesleyana, latino-americana e global: uma homenagem a Rui de Souza Josgrilberg. São Bernardo do Campo: Editeo, 2011, p. 181-198.

RENDERS, Helmut. O guia medicinal Primitive Physic[k] de John Wesley de 1747: ciência, charlatanismo ou medicina social?. In: Horizonte, vol. 9, n. 21, p. 339-353. (abr./ jun. 2011). Disponível em: < http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/1854/2400 >. Acesso em: 20 jun. 2011.

RENDERS, Helmut. Estudos de gênero e método teológico: corporeidade e androcentrismo como temas permanentes do quadrilátero wesleyano brasileiro. In: Estudos da Religião, v. 24, n. 39, 91-106 (jul./dez. 2010). Disponível em: < https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/ER/article/view/2076/2343 >. Acesso em: 20 jun. 2011.

RENDERS, Helmut. Graça, salvação e teologia da sustentabilidade como tema da teologia wesleyana: discussões, acentos e contribuições. In: Teocomunicação, vol. 40, n. 2, p. 213-237 (maio/ago. 2010). Disponível em: < http://www2.pucpr.br/red/index.php/pistis?dd1=2720&dd99=view >. Acesso em: 20 jun. 2011.

RENDERS, H. Andar como Cristo andou: A salvação social em John Wesley [Série Teologia Wesleyana Brasileira]. São Bernardo do Campo, SP: Editeo, 2011. 403 p. 2ª edição revisada e ampliada.

RENDERS, H. . 75 anos do Credo Social brasileiro: a Igreja Metodista em busca da formulação do seu papel cidadão. Simpósio (São Paulo), v. 11 [1], p. 43-65, 2009.

RENDERS, H. . Imaginário religioso católico - protestante - pentecostal - neo-pentecostal - As implicações das múltplas reedições de "O Livrinho do coração" em solo brasileiro. Ciências da religião história e sociedade (Mackenzie. Online), v. 7, p. 116-153, 2009.

RENDERS, H. . Deus, o ser humano e o mundo nas linguagens imagéticas da religião do coração: códigos e projetos. Pistis e práxis, v. 1, p. 373-413, 2009.

RENDERS, H. . O cotidiano, a pluralidade de perspectivas éticas e o discernimento moral: a necessidade de distinções e decisões. Caminhando (São Bernardo do Campo), v. 14, p. 77-92, 2009.

RENDERS, H. . As notae ecclesiae do Credo Niceno-Constantinopolitano: fonte do re-encantamento com o projeto da Igreja Cristã. Caminhando (São Bernardo do Campo), v. 13, p. 85-102, 2008.

Comunicar erros

Helerson Alves Nogueira

Pastor Metodista, coordenador do movimento de pastoreio de pastores(as) da 3a regiāo eclesiástica (2014/15); teólogo, Mestre em Ciências Sociais e Religião (2000) pela Umesp com a dissertaçāo "Teologia e Racionalidade: um estudo a partir do conceito de razāo ontológica em Tillich" sob a orientaçāo do prof. Dr. Etiene A. Higuet. Graduado em Teologia (1995) TCC: "Aspectos Psicológicos da Fé Cristā:   uma análise a partir do conceito de fé em Paul Tillich"; Secretario Executivo do Grupo de Pesquisa Paul Tillich vinculado a Pós graduaçāo em Ciências da Religiāo da Umesp (1998/99), Coordenador adjunto de Simpósio "Em diálogo com o pensamento de Paul Tillich" (1997/1999) sob a supervisāo e direçāo do prof. Dr. Etiene A. Higuet; Curso de aperfeiçoamento em pastorais específicas (Fateo/Umesp/P.Universitária 1995). Curso de Liderança Avançada (Haggai Institute 2008). Concluindo Licenciatura em Filosofia (Unicid/Unicsul).

Comunicar erros

Hérmiton Oliveira Freitas

Professor do EAD  - Filósofo (2008) e Teólogo(2003) pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), especialista em "Filosofia e História da Ciência e da Tecnologia" (2011) pela Universidade Federal do ABC (UFABC); cursa mestrado no programa de Ensino, História e Filosofia da Ciência e da Matemática pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Desenvolve pesquisa sobre o pensamento moderno e contemporâneo com ênfase na Filosofia da Ciência e da Tecnologia, bem como na relação entre Teologia e Ciência, seguindo as correntes da Metafísica, da Hermenêutica, e da Fenomenologia. Professor assistente (desde 2009) das faculdades de Teologia e de Filosofia da Universidade de Metodista de São Paulo (UMESP).

Currículo Lattes

Comunicar erros

João Batista Ribeiro Santos

 

Bacharel em Teologia. Mestre em História Política, com linha de pesquisa em "História Antiga e Medieval", pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IFCH/UERJ) e mestre em Ciências da Religião, com linha de pesquisa em "Literatura e religião no mundo bíblico", pela Faculdade de Humanidades e Direito da Universidade Metodista de São Paulo (FAHUD/UMESP).


É membro "Notório Saber" da Coordenação Nacional de Educação Teológica (CONET) desde 2013, da qual fazem parte, dentre outras instituições educacionais, Universidade Metodista de São Paulo, Universidade Metodista de Piracicaba, Centro Universitário Bennett, Centro Universitário Izabela Hendrix, Centro Universitário Metodista - IPA, Instituto Metodista Granbery. É editor da Revista Caminhando. É coordenador do curso de Teologia na modalidade à distância (EAD) da FaTeo.


Realizou estudos complementares em Arqueologia e História Pública na Universidade de São Paulo (USP) e Arqueologia e Língua Hebraica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Publicações mais importantes e recentes:
Dicionário Bíblico. 3. ed. revisada. São Paulo: Editora Didática Paulista, 2011, 560 p.
Atlas de Estudos Bíblicos: Com o Contexto Religioso. 2. ed. revisada. São Paulo: Editora Templos, 2011, 96 p.
(Em coautoria) Primórdios do Cristianismo: O Contexto Histórico do Cristianismo Primitivo. São Paulo: Editora Didática Paulista, 2011, 336 p.
A invenção da Estratégia: Hermenêutica Transdisciplinar de "História de Milagre" e o Empoderamento das Milícias de Jesus de Nazaré em Meio Ambiente Imperial Romano. Estudo de fonte. Caminhando (FATEO/UMESP), v. 19, n. 1, p. 41-59, 2014.
Pertinências entre os Anais Egípcios e a Biografia Antiga: Ensaio Historiográfico sobre Escrita e Ideologia nas Inscrições Cuneiformes e Hieroglíficas de Eventos Oficiais e Memoriais do Egito Antigo. Em Tempo de Histórias (UnB), v. 23, p. 7-21, 2013.
Os povos da Terra. Abordagem Historiográfica de Grandezas Sociais do Antigo Oriente-Próximo no Segundo Milênio A.C.: Uma Apresentação Comparativa. Caminhando (FATEO/UMESP), v. 18, n. 1, p. 123-136, 2013.
A Experiência do Mundo: Uma Visão Historiográfica sobre a Cidade de Gaza no Contexto da Materialidade do Mediterrâneo Antigo. Diálogos (UEM), v. 16, n. 3, p. 951-969, 2012.
As Fontes Epigráficas e as Antigas Narrações Judaicas da Origem Mediterrânea do Antigo Israel. NEARCO - Revista Eletrônica de Antiguidade (UERJ), v. 1, n. 2, p. 64-71, 2012.
No Princípio eram os Escravos: A Etnografia Hebraica e as Fontes Epigráficas Egípcias sobre a Origem Mediterrânea do Antigo Israel. Cadernos de História (UFOP), v. 2, p. 12-26, 2011.
Jesus de Nazaré e suas Milícias: A Oralidade da Preleção nas "Bem-aventuranças" na Historiografia Canônica de uma Comunidade Primitiva. Revista de História (UFBA), v. 2, n. 2, p. 3-21, 2010.
Elementos de Direito Político-econômico e as Estruturas de Poder no Antigo Israel. Caminhando (FATEO/UMESP), v. 14, n. 2, p. 155-170, 2009.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0618451218254540

Comunicar erros

Jonadab Domingues de Almeida

Mestre em Ciências da Religião – IEPG/UMESP - Formado em maio de 2013.

Graduado em Teologia – Faculdade de Teologia da Igreja Metodista – 1991. Pastor Metodista, atualmente na Igreja Metodista em Arthur Alvim – São Paulo.

Coordenador do Programa de Ações Eclesiásticas e Missionárias da FaTeo; Coordenador do Centro de Liturgia, Arte e Homilética – CELAH - FaTeo; Professor de Liturgia e Homilética; Assessor Episcopal para acompanhamento dos acadêmicos de Teologia da 6ª RE; Editor do Anuário Litúrgico da Faculdade de Teologia. 2014 / 2015

 

Comunicar erros

Jorge Schütz Dias

Professor do EAD  - Possui graduação em Bacharel em Teologia - Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (1978), graduação em Bacharel em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (2007), mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2004) e doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2010). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas pastorais, missões, estudos de religião, cidade e Igreja Batista.

Currículo Lattes

 

Comunicar erros

José Carlos de Souza

Área Teologia e História

Pastor Metodista, Teólogo. Graduado em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (1978) e em Geografia pelo Centro Universitário Assunção (1999). Especialista em História da Igreja na América Latina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983). Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1993). Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2008). Concentra suas pesquisas e atuação docente em Teologia e História da Igreja, principalmente nos Estudos Wesleyanos, com destaque à concepção de igreja no pensamento de John Wesley. É docente dos cursos de Teologia (Graduação Presencial), Teologia (EAD), Programa de Integralização de Créditos em Teologia e Especialização em Estudos Wesleyanos.

Título da Tese de Doutorado: Laicidade e ecumenicidade da Igreja: o pensamento eclesiológico de John Wesley

Título da Dissertação de Mestrado: Protesto ou Ilusão? Leitura Crítica da Teoria Marxiana como Parâmetro para a Pesquisa Histórica do Cristianismo

Principais Produções:

LIVRO: Cultura e Igreja no Brasil. Estudo sobre a importância da Teologia de Paul Tillich para a nossa realidade Eclesial. São Paulo: ASTE, 1979, Col. Teologia no Brasil 5.

LIVRO: Teologia Wesleyana em Perspectiva Wesleyana (em colaboração com Duncan Alexander Reily & Rui de Souza Josgrilberg). São Bernardo do Campo: EDITEO, 2005.

LIVRO: Caminhos do Metodismo no Brasil: 75 anos de autonomia (organizador). São Bernardo do Campo: EDITEO, 2005.

LIVRO ORGANIZADO: RIBEIRO, Claudio de Oliveira & RENDERS, Helmut & SOUZA, José Carlos de & JOSGRILBERG, Rui de Souza (Orgs.). Teologia e Prática na tradição Wesleyana: Uma Leitura a partir da América Latina e Caribe. São Bernardo do Campo: Editeo, 2005.

CAPÍTULO DE LIVRO: "Criação, Nova Criação e o Método Teológico na Perspectiva Wesleyana". In: Castro, Clovis Pinto de (org.). Meio Ambiente e Missão: a responsabilidade Ecológica das Igrejas. São Bernardo do Campo: EDITEO, 2003, 67-88.

CAPÍTULO DE LIVRO: "Sujeito e Ética do Bem Comum: uma análise de sermões de Wesley à luz de novas categorias do pensamento latino-americano". In: RIBEIRO, Claudio de Oliveira & RENDERS, Helmut & SOUZA, José Carlos de & JOSGRILBERG, Rui de Souza (Orgs.). Teologia e Prática na tradição Wesleyana: Uma Leitura a partir da América Latina e Caribe. São Bernardo do Campo: Editeo, 2005, p. 131-59.

ARTIGO EM PERIÓDICO CIENTÍFICO: "Ceia do Senhor e Hospitalidade Eucarística – Uma Perspectiva Metodista". In: Revista de Cultura Teológica. São Paulo: Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora Assunção, Ano VIII, no 30, Janeiro/ Março de 2000, p. 71-88; também publicado em. Caminhando. Revista da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista – Umesp. Paulo. São Bernardo do Campo: EDITEO, Ano VI, no 8, Julho de 2001, p. 27-46;

ARTIGO EM PERIÓDICO CIENTÍFICO: "Forjando Tradições Teológicas e Construindo uma Teologia Brasileira: o Trabalho Editorial da ASTE". In: Simpósio: Edição Histórica 40 Anos. São Paulo: ASTE, vol. 9, Ano XXXIV, nº 43, Novembro de 2001, p. 59-79

ARTIGO EM PERIÓDICO CIENTÍFICO: "O outro Jesus Muçulmano: algumas notas a propósito do livro ‘O Jesus Muçulmano’, de Tarif Khalidi". In: Caminhando. Revista da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista – Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo: EDITEO, Ano IX, no 13, 1º semestre de 2004, p. 65-82.

ARTIGO EM PERIÓDICO CIENTÍFICO: "Fazendo teologia numa perspectiva wesleyana". In: Caminhando. Revista da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista – Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo: EDITEO, Ano VIII, no 12, 2º semestre de 2003, p. 125-143.

Outras atuações na FaTeo: Coordena a Área de Teologia e História dos Cursos de Teologia. Integra o Centro de Estudos Wesleyanos. Integra o Conselho Editorial da Editeo. Integra o Colegiado do Curso de Teologia e o Conselho de Faculdade/Congregação. Integra a Comissão Setorial de Avaliação e a Comissão Permanente de Avaliação da Universidade.

Atuações em outros espaços: Pastor na Igreja Metodista na Mooca; membro do MOFIC (Movimento de Fraternidade de Igrejas Cristãs); membro associado de CEHILA (Centro de Estudos de História da Igreja na América Latina – Área Brasil).

Currículo lates: http://lattes.cnpq.br/2471765898930478

Comunicar erros

Jung Mo Sung

Coreano de nascimento, brasileiro naturalizado. Graduado em Filosofia, com doutorado em Ciências da Religião (UMESP) e estudos pós-doutorais em Educação (UNIMEP). Estudou também Teologia e Administração de Empresas. É autor de 18 livros, alguns traduzidos para Espanhol, Inglês, Coreano e Italiano, e de inúmeros artigos publicados no Brasil e no exterior. Já deu conferências/palestras em mais de 20 países. Atualmente pesquisa a relação entre teologia e economia, e religião e educação.

Comunicar erros

Lauri Emilio Wirth

Área Teologia e História

Pastor Luterano, Teólogo. Graduado em Teologia pela Escola Superior de Teologia/São Leopoldo (1983). Doutor em Teologia pela Universitat Heidelberg (Ruprecht-Karl)/Alemanha (1991). É professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião/Universidade Metodista de São Paulo onde também atua como Pró-Reitor de Pós Graduação e Pesquisa.  Concentra suas pesquisas e atuação docente em Teologia e História, principalmente nos seguintes temas: Protestantismo, Colonização, Imigração. É docente do Curso de Teologia (Graduação Presencial).

Título da Tese de Doutorado:  WIRTH, L. E. . Protestantismus Und Kolonization In Brasilien (Protestantismo e Colonização No Brasil. 1. ed. Erlangen / Alemanha: Verlag de Evangelisch Luthrischen Mission, 1992. v. 1. 198 p.

Principais Produções:

WIRTH, L. E. . Protestantismo brasileiro e rito luterano. Revista da USP, São Paulo - SP, n. 76, p. 68-77, 2006.

WIRTH, L. E. . Contribuições do campo protestante para o estudo das religiões. In: Ivan Ap. Manoel; Nainora M.B. de Freitas. (Org.). História das Religiões - desafios, problemas e avanços teóricos, metodológicos e historiográficos. São Paulo: Paulinas Editora, 2006, v. 1, p. 83-94.

WIRTH, L. E. . O estudo da religião como contribuição para a formação teológica. In: Amílcar Ulloa. (Org.). Teologías de Abya-Yala y formación teológica: interacciones y desafíos. 1 ed. Bogotá: Editorial Kimpress Ltda, 2004, v. 11, p. 287-294.

WIRTH, L. E. . Erinnerungen an Konflikte: Einwanderer und indigener Völker in Santa Catarina. In: Ingelore Starke Koch. (Org.). 500 Jahre Widerstand: Indigene, Afrobrasilianer, Voklsbewegungen und die Protestanten in Brasilien - Geglückte und misslungene Begegnungen. 1 ed. Eichstetten/Kaiserstuhl: Lusophonie-Verlag, 2001, v. 1, p. 18-30.

WIRTH, L. E. . Em busca de memórias marginais: um comentário sobre a conferência Igreja dos imigrantes. In: Maartin Norberto Dreher. (Org.). 500 anos de Brasil e a Igreja na América Meridional. Porto Alegre: EST Edições, 2002, v. 1, p. 74-79.

WIRTH, L. E. . Novas metodologias para a história do cristianismo: em busca da experiência religiosa dos sujeitos religiosos. In: Sérgio Ricardo Coutinho. (Org.). Religiosidades, Misticismo e História no Brasil Central. Brasília: Editora Univers, 2001, v. , p. 23-34

WIRTH, L. E. . A memória religiosa como fonte de investigação historiográfica. Estudos de Religião, São Bernardo do Campo - SP, v. 25, p. 171-183, 2003.

WIRTH, L. E. . Religião e Etnia: Sobre A Preservação da Identidade Étnica No Protestantismo de Imigração. Fronteiras: revista de história, Florianópolis-SC, v. 6, p. 19-39, 1998.

WIRTH, L. E. . O Lugar da História da Igreja No Ensino da Teologia. In: Martin Dreher. (Org.). História da Igreja em Debate. 1 ed. São Paulo: Bartira Gráfica e Editora S.A., 1994, v. 1, p. 10-20.

WIRTH, L. E. . A Utopia da Liberdade No Imaginário da Reforma. Correio Popular, Campinas - SP, v. 1, n. 1, p. 2-2, 1997

Atuações em outros espaços: Membro da Comissão de Estudos da História da Igreja na América Latina – CEHILA.

Membro da Associação Brasileira de História das Religiões – ABHR.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4531945545682379

Comunicar erros

Lidia Maria Lima

Mestrado em Ciências da Religião - Universidade Metodista de São Paulo, UMESP. Título: Entre o amém e o axé - O trânsito religioso de evangélicos rumo às religiões afro-brasileiras. Graduação em Teologia - Universidade Metodista de São Paulo, UMESP. Título: Com fé, mas sem religião análise do trânsito religioso entre estudantes da UMESP que se declaram sem religião. Graduação em COMUNICAÇÃO SOCIAL-JORNALISMO pela FIZO - Faculdade Integração Zona Oeste, FIZO, Brasil.


Artigos Publicados

 

LIMA, Lidia Maria . 2176-3828. Caminhando, v. 18, p. 73-80, 2013.

 

Livros publicados/organizados ou edições

 

LIMA, Lidia Maria . A casinha de Pedro. 18. ed. São Paulo: Texto&textura, 2012. v. 500.

 

Trabalhos completos publicados em anais de congressos

LIMA, Lidia Maria . Entre o amém e o axé - O trânsito religioso de mulheres entre o protestantismo e as religiões afro-brasileiras. In: Congresso Internacional Fazendo Gênero, 2010, Florianópolis. Congresso Internacional Fazendo Gênero 9 - Diáspora, diversidade e deslocamentos, 2010.

 

Resumos publicados em anais de congressos

LIMA, Lidia Maria . Burgueses sem religião? a juventude da UMESP e o trânsito religioso. In: IV Congresso de Iniciação Científica da USCS., 2009, São Caetano do Sul. ANAIS DOS CONGRESSOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA USCS, 2009.

 


currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9389318916852307

Comunicar erros

Luana Martins Golin

Teóloga formada pela Universidade Metodista de São Paulo (2008). Mestra em Ciências da Religião: Programa de Pós Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo (2011). Área de Concentração: Linguagens da Religião. Linha de Pesquisa: Teologia das Religiões e Cultura. Título da Dissertação: “Liberdade e autoridade: o reino de Cristo e o reino do anticristo no poema ‘O Grande Inquisidor’, de Dostoiévski”. Membro do Corpo Editorial da Revista Oracula (www.oracula.com.br), publicação eletrônica do Grupo Oracula de Pesquisas em Apocalíptica Judaica e Cristã.

Doutoranda em Ciências da Religião: Programa de Pós Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo (2015).  Área de Concentração: Linguagens da Religião. Linha de Pesquisa: Teologia das Religiões e Cultura. Título da Tese: “O Evangelho segundo Dostoiévski: uma abordagem intertextual da imagem de Cristo no romance ‘O Idiota’”.

 

Livros Publicados:

GOLIN, L. M.  O Reino de Cristo e o Reino do Anticristo - Liberdade e autoridade em Dostoiévski. 1. ed. São Paulo: Fonte Editorial, 2012. 188p.

 

Capítulos de Livros:

GOLIN, L. M.  “Experimentar Deus Hoje: Discernimento e Sabedoria”. In: José Carlos de Souza; Helmut Renders. (Org.). Experimentar Deus Hoje: A propósito dos 275 anos da experiência religiosa de John Wesley. 1ed.São Bernardo do Campo: Editeo, 2014, v. 1, p. 97-104.


GOLIN, L. M.  “A Bíblia como texto literário: uma leitura a partir de Northrop Frye”. In: Cláudio Ribeiro; Hugo Fonseca. (Org.). Teologias e Literaturas 2 - aproximações entre religião, teologia e literatura. 1ed. São Paulo: Fonte Editorial, 2013, v. 2, p. 49-68.

 

Artigos:

GOLIN, L. M.  “Os Arquétipos Míticos Literários Em Dostoiévski”. Cadernos de Pós Graduação em Letras (Online), v. 12, p. 1-19, 2012.

 

GOLIN, L. M.  “A crítica feita por Dostoiévski ao poder e à autoridade como formas de governo”. Correlatio (Online), v. 9, p. 46-56, 2010.
.

GOLIN, L. M.  “O discurso teológico no Conto 'O Grande Inquisidor', de Dostoiévski”. Caminhando (São Bernardo do Campo), v. 14, p. 65-75, 2009.

 

GOLIN, L. M.  “O niilismo em Dostoiévski e Nietzsche”. Correlatio (Online), v. 8, p. 109-118, 2009.

 

GOLIN, L. M. ; Alex Sandro F. Nunes. “Descobrindo a teologia de Paulo”. Oracula (UMESP), v. 8, p. 202-210, 2008.

 

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3559845486973101

Comunicar erros

Marcos Munhoz da Costa

Mestrado em Educação pela UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO; Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santana (São Paulo); Graduação - Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista; Habilitações : Administração Escolar e Disciplinas do Magistério. Pastor da Igreja Metodista (Terceira Região Eclesiástica)

Professor Universitário (UMESP)

Comunicar erros

Marcelo Furlin

Possui doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo (2010), mestrado em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998), especialização em Liturgia, Ciência e Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013), especialização em Teologia Catequética e Ensino Religioso pelo Centro Universitário Assunção (1998), especialização em Didática do Ensino Superior pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1995), especialização em Português (Língua e Literatura) pela Universidade Metodista de São Paulo (1994) e graduação em Letras pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (1988).
 

Coordena o curso de Especialização em Língua Inglesa e atua em cursos de graduação presenciais, em cursos de graduação à distância e em cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Metodista de São Paulo.
 

Coordena o Grupo de Estudos RELEGERE – Ciências da Religião e Literatura - da Universidade Metodista de São Paulo. Participa do Grupo de Pesquisa sobre a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica (GPeAHF), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e do Grupo de Estudos e Pesquisa Paulo Freire (GEPF), da Universidade Metodista de São Paulo. Colabora na produção de material didático de língua inglesa para o Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos (EJA).
 

Atua como consultor acadêmico em editoras, institutos de idiomas e em demais instituições de ensino. Possui vários certificados de proficiência em língua inglesa.  É examinador oficial da Universidade de Cambridge e da Universidade de Michigan.
 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9664496095494377

Comunicar erros

Márcio Divino de Oliveira

Pastor Metodista, Teólogo, Filósofo. Possui Licenciatura em Filosofia pela Universidade Metodista de Piracicaba (2004), graduação em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (2002), mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2007) e especializações nas áreas de: Psicopedagogia Institucional pela Universidade Gama Filho (2011); Metodologia do Ensino Fundamental pela Universidade Federal de Goiás (2011); Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (2012); Gestão de Pessoas e de Projetos Sociais pela Universidade Federal de Itajubá (2013); Especialização em Design Instrucional para EaD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá (2015). Concentra suas pesquisas e atuação docente nas áreas de Teologia Pastoral (Ministério Pastoral, Aconselhamento Pastoral, Missão e Evangelização, Gestão Eclesiástica); Educação a Distância (Gestão EaD, Designer Instrucional EaD e Tutoria a Distância); Mídias na Educação (Educomunicação), Psicopedagogia Institucional (Fracasso Escolar); Gestão de Pessoas (Gestão e Espiritualidade); Filosofia (Ensino de Filosofia). É docente nos cursos de Teologia (Graduação Presencial e a Distância) e Teológico Pastoral.

 

Outras atuações na FaTeo: Coordenador dos cursos de Lato Sensu e Livres da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista. É Membro do Centro de Estudos de Liturgia, Arte e Homilética (CELAH) e do Programa de Vida Comunitária. Integra o Grupo de Pesquisa em Teologia Prática e Aconselhamento Pastoral.

 

Atuação em outros espaços: Pastor na Congregação Metodista do Bairro São Marcos, Campinas-SP; Membro da Comissão Ministerial da 5ª Região Eclesiástica; Docente e Tutor EaD em cursos de formação do laicato no Instituto Educacional Metodista Bispo Scilla Franco.

 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3749934796919136

Comunicar erros

Marcos Aurélio da Silva (FAE)

Mestre em Administração de Empresas (UMESP), Graduado em Ciências Contábeis, Pós graduado em Pastoral Urbana (Teologia), Pós graduado em Metodologia do Ensino Superior (Pedagogia) e pós-graduado em Controladoria (Adm.). Professor de perícia contábil e de contabilidade pública, dentre outras disciplinas da área, professor da Faculdade de Administração e Economia.

Currículo Lattes
 


Comunicar erros

Margarida Fátima Souza Ribeiro

Área de Teologia e História


Pastora metodista. Doutora (2008) e Mestre (2003) em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Graduada em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (1989). Licenciatura plena em Filosofia pela Unijuí (1995). Concentra suas pesquisas e atuação docente em: Ecumenismo, Antropologia e História de Mulheres (historiografia). É coordenadora do Programa de Extensão da Faculdade de Teologia e do Centro Otília Chaves.

 

Título da Tese de Doutorado: Rastros e Rostos do Protestantismo Brasileiro: uma historiografia de Mulheres Metodistas, Ano de Obtenção: 2008.

 

Título da Dissertação de Mestrado: As mulheres metodistas e os movimentos ecumênicos no Brasil: experiências e desafios, Ano de Obtenção: 2003.

Comunicar erros

Nicanor Lopes

Área Teologia Pastoral e Ciências Humanas e Sociais


Pastor Metodista, Teólogo. Mestre em Ciências da Religião. pela Universidade Metodista de São Paulo (2003), Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2012). Graduado em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (1981). Especialização em Capelania Hospitalar pela Universidade de Campinas (2000). Concentra suas pesquisas e atuação docente em Teologia Pastoral, principalmente nos seguintes temas: Teologia Prática, Logoterapia, Estruturas Eclesiásticas, Missão e Evangelização, Terceiro Setor, Responsabilidade Social da Igreja e Capelania Hospitalar. É docente dos cursos de Teologia (Graduação Presencial), Teologia (EAD), Teológico Pastoral, Programa de Integralização de Créditos em Teologia e Especialização em Pastoral no Contexto Urbano.

 

Título da Tese de Doutorado: Responsabilidade Social, Pregação e Educação: tensões missiológicas no projeto missionário da Igreja Metodista em terras brasileiras.

 

Título da Dissertação de Mestrado: Responsabilidade Social e Terceiro Setor - Uma análise crítica da Associação Beneficente Campineira à luz da teologia prática

 

Outras atuações na FaTeo: É vice-reitor e coordenador do Curso de Teologia da FaTeo.  Integra o Colegiado do Curso de Teologia e o Conselho de Faculdade/Congregação.

Comunicar erros

Oswaldo de Oliveira Santos Júnior (FAHUD)

Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2007). Graduado em Geografia/ES (1992) e Bacharel em Teologia (2003) pela UMESP. Coordenador do Núcleo de Formação Cidadã da Universidade Metodista de São Paulo. Tem experiência como professor de pós-graduação na área de Direitos Humanos e Sociedade. Experiência na área de Geografia e Teologia, com ênfase em Geografia Urbana. Atua nos cursos de Jornalismo, Pedagogia, Ciências Sociais e Teologia. É pesquisador do Núcleo de Educação em Direitos Humanos (NEDH) e assessor do Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos do Memorial da Resistência de São Paulo.

 

Currículo Lattes

Comunicar erros

Ozéias Rocha Júnior

Professor do EAD - Possui graduação em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário da FEI (1989), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Metodista de São Paulo (1998) e graduação em Bacharel em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (2007). Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2011).


Currículo Lattes

Comunicar erros

Patricia Regina Moreira Marques

 

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdades Integradas de São José dos Campos, UNIVAP (1988). Graduação em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (2005), atuando principalmente nos seguintes temas: pastoral, famílias, perdas, violência, luto, estudantes, morte e escola. Mestre em Educação, Programa de Pós Graduação da Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é professora auxiliar no Curso de Pedagogia e Teologia do EAD da Universidade Metodista de São Paulo.

Comunicar erros

Paulo Augusto de Souza Nogueira

Área Bíblia

Teólogo. Doutor em Teologia pela Universitat Heidelberg (Ruprecht-Karls)/Alemanha (1991). Graduado em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (1985). Atualmente é professor titular da Universidade Metodista de São Paulo. É professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião/Universidade Metodista de São Paulo. Concentra suas pesquisas e atuação docente em Bíblia/Novo Testamento, principalmente nos seguintes temas: História do Cristianismo Primitivo, Literatura do Cristianismo Primitivo, Apocalíptica judaica, Apocalíptica Cristã-Primitiva, Movimento de Jesus e História de Israel. É docente dos cursos de Teologia (Graduação Presencial) e Especialização em Bíblia – Tradição Profética.

Título da Tese de Doutorado: Der Widerstand gegen Rom in der Apokalypse des Johannes. Eine Untersuchung zur Tradition des Falls von Babylon in Apk 18.

Disciplinas ministradas nos cursos da FaTeo: Exegese e Teologia do Novo Testamento: Cartas e Apocalipsismo; Exegese e Teologia do NT: Metodologia e Evangelhos.

Comunicar erros

Paulo Roberto Garcia

Área Bíblia


Pastor Metodista, Teólogo. Graduado em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (1983). Mestre (1995) e Doutor (2001) em Ciências da Religião. Concentra suas pesquisas e atuação docente em Bíblia/Novo Testamento, principalmente nos seguintes temas: Jesus Histórico, Judaísmo Antigo, Contexto Social do Mundo Mediterrâneo, Antropologia Cultural. É docente dos cursos de Teologia (Graduação Presencial), Teológico Pastoral e Especialização em Bíblia – Tradição Profética e Pós-Graduação em Ciências da Religião.

 

Título da Tese de Doutorado: O Sábado do Senhor Teu Deus. O Evangelho de Mateus no Espectro dos Movimentos Judaicos do I Século

 

Título da Dissertação de Mestrado: A Estrutura Literária das Bem-aventuranças em Mateus

 

Principais Produções (até dez):

 

CAPÍTULOS DE LIVROS: GARCIA, P. R. . Jesus, um galileu frente a Jerusalém: um olhar histórico sobre Jesus e os Judaísmos de seu tempo. In: André Leonardo Chevitarese; Gabriele Cornelli; Monica Selvatici. (Org.). Jesus de Nazaré: uma outra história. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2006, v. , p. 263-278.

 

CAPÍTULOS DE LIVROS: GARCIA, P. R. . A Vocação em uma Perspectiva Neotestamentária. In: Helmut Renders. (Org.). Vocação Pastoral em Debate. 1 ed. São Bernardo do Campo: Editeo - Editora da Faculdade de Teologia, 2005, v. , p. 97-109.

 

CAPÍTULOS DE LIVROS:

 

GARCIA, P. R. . Fórum de Coordenadores da UMESP - Um olhar intro/retrospectivo. In: Joaquim Barbosa; Bárbara Sicardi. (Org.). Fórum dos Coordenadores - Uma Iniciativa Criativa de Formação. São Bernardo do Campo: Editora da Universidade Metodista de São Paulo, 2003, v. , p. 17-22.

 

CAPÍTULOS DE LIVROS:

 

GARCIA, P. R. . A Ecologia na Perspectiva Neotestamentária. In: Clovis Pinto de Castro. (Org.). Meio Ambiente e Missão - A Responsabilidade Ecológica das Igrejas. São Bernardo do Campo: Editeo - Editora da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, 2003, v. , p. 55-66.

 

ARTIGOS E TEXTOS EM JORNAIS E REVISTAS: GARCIA, P. R. . O Código Da Vince e o evangelho de Judas - Desafios para o Cristianismo hoje. Cedro em revista, São Paulo, p. 8 - 10, 01 ago. 2006.

 

ARTIGOS E TEXTOS EM JORNAIS E REVISTAS: GARCIA, P. R. . Comida e dignidade, um banquete cristão - Reflexões sobre os diretos humanos em perspectiva neotestamentária. Revista Tempo e Presença, Rio de Janeiro, v. 343, p. 20-25, 2005.

 

ARTIGOS E TEXTOS EM JORNAIS E REVISTAS:

 

GARCIA, P. R. . Reflexões sobre os desafios para o discipulado - Uma abordagem a partir de Mateus 28.16-20. Mosaico Apoio Pastoral, São Bernardo do Campo, v. 34, p. 7-9, 2005.

 

ARTIGOS E TEXTOS EM JORNAIS E REVISTAS:

 

GARCIA, P. R. . Quem não é contra nós, é por nós. Laços - Publicação da 2a Jornada Ecumênica - Fórum Ecumênico do Brasil, Rio de Janeiro, p. 15 - 15, 20 dez. 2002.

 

ARTIGOS E TEXTOS EM JORNAIS E REVISTAS:

 

GARCIA, P. R. . Entrevista - Crise de Paradigmas e Religião. Cult, São Paulo, v. 64, p. 42 - 43, 16 dez. 2002.

 

Outras atuações na FaTeo: É Reitor da Faculdade de Teologia. Coordena o Curso de Teologia. Coordena a Área de Ensino e Pesquisa. Integra a Diretoria. Coordena o  Colegiado do Curso de Teologia e integra o Conselho de Faculdade/Congregação. Coordena o Projeto de Pesquisa . Expressões Minoritárias do Cristianismo da Galiléia e Egito.

 

Atuações em outros espaços: Pastor da Igreja Metodista em Campos do Jordão; Professor-colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião/Universidade Metodista de São Paulo; membro do Conselho Diretivo da Aste – Associação dos Seminários Teológicos Evangélicos.

 

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3117633408963143

Comunicar erros

Sandra Duarte de Souza

Área Teologia Pastoral e Ciências Humanas e Sociais


Leiga Metodista, Teóloga. Mestre (1995) e Doutora (1999) em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, com pós-doutorado em História Cultural pela UNICAMP. Graduada em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (1992) e em Serviço Social pela Faculdade Paulista de Serviço Social (1989). É professora titular do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião (PPGCR) da Universidade Metodista de São Paulo, e professora da Faculdade de Teologia (UMESP). É coordenadora da área de Religião, Sociedade e Cultura do PPGCR. É editora da revista Estudos de Religião e editora da Revista de Estudos de Gênero e Religião Mandrágora. É coordenadora do Grupo de Estudos de Gênero e Religião Mandrágora/Netmal. Concentra suas pesquisas e atuação docente em Sociologia da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: religião, gênero, poder, modernidade e secularização.

 

É membro da Igreja Metodista em Mauá.

Comunicar erros

Suely Xavier do Santos

Área Bíblia

Pastora Metodista, Teóloga. Filósofa. Graduada em Teologia (2002) e em Filosofia (2002) pela Universidade Metodista de São Paulo. Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2005). Doutora em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2011). Concentra suas pesquisas e atuação docente em Bíblia/Antigo Testamento, principalmente nos seguintes temas: Profetismo, Isaías, Messianismo, Exegese, Teologia Bíblica e História de Israel. É docente dos cursos de Teologia (Graduação Presencial), Teológico Pastoral, Programa de Integralização de Créditos em Teologia e Especialização em Bíblia – Tradição Profética. 

Título da tese de doutorado: “Imanuel e Espírito de Iahweh: Leitura e Releitura do Messianismo em Isaías (7,10-17; 8,23-9,6; 11,1-9).

Título da dissertação de mestrado: “Para uma paz sem fim.” Um estudo, sócio-político e teológico, da tipologia messiânica nas perícopes de Isaías 7,10-17 e 8,23-9,6.

Principais Produções (até dez):

ARTIGO EM PERIÓDICO CIENTÍFICO: Ribeiro, Luiz F. SANTOS, Suely X. "A temática da ascensão do visionário e do culto celeste". In: Revista Caminhando. São Paulo: Editeo, v.14, p. 09-19, 2004

ARTIGO EM PERIÓDICO CIENTÍFICO. "Herança e esperança: fundamentos para liturgia a partir de Isaías 6,1-8". Anuário 2005. São Bernardo do Campo: Editeo, 2004. (Outra produção bibliográfica, Outra produção bibliográfica).
 
ARTIGO EM PERIÓDICO CIENTÍFICO SANTOS, S. X., LIMA, L. J., RAMOS, L. C.
"Anuário Litúrgico 2003". Anuário. São Bernardo do Campo:Editeo, 2003. (Outra produção bibliográfica, Outra produção bibliográfica).

ARTIGO EM PERIÓDICO CIENTÍFICO "Culto: celebrar também é viver: um estudo da liturgia a partir de Is 6.1-8". Anuário 2006. São Bernardo do Campo:Editeo, 2005. (Outra produção bibliográfica, Outra produção bibliográfica)

ARTIGO EM PERIÓDICO CIENTÍFICO "Deus: fator consolo e esperança em tempos de guerra e exílio. O nosso sinal de Esperança (Isaías 40,6-8). ". In: Mosaico Apoio Pastoral. São Bernardo do Campo: Editeo, v.20, 2003.

ARTIGO EM PERIÓDICO CIENTÍFICO "Fidelidade, bondade e conhecimento de Deus: Fundamentos para uma sociedade mais justa, humana e igualitária". In: Mosaico Apoio Pastoral. São Bernardo do Campo: Editeo, v.18, p.14 - 15, 2000.

Outras atuações na FaTeo: É coordenadora de estágio da FaTeo.

Atuações em outros espaços: Pastora da Igreja Metodista em Jabaquara. Integra a Equipe de Redação das Revistas “Cruz de Malta e Em Marcha”, da Igreja Metodista.
 
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3530877119102997

Comunicar erros

Wesley Fajardo Pereira (FAHUD)

Possui as graduações em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP - 2000), em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP - 1990) e a Licenciatura em Educação Física pela Faculdade de Educação e Cultura do ABC (FEC - 1986). É mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1994) e especialista em Psicologia Junguiana pela Faculdade de Ciências da Saúde (FACIS - 2004). É professor na Universidade Metodista de São Paulo na área de Humanidades, com ênfase em Filosofia, Ética e Cidadania e Filosofia da Religião.



Currículo Lattes

Comunicar erros

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: